Esta é a primeira vez que as comemorações oficiais do 10 de junho se realizam fora de Portugal. O novo Presidente da República escolheu a capital francesa para dar destaque aos emigrantes.
Este ano o local escolhido para as comemorações oficiais do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, não fica dentro do território nacional.
Segundo o jornal Público, Marcelo Rebelo de Sousa quis dar uma atenção especial aos emigrantes e, por isso, as comemorações vão ser feitas em Paris.
A manhã será passada em Lisboa, com uma cerimónia militar na Praça do Comércio, onde também vão estar presentes o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa.
Depois disso, os três embarcam até à capital francesa para passar o resto do dia com a comunidade portuguesa naquele país, numa festa onde até o presidente François Hollande estará presente.
De acordo com o diário, a estadia dos três representantes deverá ser curta, mas é provável que Marcelo possa ficar mais um dia para encontrar-se com a seleção portuguesa de futebol, que estará em França a preparar o primeiro jogo do campeonato europeu contra a Islândia.
Marcelo toma posse como novo chefe de Estado já na próxima quarta-feira, numa cerimónia que também fica marcada pela alteração das regras habituais.
Os festejos vão acontecer durante três dias, em vez de um, com várias celebrações entre a capital e a cidade do Porto, nas quais se inclui uma missa na Mesquita de Lisboa e um concerto com figuras como Anselmo Ralph e José Cid.
ZAP
Oh pá que não se esqueça de levar o Tony camionetes. Hummmm deve estar a pensar em eleições antecipadas.
E o 1 de dezembro ? estamos mais dependentes de que país nessa altura?
Já o Cavaco não respeitava a data… O Marcelo não perde tempo a mostrar quem é… O anterior não queria saber do país e este… Ainda não tomou posse e já mostra que também não. Mas… Foram os portugueses que escolheram… Só é pena é que os que não escolheram terão de sofrer as concequências de triste opção…
“Esta é a primeira vez que as comemorações oficiais do 10 de junho se realizam fora de Portugal” – Não não é! Ele (o Marcelo) que vá lá festejar o 10 de Junho que nós (os portugueses, caso haja dúvida) festejamos onde deve ser! EM PORTUGAL!!!
No tempo do padrinho dele o outro Marcello comemoravam-se também fora de Portugal (continental) nas colónias.