Homologados hoje novos programas de Português e Matemática do ensino secundário

B Rosen / Flickr

-

Os novos programas e metas curriculares de Português e Matemática para o ensino secundário, que recolheram algumas críticas dos professores quando foram apresentados, foram hoje homologados, com a publicação em Diário da República.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) homologou ainda o programa e as metas curriculares da disciplina de Física e Química do 10.º e 11.º anos e as metas curriculares das disciplinas de Física e de Química do 12.º ano.

“Com a conclusão destes documentos, foi dado mais um passo na Revisão da Estrutura Curricular, tendo-se agora em vista atualizar o Currículo do Ensino Secundário, recentemente incluído na escolaridade obrigatória. Trata-se de uma atualização que, na sequência da já concretizada no Ensino Básico, imprime coerência ao percurso escolar dos alunos”, defendeu o MEC, em comunicado.

O Ministério acrescenta também que, durante o período de consulta pública dos programas e metas, foram recolhidos mais de 200 contributos de escolas, universidades, professores, cidadãos, sociedades científicas e associações profissionais.

No caso do programa de Português, o MEC defende que este se situa “na continuidade do ensino básico, introduzindo os mesmos domínios constitutivos da disciplina: oralidade, leitura, escrita, educação literária e gramática” e que dá uma grande importância à análise, compreensão e interpretação de texto e ao desenvolvimento da capacidade de comunicação e argumentação.

Com o programa e metas curriculares de Matemática, o Ministério procurou definir “um padrão coerente que pretende contribuir para o rigor do que é ensinado nas escolas, garantindo simultaneamente aos professores autonomia pedagógica e liberdade de usar conhecimentos e experiência acumulada para auxiliar os alunos a atingir o seu melhor desempenho”.

O programa de Matemática é acompanhado de cadernos de apoio com sugestões de exercícios.

Em Física e Química, o MEC refere, no comunicado, que “os conteúdos foram selecionados procurando manter os aspetos essenciais dos programas anteriores”.

“Os novos programas das disciplinas de Português, Matemática A e Física e Química A substituirão progressivamente os anteriores, devendo a sua implementação acompanhar, ano a ano, o calendário estabelecido para as metas curriculares. Está prevista a realização de um programa de ações de formação para os professores do ensino secundário”, adianta o comunicado do MEC.

A 02 de dezembro passado, quando terminou o prazo de consulta pública, a Associação de Professores de Português (APP) considerou que a proposta do novo programa de Português do ensino secundário, na base do programa agora publicado, tinha “escassa exequibilidade” e “falta de rigor”, dedicando pouco tempo à escrita e à gramática.

Já a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) deu nota positiva à proposta de novo programa curricular de Matemática A, do secundário, apesar de considerá-lo extenso, exigindo “um esforço significativo de formação e acompanhamento” dos professores.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …