Já há 53 pedidos de barrigas de aluguer desde terça-feira

 

A lei entrou em vigor na terça-feira. Menos de uma semana depois, contabilizam-se 53 pedidos de gestação de substituição. 25% dos candidatos são estrangeiros.

A edição semanal do Expresso avança que, desde que a lei de gestação de substituição entrou em vigor, na terça-feira, já existem 53 pedidos registados pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), a entidade responsável pelos processos.

A CNPMA confirmou que entre a primeira votação da lei e a aprovação do decreto 44 casais tinham efetuado ao pedido, aos quais se somaram nove com a aprovação da nova lei. Eurico Reis, o presidente do Conselho, garantiu ao Expresso que “nos próximos dois anos será, eventualmente, possível chegar aos cem casais”.

Dos 53 casais que pedem barriga de aluguer, 25% – 13 casais – são de origem estrangeira, na maioria vindos de Espanha, segundo Eurico Reis.

No entanto, o presidente da CNPMA acredita que muitos portugueses continuem a recorrer a outros países como Ucrânia, Geórgia ou Estados Unidos da América, países onde a gestação é paga e escolhida em catálogos fornecidos pelas clínicas de fertilidade – ao contrário daquilo que acontece em Portugal.

A nova lei prevê que a gestante não poderá receber qualquer pagamento, sendo apenas reembolsada por despesas ligadas ao processo. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida não vai ser fácil encontrar quem engravide a troco de nada.

O decreto foi publicado em Diário da República e permite “o recurso à gestação de substituição só a título excecional e com natureza gratuita, nos casos de ausência de útero e de lesão ou doença deste órgão que impeça de forma absoluta e definitiva a gravidez da mulher ou em situações clínicas que o justifiquem, e sempre sujeito à celebração de contratos de gestação de substituição, que depende de autorização do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) e audição prévia da Ordem dos Médicos”.

Primeira decisão no final do ano

Os casos submetidos pelos casais têm o prazo máximo de 120 dias para serem autorizados, sendo que o CNPMA tem 60 dias para rejeitar ou admitir os interessados e a documentação médica para comprovar a infertilidade da mulher é enviada para o Ordem dos Médicos.

Esta instituição tem mais 60 dias para dar o seu parecer sem carácter vinculativo. Desta forma, a primeira decisão em Portugal pode ser conhecida já no final de outubro ou no princípio de novembro.

Os casais e os gestantes serão acompanhados por uma equipa de psicólogos, juristas e assistentes sociais. “Os membros do CNPMA vão entrevistar as pessoas envolvidas para perceber, no concreto, qual é a sua situação psicológica e emocional. Qual é o seu grau de comprometimento. Os pedidos vão ser analisados caso a caso”, explicou Eurico Reis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …