Posse de Marcelo dura 12 horas (com missa, Anselmo Ralph e José Cid)

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa toma posse como novo Presidente da República de Portugal a 9 de Março próximo, num evento que vai durar 12 horas, incluindo uma missa na Mesquita de Lisboa e um concerto com figuras como Anselmo Ralph e José Cid.

O dia da tomada de posse de Marcelo começará às 9 horas no Parlamento e terminará cerca de 12 horas depois, com um concerto para jovens, com o hino nacional cantado pela fadista Mariza.

De acordo com a agenda provisória do Presidente eleito disponibilizada à Agência Lusa, a cerimónia oficial será idêntica à de há dez anos – quando Cavaco Silva substituiu Jorge Sampaio.

Assim, o Presidente da República cessante deve fazer a sua última revista às tropas, seguindo-se intervenções do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e de Marcelo Rebelo de Sousa, já depois do juramento oficial como o 19.º Presidente da República Portuguesa.

Após a cerimónia de tomada de posse, seguir-se-ão os cumprimentos da praxe e a deposição de um ramo de flores no túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, como é já tradição.

Mas Marcelo vai inovar, depositando também flores no túmulo de Vasco da Gama.

O novo Presidente da República entrará, de seguida, pela primeira vez nessa qualidade no Palácio de Belém, onde haverá também um cerimonial de boas-vindas e depois um almoço com um conjunto de individualidades do país.

Segue-se uma celebração ecuménica na Mesquita de Lisboa, que contará com a participação de diversas confissões religiosas.

Por volta das 18 horas, decorrerá a também habitual cerimónia no Palácio da Ajuda, com Marcelo Rebelo de Sousa a condecorar Cavaco Silva.

O último momento da agenda da tomada de posse está marcado para as 20 horas, na Câmara Municipal de Lisboa, com um concerto dedicado à juventude na Praça do Município.

Estão previstas as participações no espectáculo de José Cid, Paulo de Carvalho, Mariza – que cantará o hino nacional – e ainda actuações de Anselmo Ralph, HMB, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra.

No dia seguinte, decorrerá a recepção ao corpo diplomático no Palácio da Ajuda.

ZAP / Move Notícias

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Tantos milhares, QUE FAZEM FALTA, gastos nestas andanças. Era melhor fazer uma cerimónia de acordo com o estado de penúria do País e o dinheiro que vai ser gasto para nada ser entregue a instituições de caridade. Assim deveria agir um presidente preocupado com o povo. Mas é mais um.

  2. Não se trata de que eu tenha nenhuma especial simpatia,,mas o novo PR deverá dar a mesma ou idêntica solenidade,como poderia ser dada a um novo rei,numa monarquia.
    Afinal somos uma república que todos devemos honrar e o cidadão em causa foi eleito democraticamente.
    Gasta-se tanto dinheiro mal gasto, que não me parece que este evento seja o único a ser criticável,.
    Pela parte que me toca votei noutro candidato, mas a partir daqui o senhor em questão é o Presidente da República Portuguesa regime que defendo ,”ipso facto” digno do meu respeito até razões em contrário.Viva o novo PR.

  3. É tudo à grande … e à portuguesa! Não interessa que o país esteja falido e a pagar juros da dívida que chegavam e sobravam para sustentar o SNS.

  4. Uma missa numa mesquita?!?!?!?! Começas bem, pah!…

    E se são várias confissões religiosas porque não ao ar-livre, no Terreiro do Paço.

    Já agora, para respeitar a diversidade e multiculturalidade EM PROPORÇÔES DEMOCRÀTICAS (chavão que utilizam agora para nos impingirem culturas que nunca foram, nem nunca serão, a nossa), a tal “missa”, deveria distribuir-se da seguinte forma: Celebração Cristã (Católicos, Protestantes e outros Cristãos, para simplificar), 55 minutos, Outras religiões… 1 minuto… (dá para cada um dizer uma sílaba, com sorte), os restantes são os agnósticos que, como não acreditam em nada, não falam, mas que, ainda assim, têm direito a mais tempo de antena que os muçulmanos e restantes… Ficará a assembleia, portanto, em silêncio por esses 4 minutos.

    Em Democracia respeitam-se as minorias, mas não daremos às minorias a mesma influência representativa das maiorias, precisamente por ser uma DEMOCRACIA!

    Caso contrário eu fundo amanhã o culto da galinha verde com dentes e quero ter o mesmo tempo de antena que todos os outros e 30 milhões para fazer um templo em Lisboa! Não é, Oh Kosta?

  5. Meus amigos, concordo com todos vós. Mas até quando continuamos a pagar o ordenado aos antigos presidentes? Não acham que durante o mandato receberam o suficiente para uma velhice digna? Pensem nisso, meus senhores (as).

  6. Uma missa na mesquita de Lisboa???
    Li bem ou é gralha?
    Será a preparação da entrega de Portugal ao DAESH?
    Esta festança não deveria ser feita no parque da Bela Vista? O evento poderia ser:
    “2016 Uns passam fome outros fazer a festa”.

  7. o Paulo de Carvalho vai cantar o Hino do PPD/PSD pois foi ele o compositor.
    Só falta um grupo musical de Lelos. Depois lá vem a Amnistia Internacional dizer que a festa do prof. Martelo foi racista pois não teve ciganos.

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …