Cerca de mil bombeiros combatem vários fogos em Portugal

Paulo Novais / Lusa

Cerca de mil operacionais combatem, este domingo, incêndios de grande dimensão no país, sendo os fogos nos distritos de Viana do Castelo, Guarda e Coimbra os que suscitam mais preocupação, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizada às 11h00, o incêndio começou às 06h03 numa zona de mato na freguesia do Sabugueiro e está a ser combatido por 234 operacionais, apoiados por 74 viaturas e um meio aéreo.

Cerca de 30 pessoas já foram retiradas das suas casas por precaução em aldeias do concelho de Seia, onde lavra um incêndio florestal, disse o presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo.

Segundo a ANPC, na Lousã, distrito de Coimbra, também está ativo um incêndio florestal que envolve 362 operacionais, apoiados por 95 viaturas e três meios aéreos.

As povoações que estavam a ser evacuadas, às 13h00, são Serpins, Alcaide, Póvoa e Boque, na freguesia de Serpins e em território da União de Freguesia de Lousã e Vilarinho, adiantou um oficial do Comando Territorial de Coimbra da GNR. Segundo fonte da GNR, a circulação está “interdita em várias estradas” da zona.

Além destes incêndios, continuam ativos os fogos nos distritos de Viseu, Viana do Castelo e Braga, de acordo com a Proteção Civil.

O incêndio em Monção, no distrito de Viana do Castelo, é o que mobiliza mais meios: 183 operacionais, 56 viaturas terrestres e três meios aéreos, segundo a mesma fonte.

O incêndio que deflagrou no sábado, às 20h21, em Merufe, encontra-se “completamente descontrolado” e já “consumiu” várias casas, afirmou à Lusa a vice-presidente da Câmara local.

“A nossa prioridade agora é apenas salvar vidas e bens. O fogo está completamente descontrolado. Já tivemos que evacuar vários lugares. O vento é muito forte e leva o fogo de um sítio para o outro. Está muito perigoso“, afirmou Conceição Soares.

“Ainda não sabemos quantas casas arderam, nem se eram habitadas ou não”, disse, garantindo que “os bombeiros estão a fazer o que podem”.

Já o fogo que deflagrou às 23h00 de sábado, no concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, mobilizava, às 11h00, 100 operacionais, apoiados por 26 viaturas e um meio aéreo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho estranho ao saberem que vem ai a chuva o pais inteiro, ou quase, começa a arder? Parece uma festa de despedida?
    Logo á partida se nota ser uma acção concertada, mas por quem?
    Meios aéreos ao que consta quase não houve…esquisito.
    Madeireiros? Pelas noticias andam a comprar madeira queimada ao desbarato.
    Media para ter noticia? (tipo Brasil – http://www.tvi24.iol.pt/internacional/televisao/brasil-apresentador-de-tv-encomendou-crimes)
    Tanto incendiário e nunca há culpados? E quando há são tolos, tinham ciumes, estavam bêbados, etc uns bananos no focinho a ver se não diziam logo quem era.

  2. Quando a PJ veio da outra vez jurar a pés juntos que o incêndio tinha começado naquela árvore por um raio de trovoadas secas e afinal ficou provado que os raios caíram só varias horas depois.
    Já investigaram a PJ?

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …