Uma nova operação antiterrorista em grande escala teve lugar esta sexta-feirae em Bruxelas, no bairro Schaerbeek. A imprensa belga dá conta de um grande aparato militar e agentes fortemente armados.
As unidades especiais da polícia federal belga entraram numa casa do bairro Schaerbeek, em Bruxelas, e uma explosão foi ouvida no início da intervenção.
Os arredores da área onde ocorreu a operação foram fechados e protegidos por agentes fortemente armadas e camiões militares.
Testemunhas relatam a presença do serviço de detecção e desactivação de explosivos da polícia local, e a ocorrência de pequenas explosões, relacionadas com a desactivação de engenhos explosivos.
No âmbito da operação, foi detido um suspeito, que foi baleado pelas forças policiais no decorrer da detenção, revelou o presidente da câmara de Schaerbeek, Bernard Clergayt, à agência AFP.
O suspeito transportava uma mala, que se veio a verificar que continha material explosivo, e recusou responder quando foi interpelado pela polícia.
Segundo testemunhas citadas pela RTBF, o suspeito terá feito reféns uma mulher e uma criança, tendo sido baleado numa perna antes de ser capturado.
Um vídeo divulgado no Twitter por um residente no bairro capta o momento da neutralização do suspeito.
Segundo comunicado do Ministério Público belga, no decorrer da operação foram detidas 3 pessoas.
“Foram realizadas duas investigações no âmbito do caso de terrorismo ligado à detenção, em França, de Reda Kriket”, afirma o Ministério Público belga no comunicado.
O comunicado refere que as três detenções ocorreram nas comunas de Forest, Saint-Gilles e Schaerbeek. Os dois primeiros detidos foram identificados como Tawfik A. e Salah A.
O terceiro detido não foi identificado.
Na terça-feira, dois atentados terroristas em Bruxelas, no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maelbeek, fizeram 31 mortos e cerca de 300 feridos na capital belga.
Esta quinta-feira, ocorreram várias acções nos bairros de Jette e Schaerbeek, em Bruxelas, que levaram à detenção de seis indivíduos.
A polícia francesa confirmou entretanto também que a operação antiterrorista no bairro de Schaerbeek está relacionada com a detenção do francês Reda Kriket, de 34 anos, em Paris, esta quinta-feira.
De acordo com a polícia francesa, armas pesadas e explosivos foram encontrados no apartamento de Kriket.
Segundo o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, a detenção abortou um atentado terrorista em fase avançada de preparação contra a França.
ZAP / ABr