Dentistas tiraram mais de 500 dentes da boca de um rapaz de sete anos

O rapaz indiano teve de ser operado, numa cirurgia que demorou mais de seis horas, porque tinha 526 dentes no maxilar inferior.

Dentistas indianos tiveram, este mês, aquele que foi provavelmente o trabalho mais difícil da sua carreira. De acordo com o New Indian Express, citado pelo Business Insider, os especialistas tiraram mais de 500 dentes da boca de um rapaz de sete anos.

P. Ravindran foi levado para o Saveetha Dental College, em Chennai, onde foi tratado por inchaço no maxilar inferior direito. Os dentistas fizeram-lhe um raio-x e uma tomografia computadorizada, que revelou uma “estrutura semelhante a um saco” na boca do rapaz.

Em declarações ao jornal indiano, P. Senthilnathan, professor de cirurgia oral e maxilofacial da universidade, disse que o rapaz tinha 526 dentes. Este problema de saúde é conhecido como odontoma composto.

“O crescimento desta espécie de tumor preveniu o crescimento dos dentes molares permanentes no lado afetado. A radiografia e a tomografia computadorizada mostraram vários dentes rudimentares num tecido parecido com um saco”, explicou ainda.

A condição do rapaz foi descoberta no estágio inicial. Os médicos avançaram para uma cirurgia, com anestesia geral, que demorou cerca de uma hora e meia. Depois, precisaram de mais cinco horas para remover os 526 dentes do “saco”.

“Os dentes tinham tamanhos diferentes, variando entre 0,1 e 15 milímetros. Pareciam pérolas numa ostra. Até o mais pequeno tinha coroa, raiz e revestimento esmaltado como um dente”.

“Embora a causa da doença não seja conhecida, a genética pode ser uma das razões. O ambiente também pode desempenhar um papel importante. Estamos a tentar perceber se a radiação das antenas de telecomunicações é um fator em tais condições”, afirma Pratibha Ramani, professora e chefe do departamento de patologia oral e maxilofacial na mesma instituição.

Segundo o Times of India, a criança tem agora 21 dentes. A maioria das crianças tem cerca de 20, enquanto que os adultos têm 32. Os dentistas consideram que o rapaz pode levar uma vida normal, embora acreditem que pode vir a precisar de implantes molares quando fizer 16 anos.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Isabel:
    ra·paz
    substantivo masculino
    1. Criança do sexo masculino; menino.
    2. Homem entre a infância e a adolescência; garoto; moço.
    in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

    Ah pois é: Lamento que não tenhas tido uma boa educação.

RESPONDER

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …