55 viaturas furtadas numa só noite em Valença (ninguém sabe como)

A GNR de Viana do Castelo revelou à Lusa estar a investigar furtos registados na madrugada de terça-feira em 55 viaturas estacionadas nas garagens de três prédios em Valença, mas escusou-se a fornecer detalhes sobre o sucedido.

Também em declarações à agência Lusa, Paula Cunha, moradora num dos três edifícios, adiantou que este é o segundo caso em cerca de quatro anos, “nos mesmos moldes”, sendo que, “só mudou um dos prédios”, situados em plena zona urbana de Valença.

Das 55 viaturas assaltadas, 20 estavam estacionadas na garagem do prédio onde reside Paula Cunha.

Na primeira vez também foi assim, na mesma noite assaltaram em série, e em três prédios diferentes. Desta vez só mudou um dos prédios, mas são todos próximos uns dos outros”, disse.

“No meu prédio não sabemos como entraram na garagem porque não há sinais de arrombamento, e o portão não apresenta nenhum dano”, afirmou.

Segundo Paula Cunha o modo de atuação do assalto ocorrido esta semana “foi igual” ao anterior, sendo que desta vez também “a maioria dos carros assaltados são bons, e de alta cilindrada”.

“Tiveram especial cuidado em assaltar os carros de marca BMW”, afirmou, adiantado tratar-se de “grandes especialistas, que trabalham muito bem”.

Devem ter grandes conhecimentos de como se abrem carros sem partir os vidros, porque, tal como da outra vez, ninguém se apercebeu de nada”, explicou, manifestando “e estranheza e grande preocupação” com este novo caso.

Paula Cunha afirmou que o assalto deverá ter ocorrido “entre as 02h00 e as 05h00” da madrugada de terça-feira, embora só fosse alertada para o sucedido pela 07h00 por um vizinho.

“Só pode ter sido nesse período de tempo porque uma vizinha chegou a casa cerca das 02h00 e quando estacionou a viatura não se apercebeu de nada. Outra vizinha, que trabalha numa fábrica saiu às 05h30 da manhã e não encontrou ninguém na garagem”, disse.

A residir há seis anos naquele prédio, Paula Cunha adiantou que “os prejuízos são avultados“, entre “vidros partidos, carteiras e outros objetos furtados do interior dos carros”, destacando o caso de uma vizinha.

“No carro da minha vizinha cortaram os fios do alarme e tentaram fazer ligação direta. Não conseguiram mas levaram vários botões do painel, como o do ar condicionado, entre outros equipamentos”, contou.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Por vezes com as coisas simples potenciamos situações como estas.
    A titulo de exemplo quando se deixa uma viatura numa oficina, estação de serviço, recauchutagem, etc. com documentos, chaves, comandos, equipamentos de gps, etc… potenciamos situações como estas em que pessoas mal intencionadas copiam comandos e chaves e retiram dados pessoais para depois pela calada da noite assaltarem ou roubarem viaturas, assaltarem casas, etc.

  2. Para quem não sabe… um sistema de rollup key (como é o caso de muitos carros e portões de garagem) pode ser facilmente “derrubado” com um emissor de rádio bastante conhecido na comunidade de radio-amadores e que por sinal até é bem barato (não interessa o nome.. porque há vários até). Basicamente, o atacante coloca “lixo” no ar com o emissor e interrompe a comunicação entre o comando e o receptor.. guardando a “chave” digital que deveria ter sido comunicada entre os dois.. e depois.. bom.. usa-a quando quiser! Esta informação é publica.. e qualquer um pode ter acesso a ela.. isto até foi feito numa conferência defcon com um emissor local de 7 USDs.. veja-se bem!

    Os sistemas comuns de radio-comunicação para abertura de portões, carros, etc.. são falíveis e os sistemas digitais são para ser actualizados. As falhas são descobertas diariamente.. não é para menosprezar a “habilidade” destes “senhores”. E certamente terá sido assim que a coisa aconteceu.. (ou isso.. ou um “trabalho” interno)

  3. Pelo que percebi, as viatura não foram furtadas foram assaltadas – isto é, os ladrões não levaram os carros, levaram coisas que estavam dentro dos carros.
    Talvez fosse bom usar as palavras con precisão quando se escrevem notícias.

  4. Mais um excelente titulo!…
    Ao contrário do que está escrito, NÃO foi furtada nenhuma viatura!!
    Foram furtados bens DENTRO das viaturas!!
    A partir da 4º ano de escolaridade, já se deveria perceber esta “pequena” diferença!..

  5. Día 23 de Março 2016, BMW S3 320D M3, furtado em Valença. Por volta das seis horas da tarde estacionei o carro no recinto da casa. Às sete horas da manha, não estava.
    O carro pode ser identificado:
    – Risco do lado do passageiro
    – Manete das Mudaças sem a cobertura de pele

    Obrigada,
    Claudia

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …