Cerca de mil bombeiros combatem vários fogos em Portugal

Paulo Novais / Lusa

Cerca de mil operacionais combatem, este domingo, incêndios de grande dimensão no país, sendo os fogos nos distritos de Viana do Castelo, Guarda e Coimbra os que suscitam mais preocupação, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), atualizada às 11h00, o incêndio começou às 06h03 numa zona de mato na freguesia do Sabugueiro e está a ser combatido por 234 operacionais, apoiados por 74 viaturas e um meio aéreo.

Cerca de 30 pessoas já foram retiradas das suas casas por precaução em aldeias do concelho de Seia, onde lavra um incêndio florestal, disse o presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo.

Segundo a ANPC, na Lousã, distrito de Coimbra, também está ativo um incêndio florestal que envolve 362 operacionais, apoiados por 95 viaturas e três meios aéreos.

As povoações que estavam a ser evacuadas, às 13h00, são Serpins, Alcaide, Póvoa e Boque, na freguesia de Serpins e em território da União de Freguesia de Lousã e Vilarinho, adiantou um oficial do Comando Territorial de Coimbra da GNR. Segundo fonte da GNR, a circulação está “interdita em várias estradas” da zona.

Além destes incêndios, continuam ativos os fogos nos distritos de Viseu, Viana do Castelo e Braga, de acordo com a Proteção Civil.

O incêndio em Monção, no distrito de Viana do Castelo, é o que mobiliza mais meios: 183 operacionais, 56 viaturas terrestres e três meios aéreos, segundo a mesma fonte.

O incêndio que deflagrou no sábado, às 20h21, em Merufe, encontra-se “completamente descontrolado” e já “consumiu” várias casas, afirmou à Lusa a vice-presidente da Câmara local.

“A nossa prioridade agora é apenas salvar vidas e bens. O fogo está completamente descontrolado. Já tivemos que evacuar vários lugares. O vento é muito forte e leva o fogo de um sítio para o outro. Está muito perigoso“, afirmou Conceição Soares.

“Ainda não sabemos quantas casas arderam, nem se eram habitadas ou não”, disse, garantindo que “os bombeiros estão a fazer o que podem”.

Já o fogo que deflagrou às 23h00 de sábado, no concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, mobilizava, às 11h00, 100 operacionais, apoiados por 26 viaturas e um meio aéreo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho estranho ao saberem que vem ai a chuva o pais inteiro, ou quase, começa a arder? Parece uma festa de despedida?
    Logo á partida se nota ser uma acção concertada, mas por quem?
    Meios aéreos ao que consta quase não houve…esquisito.
    Madeireiros? Pelas noticias andam a comprar madeira queimada ao desbarato.
    Media para ter noticia? (tipo Brasil – http://www.tvi24.iol.pt/internacional/televisao/brasil-apresentador-de-tv-encomendou-crimes)
    Tanto incendiário e nunca há culpados? E quando há são tolos, tinham ciumes, estavam bêbados, etc uns bananos no focinho a ver se não diziam logo quem era.

  2. Quando a PJ veio da outra vez jurar a pés juntos que o incêndio tinha começado naquela árvore por um raio de trovoadas secas e afinal ficou provado que os raios caíram só varias horas depois.
    Já investigaram a PJ?

RESPONDER

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …