/

Pelo menos 51 mortos em ataque jihadista no Mali

Nic Bothma / EPA

Pelo menos 51 pessoas foram mortas no norte do Mali, num ataque jihadista a três aldeias perto da fronteira com o Níger.

Segundo avançou esta segunda-feira a agência Associated Press, citando as autoridades locais, os militantes, em motocicletas, invadiram as vilas na noite de domingo, saqueando e incendiando as casas.

“Os terroristas invadiram as aldeias e massacraram as pessoas”, disse um oficial à agência, em anonimato. “Mais de 40 civis foram mortos por terroristas no domingo nas aldeias de Karou, Ouatagouna e Daoutegeft”, acrescentou.

Uma patrulha do exército do Mali foi enviada às comunidades afetadas esta segunda-feira. O número de mortos confirmado foi de pelo menos 51, informou a agência Reuters. Uma autoridade local, que também falou sob anonimato, referiu que 20 civis foram mortos em Karou, 14 em Ouatagouna e outros no vilarejo de Daoutegeft.

Estes são ataques os mais recentes na região do Sahel, na África Ocidental, onde os civis – na sua maioria desfavorecidos – sofrem violência constante há quase uma década. Na última quarta-feira, 30 pessoas – incluindo 11 civis e 19 seguranças – foram mortas por supostos jihadistas no norte de Burkina Faso.

Desde 2012 grupos armados ligados à Al-Qaeda e Estado Islâmico têm lançado ataques no Mali, Burkina Faso e Níger. A crise começou com agitação no norte do Mali, nesse referido ano, quando o Presidente Amadou Toumani Touré foi derrubado por num golpe militar.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.