/

Há 60 mil universitários à espera de resposta sobre bolsa de estudo

A menos de um mês para o fim do primeiro semestre de aulas, há 60 mil universitários que ainda aguardam uma resposta por parte dos serviços para saberem se terão ou não direito a bolsa de estudo este ano letivo.

De acordo com o Público, que avança a notícia nesta terça-feira, o processo de atribuição dos apoios sociais este ano está mais lento devido a um problema informático, que entretanto já foi ultrapassado. Neste momento, o número de bolsas atribuídas está 30% abaixo do registado em igual período do ano passado.

Desta forma, apenas 26.994 alunos têm a garantia de que vão receber bolsa de Ação Social. Destes, cerca de 22 mil receberam os primeiros pagamentos até ao final do mês passado. Segundo os cálculos matutino, existem menos 11.105 bolsas aprovadas do que no período homólogo de 2017.

Antes do arranque do ano letivo, houve uma alteração ao regulamento de atribuição dos apoios, que implicou alterações na plataforma informática usada pelos Serviços de Ação Social (SAS) das universidades e institutos politécnicos.

Houve um problema que fez com que tivéssemos tido mais dificuldade em começar a ver os processos”, explica a administradora dos SAS da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Elsa Justino. Tal como nota o Público, esta é uma das instituições públicas – em linha com o Politécnico de Beja e a Universidade da Madeira — onde o processo de análise de candidaturas está mais adiantado. Na universidade de Vila Real, 65% dos casos já têm decisão final.

Contudo, o cenário é diferente em 25 instituições de ensino superior públicas, em que menos de metade dos estudantes têm uma resposta. No final de Setembro, a maioria das universidades e institutos politécnicos ainda não tinha começado a analisar as candidaturas dos estudantes.

Já no início de setembro, os alunos denunciavam atrasos nas atribuições de bolsa, apontando também falhas na plataforma informática que gere as candidaturas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.