Os novos programas e metas curriculares de Português e Matemática para o ensino secundário, que recolheram algumas críticas dos professores quando foram apresentados, foram hoje homologados, com a publicação em Diário da República.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) homologou ainda o programa e as metas curriculares da disciplina de Física e Química do 10.º e 11.º anos e as metas curriculares das disciplinas de Física e de Química do 12.º ano.
“Com a conclusão destes documentos, foi dado mais um passo na Revisão da Estrutura Curricular, tendo-se agora em vista atualizar o Currículo do Ensino Secundário, recentemente incluído na escolaridade obrigatória. Trata-se de uma atualização que, na sequência da já concretizada no Ensino Básico, imprime coerência ao percurso escolar dos alunos”, defendeu o MEC, em comunicado.
O Ministério acrescenta também que, durante o período de consulta pública dos programas e metas, foram recolhidos mais de 200 contributos de escolas, universidades, professores, cidadãos, sociedades científicas e associações profissionais.
No caso do programa de Português, o MEC defende que este se situa “na continuidade do ensino básico, introduzindo os mesmos domínios constitutivos da disciplina: oralidade, leitura, escrita, educação literária e gramática” e que dá uma grande importância à análise, compreensão e interpretação de texto e ao desenvolvimento da capacidade de comunicação e argumentação.
Com o programa e metas curriculares de Matemática, o Ministério procurou definir “um padrão coerente que pretende contribuir para o rigor do que é ensinado nas escolas, garantindo simultaneamente aos professores autonomia pedagógica e liberdade de usar conhecimentos e experiência acumulada para auxiliar os alunos a atingir o seu melhor desempenho”.
O programa de Matemática é acompanhado de cadernos de apoio com sugestões de exercícios.
Em Física e Química, o MEC refere, no comunicado, que “os conteúdos foram selecionados procurando manter os aspetos essenciais dos programas anteriores”.
“Os novos programas das disciplinas de Português, Matemática A e Física e Química A substituirão progressivamente os anteriores, devendo a sua implementação acompanhar, ano a ano, o calendário estabelecido para as metas curriculares. Está prevista a realização de um programa de ações de formação para os professores do ensino secundário”, adianta o comunicado do MEC.
A 02 de dezembro passado, quando terminou o prazo de consulta pública, a Associação de Professores de Português (APP) considerou que a proposta do novo programa de Português do ensino secundário, na base do programa agora publicado, tinha “escassa exequibilidade” e “falta de rigor”, dedicando pouco tempo à escrita e à gramática.
Já a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) deu nota positiva à proposta de novo programa curricular de Matemática A, do secundário, apesar de considerá-lo extenso, exigindo “um esforço significativo de formação e acompanhamento” dos professores.
/Lusa