Já são 50 os militares dos EUA com lesões cerebrais após ataque iraniano

O Pentágono anunciou, esta terça-feira, que 50 militares norte-americanos foram diagnosticados com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque.

Na última sexta-feira, o porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, anunciou que 34 militares tinham ficado com lesões cerebrais traumáticas. Segundo o New York Post, o número aumentou agora para 50.

Esta terça-feira, o também representante do Pentágono, o tenente-coronel Thomas Campbell, afirmou que dos 50 militares, 31 já voltaram ao serviço e que outros 18 foram levados para a Alemanha para mais avaliações e tratamentos.

Durante a madrugada de 8 de janeiro, Teerão lançou mísseis contra as bases de Ain al-Assad e Erbil, no Iraque, onde estão estacionados alguns dos 5200 soldados norte-americanos, em retaliação pela eliminação do general iraniano Qassem Soleimani.

Inicialmente, o Presidente norte-americano, Donald Trump começou por dizer que o ataque não tinha matado ou ferido qualquer militar norte-americano. Mais tarde, o comando central das forças armadas contrariou o chefe de Estado, tendo admitido que 11 soldados ficaram feridos.

Na semana passada, durante o Fórum Económico Mundial de Davos, que decorreu na Suíça, Trump foi questionado pelos jornalistas sobre as lesões destes soldados. “Ouvi dizer que tinham dores de cabeça. E algumas outras coisas. Mas posso dizer que não é muito grave”, afirmou na altura.

De acordo com o mesmo jornal nova-iorquino, a lesão cerebral traumática pode prejudicar o raciocínio, a memória, a visão, a audição e outras funções. Em casos severos, pode resultar em coma, amnésia e até mesmo morte.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

      • Correto.. e onde estão as provas?
        O world trade center também foram eles próprios?
        Realmente os americanos são burros que nem merda pó dinheiro que tem..
        Mas a inveja hoooo…

  1. Eu gostava que me esclarecessem o que é isto de lesões cerebrais traumáticas. Serão simples dores de cabeça? Terão sido provocadas pelas ondas de choque? Ou por estilhaços?
    Deve haver aqui de parte a parte muita falsidade.

  2. Verdade Lesôes Traumáticas .. Ficaram para o resto das Vidas de Quem , Mandou Ezecutar uma Intervençâo em Casa Alheia, Como Estes Americanos, a Mando de um Punhado de Políticos, Instetuidos no Podêr que Se Encontram Parasitados, por Entidades Energéticas, e Microbianas ..

  3. Um país pobre como o Irão, para que é que quer armas nucleares? Não deve ser para boa coisa. Com o fanatismo religioso que existe naquele país e com a tendência que eles têm para andarem em conflitos, terem armas nucleares seria muito perigoso para o Ocidente. Parece que o cérebro deles ainda está no tempo de Jesus Cristo.

RESPONDER

Marcelo insiste para que se acelere a auditoria ao Novo Banco

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reforçou esta segunda-feira o apelo para que se acelere a "auditoria e todo o tipo de investigação e apuramento da realidade relativamente ao Novo Banco". À margem de …

Atlético de Madrid revela nomes de jogadores que testaram positivo à covid-19

Para acabar com a especulação, o Atlético de Madrid anunciou a identidade dos jogadores do plantel que testaram positivo à covid-19. O Atlético de Madrid anunciou que o plantel e a equipa técnica tiveram resultados …

35 anos depois, Toshiba deixa de fabricar portáteis

Depois de 35 anos a produzir e vender computadores, a empresa japonesa vai abandonar o negócio. O comunicado à imprensa divulga que a Toshiba vendeu as ações da Dynabook à Sharp, concluindo assim um processo …

Governo do Líbano demite-se em bloco

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, vai entregar ainda esta segunda-feira ao Presidente Michel Aoun a demissão do Governo, disse esta segunda-feira o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hassan. Falando aos jornalistas após uma reunião do …

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente autónomas. A constatação consta de …

Portugal com mais três mortes e 157 novos casos de covid-19

Portugal regista esta segunda-feira mais três mortes e 157 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há ainda a registar 89 pessoas recuperadas. O …

Covid-19. Singapura começa a testar vacinas em humanos na próxima semana

Singapura anunciou este sábado que inicia na próxima semana a primeira fase de testes em humanos de uma nova vacina contra a covid-19, período experimental que se vai prolongar até outubro, prevendo a administração do …

Cem milhões e um jogador. Real Madrid quer "roubar" Dybala à Juventus

De olhos postos na próxima temporada, o Real Madrid de Zinedine Zidane estará a sondar Paulo Dybala, estando disposto a pagar à Juventus 100 milhões de euros e a "oferecer" um outro jogador para garantir …

Depois da Microsoft, Twitter também está interessado em adquirir o TikTok

As redes sociais Twitter e TikTok tiveram discussões preliminares com vista a uma eventual "combinação" entre as duas, segundo uma notícia revelada no sábado pelo Wall Street Journal. Das informações obtidas pelo jornal não foi possível …

Vulcão Sinabung entra em atividade. Cinza cobre aldeias num raio de 20 quilómetros

O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da ilha indonésia de Sumatra, expeliu, esta segunda-feira, fumo e cinzas a uma altura de cinco quilómetros, não havendo, para já, registo de feridos, informou a agência de …