Já há 53 pedidos de barrigas de aluguer desde terça-feira

 

A lei entrou em vigor na terça-feira. Menos de uma semana depois, contabilizam-se 53 pedidos de gestação de substituição. 25% dos candidatos são estrangeiros.

A edição semanal do Expresso avança que, desde que a lei de gestação de substituição entrou em vigor, na terça-feira, já existem 53 pedidos registados pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), a entidade responsável pelos processos.

A CNPMA confirmou que entre a primeira votação da lei e a aprovação do decreto 44 casais tinham efetuado ao pedido, aos quais se somaram nove com a aprovação da nova lei. Eurico Reis, o presidente do Conselho, garantiu ao Expresso que “nos próximos dois anos será, eventualmente, possível chegar aos cem casais”.

Dos 53 casais que pedem barriga de aluguer, 25% – 13 casais – são de origem estrangeira, na maioria vindos de Espanha, segundo Eurico Reis.

No entanto, o presidente da CNPMA acredita que muitos portugueses continuem a recorrer a outros países como Ucrânia, Geórgia ou Estados Unidos da América, países onde a gestação é paga e escolhida em catálogos fornecidos pelas clínicas de fertilidade – ao contrário daquilo que acontece em Portugal.

A nova lei prevê que a gestante não poderá receber qualquer pagamento, sendo apenas reembolsada por despesas ligadas ao processo. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida não vai ser fácil encontrar quem engravide a troco de nada.

O decreto foi publicado em Diário da República e permite “o recurso à gestação de substituição só a título excecional e com natureza gratuita, nos casos de ausência de útero e de lesão ou doença deste órgão que impeça de forma absoluta e definitiva a gravidez da mulher ou em situações clínicas que o justifiquem, e sempre sujeito à celebração de contratos de gestação de substituição, que depende de autorização do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) e audição prévia da Ordem dos Médicos”.

Primeira decisão no final do ano

Os casos submetidos pelos casais têm o prazo máximo de 120 dias para serem autorizados, sendo que o CNPMA tem 60 dias para rejeitar ou admitir os interessados e a documentação médica para comprovar a infertilidade da mulher é enviada para o Ordem dos Médicos.

Esta instituição tem mais 60 dias para dar o seu parecer sem carácter vinculativo. Desta forma, a primeira decisão em Portugal pode ser conhecida já no final de outubro ou no princípio de novembro.

Os casais e os gestantes serão acompanhados por uma equipa de psicólogos, juristas e assistentes sociais. “Os membros do CNPMA vão entrevistar as pessoas envolvidas para perceber, no concreto, qual é a sua situação psicológica e emocional. Qual é o seu grau de comprometimento. Os pedidos vão ser analisados caso a caso”, explicou Eurico Reis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …