O ativista Rob Greenfield está a realizar uma iniciativa que consiste em percorrer as ruas de Nova Iorque vestindo todo o lixo que produzir durante um mês inteiro.
O americano começou a acumular ‘entulho’ no passado dia 19, e até 18 de outubro vai usar um fato especialmente concebido para o projeto, feito de sacos de plástico, onde vai colocando os resíduos que produz, previamente lavados.
“É o décimo dia e começa a ser muito mais difícil movimentar-me. Mas continuo por aqui. Criei à volta de 11 quilos de lixo, cerca de metade do que produz uma pessoa em média”, afirmou Greenfield.
Segundo o Huffington Post, ao caminhar pelas ruas com sacos cheios lixo, Greenfield pretende alertar a população para a quantidade de resíduos que uma pessoa origina no dia-a-dia e divulgar como isso tem vindo a prejudicar o meio ambiente.
“A maioria de nós deita-o no caixote do lixo e nunca mais pensa nisso”, destaca o ativista, no vídeo de apresentação da iniciativa.
Greenfield prometeu ainda aceitar todos os resíduos que lhe ofereçam nas ruas de Nova Iorque, desde “panfletos publicitários, sacos de plástico, palhinhas e copos” – e está a publicar todos os pormenores da iniciativa no seu site.
O ativista ambiental vive sem desperdiçar quase nenhum tipo de resíduos, e alguns dos seus projetos anteriores incluíram estar um ano sem tomar banho para economizar água, e ter apenas 111 bens para viver de forma mais sustentável.
Em média, cada americano gera cerca de 4,4 toneladas de lixo por dia, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, sendo que a maior parte dos resíduos vai para aterros sanitários e liberta gases que contribuem para as alterações climáticas.
Até agora, Greenfield está a usar o lixo que produziu apenas em dez dias e já aumentou 11 quilos – mas ainda nem chegou a metade do caminho.
BZR, ZAP