55 viaturas furtadas numa só noite em Valença (ninguém sabe como)

A GNR de Viana do Castelo revelou à Lusa estar a investigar furtos registados na madrugada de terça-feira em 55 viaturas estacionadas nas garagens de três prédios em Valença, mas escusou-se a fornecer detalhes sobre o sucedido.

Também em declarações à agência Lusa, Paula Cunha, moradora num dos três edifícios, adiantou que este é o segundo caso em cerca de quatro anos, “nos mesmos moldes”, sendo que, “só mudou um dos prédios”, situados em plena zona urbana de Valença.

Das 55 viaturas assaltadas, 20 estavam estacionadas na garagem do prédio onde reside Paula Cunha.

Na primeira vez também foi assim, na mesma noite assaltaram em série, e em três prédios diferentes. Desta vez só mudou um dos prédios, mas são todos próximos uns dos outros”, disse.

“No meu prédio não sabemos como entraram na garagem porque não há sinais de arrombamento, e o portão não apresenta nenhum dano”, afirmou.

Segundo Paula Cunha o modo de atuação do assalto ocorrido esta semana “foi igual” ao anterior, sendo que desta vez também “a maioria dos carros assaltados são bons, e de alta cilindrada”.

“Tiveram especial cuidado em assaltar os carros de marca BMW”, afirmou, adiantado tratar-se de “grandes especialistas, que trabalham muito bem”.

Devem ter grandes conhecimentos de como se abrem carros sem partir os vidros, porque, tal como da outra vez, ninguém se apercebeu de nada”, explicou, manifestando “e estranheza e grande preocupação” com este novo caso.

Paula Cunha afirmou que o assalto deverá ter ocorrido “entre as 02h00 e as 05h00” da madrugada de terça-feira, embora só fosse alertada para o sucedido pela 07h00 por um vizinho.

“Só pode ter sido nesse período de tempo porque uma vizinha chegou a casa cerca das 02h00 e quando estacionou a viatura não se apercebeu de nada. Outra vizinha, que trabalha numa fábrica saiu às 05h30 da manhã e não encontrou ninguém na garagem”, disse.

A residir há seis anos naquele prédio, Paula Cunha adiantou que “os prejuízos são avultados“, entre “vidros partidos, carteiras e outros objetos furtados do interior dos carros”, destacando o caso de uma vizinha.

“No carro da minha vizinha cortaram os fios do alarme e tentaram fazer ligação direta. Não conseguiram mas levaram vários botões do painel, como o do ar condicionado, entre outros equipamentos”, contou.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Por vezes com as coisas simples potenciamos situações como estas.
    A titulo de exemplo quando se deixa uma viatura numa oficina, estação de serviço, recauchutagem, etc. com documentos, chaves, comandos, equipamentos de gps, etc… potenciamos situações como estas em que pessoas mal intencionadas copiam comandos e chaves e retiram dados pessoais para depois pela calada da noite assaltarem ou roubarem viaturas, assaltarem casas, etc.

  2. Para quem não sabe… um sistema de rollup key (como é o caso de muitos carros e portões de garagem) pode ser facilmente “derrubado” com um emissor de rádio bastante conhecido na comunidade de radio-amadores e que por sinal até é bem barato (não interessa o nome.. porque há vários até). Basicamente, o atacante coloca “lixo” no ar com o emissor e interrompe a comunicação entre o comando e o receptor.. guardando a “chave” digital que deveria ter sido comunicada entre os dois.. e depois.. bom.. usa-a quando quiser! Esta informação é publica.. e qualquer um pode ter acesso a ela.. isto até foi feito numa conferência defcon com um emissor local de 7 USDs.. veja-se bem!

    Os sistemas comuns de radio-comunicação para abertura de portões, carros, etc.. são falíveis e os sistemas digitais são para ser actualizados. As falhas são descobertas diariamente.. não é para menosprezar a “habilidade” destes “senhores”. E certamente terá sido assim que a coisa aconteceu.. (ou isso.. ou um “trabalho” interno)

  3. Pelo que percebi, as viatura não foram furtadas foram assaltadas – isto é, os ladrões não levaram os carros, levaram coisas que estavam dentro dos carros.
    Talvez fosse bom usar as palavras con precisão quando se escrevem notícias.

  4. Mais um excelente titulo!…
    Ao contrário do que está escrito, NÃO foi furtada nenhuma viatura!!
    Foram furtados bens DENTRO das viaturas!!
    A partir da 4º ano de escolaridade, já se deveria perceber esta “pequena” diferença!..

  5. Día 23 de Março 2016, BMW S3 320D M3, furtado em Valença. Por volta das seis horas da tarde estacionei o carro no recinto da casa. Às sete horas da manha, não estava.
    O carro pode ser identificado:
    – Risco do lado do passageiro
    – Manete das Mudaças sem a cobertura de pele

    Obrigada,
    Claudia

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …