Marcelo vai comemorar 10 de junho em Paris

Esta é a primeira vez que as comemorações oficiais do 10 de junho se realizam fora de Portugal. O novo Presidente da República escolheu a capital francesa para dar destaque aos emigrantes.

Este ano o local escolhido para as comemorações oficiais do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, não fica dentro do território nacional.

Segundo o jornal Público, Marcelo Rebelo de Sousa quis dar uma atenção especial aos emigrantes e, por isso, as comemorações vão ser feitas em Paris.

A manhã será passada em Lisboa, com uma cerimónia militar na Praça do Comércio, onde também vão estar presentes o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa.

Depois disso, os três embarcam até à capital francesa para passar o resto do dia com a comunidade portuguesa naquele país, numa festa onde até o presidente François Hollande estará presente.

De acordo com o diário, a estadia dos três representantes deverá ser curta, mas é provável que Marcelo possa ficar mais um dia para encontrar-se com a seleção portuguesa de futebol, que estará em França a preparar o primeiro jogo do campeonato europeu contra a Islândia.

Marcelo toma posse como novo chefe de Estado já na próxima quarta-feira, numa cerimónia que também fica marcada pela alteração das regras habituais.

Os festejos vão acontecer durante três dias, em vez de um, com várias celebrações entre a capital e a cidade do Porto, nas quais se inclui uma missa na Mesquita de Lisboa e um concerto com figuras como Anselmo Ralph e José Cid.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Oh pá que não se esqueça de levar o Tony camionetes. Hummmm deve estar a pensar em eleições antecipadas.
    E o 1 de dezembro ? estamos mais dependentes de que país nessa altura?

  2. Já o Cavaco não respeitava a data… O Marcelo não perde tempo a mostrar quem é… O anterior não queria saber do país e este… Ainda não tomou posse e já mostra que também não. Mas… Foram os portugueses que escolheram… Só é pena é que os que não escolheram terão de sofrer as concequências de triste opção…

    “Esta é a primeira vez que as comemorações oficiais do 10 de junho se realizam fora de Portugal” – Não não é! Ele (o Marcelo) que vá lá festejar o 10 de Junho que nós (os portugueses, caso haja dúvida) festejamos onde deve ser! EM PORTUGAL!!!

RESPONDER

Deputados únicos vão ter direito a cinco declarações políticas por sessão legislativa

O grupo de trabalho que está a rever o regimento do parlamento já chegou a um princípio de consenso para que os deputados únicos tenham direito a fazer cinco declarações por sessão legislativa. Pedro Delgado Alves, …

Caso do bebé sem rosto. Rodrigo não tem parte do cérebro

Rodrigo, o bebé que nasceu com malformações graves a 7 de outubro no Hospital de Setúbal, não tem parte do cérebro, de acordo com o Correio da Manhã. Segundo escreve esta terça-feira o matutino, o bebé, …

IKEA desenvolve linha inspirada nos desafios de viver em Marte

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS) é um habitat marciano simulado em Utah, nos Estados Unidos (EUA), propriedade da Mars Society. Trata-se de uma instalação de pesquisa na qual os cientistas vivem …

"Boas notícias" na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na …

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …