Stephen Hawking quer que Reino Unido fique na União Europeia

1

codyerekson / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

O físico britânico Stephen Hawking

O famoso astrofísico é um dos 150 académicos que defendem a permanência do Reino Unido na União Europeia, alertando que uma eventual saída poderia prejudicar a ciência e a investigação.

O astrofísico britânico Stephen Hawking está entre os mais de 150 académicos da prestigiada instituição Royal Society que esta quinta-feira declararam o seu apoio à permanência do Reino Unido na União Europeia.

Numa carta publicada no The Times, o grupo de britânicos, composto por cientistas, matemáticos, engenheiros, economistas, professores, e investigadores, afirmam que uma eventual saída poderia prejudicar a ciência e a investigação.

“Se o Reino Unido deixar a UE e houver uma perda de liberdade de movimento dos cientistas entre o Reino Unido e a Europa, será um desastre para a ciência e universidades do Reino Unido”, pode ler-se na missiva, citada pela Lusa.

“Neste momento recrutamos muitos dos nossos melhores investigadores na Europa continental, incluindo jovens que obtiveram bolsas da UE e que escolheram mudar-se para aqui”, argumentam no jornal.

Segundo a Lusa, além do famoso astrofísico, a lista inclui também nomes como o de Martin Rees, reputado astrónomo e antigo presidente da Royal Society, a física Athene Donald e o químico responsável por esta iniciativa, Alan Fersht.

No próximo dia 23 de junho, os britânicos serão chamados a votar no referendo sobre a permanência do país na UE. De acordo com as últimas sondagens, a maioria quer que o Reino Unido continue a ser um dos 28 estados-membros, apesar da vantagem ser muito curta.

O mayor londrino Boris Johnson tem sido uma das principais figuras que defende o Brexit com unhas e dentes, algo que foi visto como um duro golpe para o primeiro-ministro britânico.

David Cameron tem feito várias alertas para uma eventual saída da União Europeia, considerando que pode ser um “salto no escuro” para o país nos próximos anos.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.