A 99Taxis já aterrou na Invicta. Depois de ter conquistado mais de 800 taxistas lisboetas desde dezembro do ano passado, a aplicação brasileira chega agora à capital nortenha, com o objetivo de atingir mais de 1,5 mil profissionais até ao final de 2015.
Lançada no Brasil em 2012, a aplicação conta com mais de 110 mil táxis registados e com aproximadamente cinco milhões de utilizadores.
A 99Taxis deu início às operações no Porto este mês e dispõe já de quase cem condutores. A empresa, em nota, diz que o crescimento célere do negócio se deve à “qualidade tecnológica da aplicação, associada a um sistema de avaliações diferenciador”, através do qual os utilizadores caracterizam o serviço que lhes foi prestado pelos motoristas registados da 99Taxis.
“Uma das grandes mais-valias desta tecnologia é a possibilidade de o passageiro avaliar o condutor, o serviço e o carro, tornando a rede de táxis mais competitiva e com maior qualidade e confiança”, explica a empresa.
Perto de 90 por cento dos táxis registados do Brasil utilizam a app, fazendo mais de um milhão de viagens por mês.
Em Portugal, a aplicação tem mais 10 mil utilizadores, entre as cidades de Lisboa e Porto. No entanto, alguns profissionais das zonas de Almada, Oeiras, Sintra e Moscavide já usam o serviço da 99Taxis.
Para que o motorista se registe na aplicação – cujo download é gratuito – é exigida a apresentação de todos os documentos necessários (Certificado de Aptidão Profissional, alvará e licenças) para que a 99Taxis possa assegurar a segurança e satisfação dos clientes.
“A aplicação tornou-se numa ferramenta essencial para o dia-a-dia do taxista, que poderá não só oferecer um serviço de vanguarda como aceder a mais clientes”, afirma Pedro Fonseca, responsável pelas operações da 99Taxis em Portugal.
“O crescimento de 30% por mês do número de viagens realizadas em Portugal, confirma a forte adesão ao 99Taxis que, no curto prazo, será a mais importante aplicação mobile de táxis também em Portugal”.
A B!T questionou a 99Taxis acerca do seu modelo de negócio. Queríamos saber como é que a empresa extraía lucro de tudo isto.
“Por enquanto, em Portugal, o valor extraído é oferecer um serviço cómodo, seguro e atual aos passageiros, que assim podem ter uma nova experiência na sua utilização de táxis”, disse-nos Pedro Fonseca.
No Brasil, a app disponibiliza o PayPal e o cartão de crédito como opções de pagamento. Mas por cá, pelo menos por agora, o método de pagamento mantém-se o mesmo.
“Para já, o meio de pagamento continua a ser o que as pessoas já estão habituadas – em dinheiro ao taxista – e de futuro esperamos introduzir outras formas de pagamento como as que já existem no Brasil, nomeadamente através de Paypal e cartão de crédito”.