Mais de 50 tubarões foram vistos a nadar perto de uma praia na costa da Austrália

Não são muito (ou nada) frequentes na costa portuguesa, mas o mesmo não pode ser dito pelos australianos que, volta e meia, têm uma surpresa nas suas praias ao contemplarem tubarões a nadar. Contudo, desta vez a visita ficou marcada, não por um, mas sim por cerca de 50 predadores.

Cerca de 50 tubarões foram vistos perto de uma praia popular em New South Wales. Os animais foram vistos por salva-vidas e estavam a nadar entre Moruya e Broulee, na NSW Far South Coast, no passado domingo. Os nadadores profissionais alertaram rapidamente os banhistas sobre o perigo e partilharam um vídeo do episódio na sua conta do Facebook.

O vídeo é filmado do alto de um helicóptero e mostra os perigosos animais a nadar nas águas azuis cristalinas.



A descrição do post alertava a população para o que se estava a passar, aconselhando a que as pessoas saíssem das praias para manter a segurança de todos. Foram muitos os comentários à partilha do vídeo como forma de agradecimento aos salva-vidas pela vigilância e pelo trabalho realizado.

“Ótimo trabalho em equipa, obrigado por serem os nossos olhos no céu”, pode ler-se num comentário. “Fizeram muito bem em alertar-nos sobre o risco”, escreveu outro utilizador da rede social.

O episódio também despertou a curiosidade da população que perguntou nos comentários que tipo de tubarão eram aquele e por que razão estava a chegar tão perto da costa, sobretudo em grupos de vários tubarões.

Numa entrevista ao The Guardian em 2015, o biólogo Culum Brown garantiu que nestas situações não há grandes razões para alarme pois “em geral, os tubarões não gostam de comer humanos”. O especialista brinca ao dizer que “é mais provável a nossa torradeira de casa nos mate do que um tubarão. É extremamente improvável que uma pessoa seja uma vítima de um ataque de um tubarão”.

“Alguns estudos mostram que os tubarões respondem fortemente ao cheiro de focas e peixes, mas não de humanos. O problema com os tubarões é que eles são curiosos e, ao verificar uma presa em potencial, normalmente dão uma mordidela “, acrescentou Brown.

Para já, ainda não foram encontradas explicações para este avistamento coletivo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …