/

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento por causa da covid-19

Rodrigo Antunes / Lusa

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento profilático por causa da covid-19. Só na região de Lisboa e Vale do Tejo são 6.407.

Há, neste momento, pelo menos 8.700 alunos de quarentena, dos quais mais de 7.500 são de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e do Centr, escreve o Público. No Algarve são 211 os estudantes em isolamento profilático e na região Norte apenas foi possível saber os dados relativos a Paredes de Coura e a Braga (1.056 alunos e funcionários).

O matutino não conseguiu ter acesso a dados relativos aos restantes concelhos no Norte, nem do Alentejo.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, há 6.407 alunos e 772 profissionais a cumprir quarentena, na sequência da confirmação de 351 casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

De acordo com o Público, nesta região, atualmente a mais afetada pela Covid-19 em Portugal, há neste momento 172 surtos da doença ativos — 66 deles, o equivalente a 38,37%, em estabelecimentos de ensino.

Duarte Cordeiro, o secretário de Estado que é também coordenador regional do combate à pandemia em LVT, disse esta segunda-feira, em entrevista à Renascença, que o problema já está assinalado, assumido que o final do ano letivo, bem como as férias em família, podem estar comprometidos para alguns destes estudantes.

O mais importante é testar, porque estamos com a vacinação a um ritmo bom e a vacinação continuará a este ritmo ou superior, mas a testagem é fundamental”, apelou.

A última vez que a DGS deu dados sobre o número de alunos infetados nas escolas foi a 8 de abril e divulgou apenas o número de surtos, 47 em duas semanas.

Esta segunda-feira, questionada pelo Público sobre o número de surtos em contexto escolar e sobre o número de turmas em isolamento, a DGS voltou a não enviar quaisquer dados. O mesmo aconteceu com o Ministério da Educação, que não enviou quaisquer dados sobre infecções e surtos nas escolas.

“A DGS não tem dados desagregados por turma (essa informação detalhada é do conhecimento dos delegados de saúde de nível local na respetiva jurisdição, a quem compete a avaliação de risco, a intervenção e implementação de medidas de saúde pública”, respondeu por escrito.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.