Marcelo vai comemorar 10 de junho em Paris

Esta é a primeira vez que as comemorações oficiais do 10 de junho se realizam fora de Portugal. O novo Presidente da República escolheu a capital francesa para dar destaque aos emigrantes.

Este ano o local escolhido para as comemorações oficiais do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, não fica dentro do território nacional.

Segundo o jornal Público, Marcelo Rebelo de Sousa quis dar uma atenção especial aos emigrantes e, por isso, as comemorações vão ser feitas em Paris.

A manhã será passada em Lisboa, com uma cerimónia militar na Praça do Comércio, onde também vão estar presentes o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa.

Depois disso, os três embarcam até à capital francesa para passar o resto do dia com a comunidade portuguesa naquele país, numa festa onde até o presidente François Hollande estará presente.

De acordo com o diário, a estadia dos três representantes deverá ser curta, mas é provável que Marcelo possa ficar mais um dia para encontrar-se com a seleção portuguesa de futebol, que estará em França a preparar o primeiro jogo do campeonato europeu contra a Islândia.

Marcelo toma posse como novo chefe de Estado já na próxima quarta-feira, numa cerimónia que também fica marcada pela alteração das regras habituais.

Os festejos vão acontecer durante três dias, em vez de um, com várias celebrações entre a capital e a cidade do Porto, nas quais se inclui uma missa na Mesquita de Lisboa e um concerto com figuras como Anselmo Ralph e José Cid.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Oh pá que não se esqueça de levar o Tony camionetes. Hummmm deve estar a pensar em eleições antecipadas.
    E o 1 de dezembro ? estamos mais dependentes de que país nessa altura?

  2. Já o Cavaco não respeitava a data… O Marcelo não perde tempo a mostrar quem é… O anterior não queria saber do país e este… Ainda não tomou posse e já mostra que também não. Mas… Foram os portugueses que escolheram… Só é pena é que os que não escolheram terão de sofrer as concequências de triste opção…

    “Esta é a primeira vez que as comemorações oficiais do 10 de junho se realizam fora de Portugal” – Não não é! Ele (o Marcelo) que vá lá festejar o 10 de Junho que nós (os portugueses, caso haja dúvida) festejamos onde deve ser! EM PORTUGAL!!!

RESPONDER

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …