Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Luong Thai Linh / EPA

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda dose da mesma farmacêutica.

Quem, com 60 ou mais anos, foi protegido contra o vírus pandémico com a primeira dose da vacina da AstraZeneca vai receber também a segunda.

A Direção-Geral da Saúde adiantou ao Expresso que o esquema vacinal só vai ser alterado, com uma vacina diferente na segunda toma, para a população abaixo dessa faixa etária que já tinha sido inoculada com esta versão.

Os peritos explicam que qualquer dose pode ser uma alternativa, embora ainda não estejam terminados estudos que o provem, e que a limitação na escolha está sobretudo na disponibilidade.

A DGS justifica-se com o facto de “os eventos muito raros e potencialmente graves”, trombos sanguíneos, associados à AstraZeneca terem ocorrido maioritariamente em pessoas com menos de 60 anos, pelo que “a vacina continua recomendada” para os mais velhos.

Ainda assim, mesmo com inoculações alternativas a seleção não será fácil, pois há a questão das quantidades disponíveis e o problema dos trombos sanguíneos raros que estão também relacionados com todas as outras vacinas.

“A Comissão Técnica de Vacinação para a Covid-19 (CTVC) está, neste momento, a estudar as hipóteses, nomea­damente através da articulação com os seus parceiros institucionais a nível nacional e internacional”, garante a DGS. Enquanto se espera, a população vai criando as suas reservas relativas à confiança.

A falta de comparência é maior. Dizem que sim na mensagem, mas não comparecem. Quem vem agora faz muitas perguntas, pede para falar com o médico, e tudo está mais complicado. Os idosos são os mais fáceis de convencer”, diz a enfermeira Ana Paula Morais, de Coimbra.

Ainda assim, Ana Paula Morais acrescenta que “as pessoas vão percebendo como tudo funciona e já não dizem que recusam a vacina, para não ficarem no final da lista, dizem que na data indicada não têm disponibilidade, para assim voltarem a ser contactadas”, talvez já para a toma da vacina que desejam.

Portugal tem contratualizados 6,8 milhões de doses da AstraZeneca, estando previsto que até ao final do terceiro trimestre cheguem 6.161.000.

Já da Pfizer são 13 milhões e sete milhões da Moderna, todas para entrega até ao final do ano.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …

"Ameaça emergente". Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet. Segundo avança o Jornal …

Jerónimo acusa Governo de "falta de vontade" para responder à crise

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que o Governo "tem meios" e só não responde aos problemas concretos causados pela crise sanitária, por lhe "faltar a vontade", dando como exemplo a questão das …

Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita oficial à Guiné-Bissau, 32 anos depois de Mário Soares

Marcelo Rebelo de Sousa inicia esta segunda-feira à tarde a sua primeira visita oficial à Guiné-Bissau enquanto Presidente da República, com um programa intenso, que inclui encontros institucionais, com a comunidade portuguesa e uma homenagem …

Rui Pinto gera discórdia no inquérito ao Novo Banco. PSD levanta dúvidas sobre presença do hacker

No centro da discórdia está Rui Pinto, já que os partidos não conseguem chegar a um consenso sobre a convocatória do hacker para a comissão de inquérito ao Novo Banco. A sua presença será discutida …