Marcelo vai comemorar 10 de junho em Paris

Esta é a primeira vez que as comemorações oficiais do 10 de junho se realizam fora de Portugal. O novo Presidente da República escolheu a capital francesa para dar destaque aos emigrantes.

Este ano o local escolhido para as comemorações oficiais do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, não fica dentro do território nacional.

Segundo o jornal Público, Marcelo Rebelo de Sousa quis dar uma atenção especial aos emigrantes e, por isso, as comemorações vão ser feitas em Paris.

A manhã será passada em Lisboa, com uma cerimónia militar na Praça do Comércio, onde também vão estar presentes o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa.

Depois disso, os três embarcam até à capital francesa para passar o resto do dia com a comunidade portuguesa naquele país, numa festa onde até o presidente François Hollande estará presente.

De acordo com o diário, a estadia dos três representantes deverá ser curta, mas é provável que Marcelo possa ficar mais um dia para encontrar-se com a seleção portuguesa de futebol, que estará em França a preparar o primeiro jogo do campeonato europeu contra a Islândia.

Marcelo toma posse como novo chefe de Estado já na próxima quarta-feira, numa cerimónia que também fica marcada pela alteração das regras habituais.

Os festejos vão acontecer durante três dias, em vez de um, com várias celebrações entre a capital e a cidade do Porto, nas quais se inclui uma missa na Mesquita de Lisboa e um concerto com figuras como Anselmo Ralph e José Cid.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Oh pá que não se esqueça de levar o Tony camionetes. Hummmm deve estar a pensar em eleições antecipadas.
    E o 1 de dezembro ? estamos mais dependentes de que país nessa altura?

  2. Já o Cavaco não respeitava a data… O Marcelo não perde tempo a mostrar quem é… O anterior não queria saber do país e este… Ainda não tomou posse e já mostra que também não. Mas… Foram os portugueses que escolheram… Só é pena é que os que não escolheram terão de sofrer as concequências de triste opção…

    “Esta é a primeira vez que as comemorações oficiais do 10 de junho se realizam fora de Portugal” – Não não é! Ele (o Marcelo) que vá lá festejar o 10 de Junho que nós (os portugueses, caso haja dúvida) festejamos onde deve ser! EM PORTUGAL!!!

RESPONDER

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …

Reino Unido e UE retomam negociações. Londres vai pedir adiamento se não houver acordo até sábado

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomam esta quarta-feira as negociações sobre o 'Brexit', depois de na véspera se ter anunciado que um acordo estaria iminente. "Ainda há trabalho a fazer", referiu o …

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …