/

Movimento 5 estrelas e Liga anunciam pacto de Governo em Itália

Alessandro di Meo / EPA

Luigi di Maio, líder do Movimento 5 estrelas

O Movimento Cinco Estrelas e a Liga concluíram, esta sexta-feira, um programa de Governo conjunto que inclui a expulsão massiva de imigrantes e um “imposto único”.

Num vídeo divulgado através do Facebook, o líder do Movimento 5 estrelas, Luigi Di Maio, convidou os militantes do partido a votar o pacto de Governo através da Internet até às 20h00 de hoje (19h00 em Lisboa).

O líder do M5S disse estar “muito feliz” com a definição do pacto de Governo, depois de “70 dias intensos de trabalho”, em que “muitas coisas aconteceram” mas, no final, conseguiram “alcançar o que foi anunciado durante a campanha eleitoral”.

O texto do pacto tem 57 páginas e 23 pontos de programa de Governo, embora deixe em aberto a decisão sobre quem será o presidente do Governo.

Os dois partidos, que defenderam na campanha eleitoral o reforço dos controlos fronteiriços para travar a imigração ilegal, propõem a expulsão de meio milhão de imigrantes ilegais e a construção de centros para os acolher quando chegarem ao país e onde ficarão enquanto estiverem irregulares.

O programa comum inclui também a alteração do sistema de pensões para facilitar o acesso à reforma e à renovação de gerações, através de um sistema, designado ‘quota 100’, que permitirá a reforma quando a soma dos anos de idade e de descontos some 100, se bem que por enquanto não há uma idade mínima para a reforma.

Em março deste ano, o Movimento 5 Estrelas reuniu a maior percentagem de votos (30%), não tendo conseguido chegar a uma maioria que lhe permitisse governar.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.