/

501 tocadores de cavaquinho reuniram-se em Coimbra e entraram no Guinness

Quinhentos e um tocadores de cavaquinhos reuniram-se este sábado no Colégio Apostólico Imaculada Conceição (CAIC) em Cernache, Coimbra, e inscreveram, “quase de certeza”, o recorde no livro do Guinness, faltando apenas a confirmação desta organização.

“Precisávamos de 250 tocadores e, portanto, estamos encaminhados. Agora, falta a confirmação, mas esta semana vamos já enviar ao Guinness toda a documentação, como vídeos, fotografias e as assinaturas de todos os tocadores”, disse à agência Lusa Carlos Machado, da organização.

A organização disse também estar satisfeita com a adesão e revelou ainda desconhecer se, para o ano, irá tentar aumentar o número de participantes.

Na quarta-feira, a organização tinha previsto a participação de 600 tocadores, nomeadamente dos grupos de cavaquinhos do Marquês (Porto), Oliveira do Hospital, Mealhada, Albergaria de Cima, Almada, Ferreira do Zêzere, Viseu, Odemira, Sintra, Lousada, Santarém, Braga, Ponte de Sor e Alcobaça, bem como de um grupo da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra.

A música interpretada pelos tocadores foi o tema popular de Trás-os-Montes “Tiro-liro”.

O diretor pedagógico do CAIC, António Franco, afirmou na apresentação da iniciativa que a ideia para a tentativa de recorde partiu da associação de estudantes.

O colégio tem um grupo de cavaquinhos, formado por alunos e outro por pais, depois de, em 2005, ter introduzido a aprendizagem desse instrumento nas aulas de Educação Musical.

A iniciativa começou logo de manhã, às 10:00, com receção dos participantes e vários ensaios, prolongando-se até ao final da tarde.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.