//

A 4ª maior economia do mundo está a livrar-se do dinheiro

tychay / Flickr

O mundo está a mover-se na direção de uma economia sem dinheiro. A Ásia está a liderar a cobrança com empresas como Alibaba, Tencent e Grab, além de taxas de uso de pagamento móvel em rápido crescimento na região.

Na China, mais de 600 milhões de pessoas já usam pagamentos móveis e, no sudeste da Ásia, os utilizadores também estão a alcançar este número rapidamente.

“A [Tailândia] ainda tem muito dinheiro [mas] o mundo está a mudar, por isso carteiras eletrónicas e pagamentos sem contato têm crescido muito”, disse Wye-Shun Fong, diretor de tecnologia da Bangkok Payment Solutions, na Infinity Ventures Summit em Bangkok na terça-feira, citado pela Fortune.

Bryan Zhou, fundador e diretor executivo da Ksher, uma empresa de soluções de pagamento eletrónico apoiada pela Sequoia Capital, disse que o Sudeste Asiático, com uma população de mais de 600 milhões de habitantes, é “com certeza” o mercado mais interessante para o Ksher trabalhar.

Em conjunto, os 11 países do sudeste da Ásia constituem a quarta maior economia do mundo e a região possui um grande número de utilizadores móveis e da Internet, além de uma rápida taxa de crescimento. “O [Sudeste Asiático] precisa de custos mais baixos e boa experiência de utilizador para suportar o alto crescimento”, disse Zhou.

O turismo no sudeste da Ásia, bem como uma grande população de trabalhadores migrantes na região que enviam dinheiro de volta para as suas famílias noutros países, tornam os pagamentos transfronteiriços uma solução natural, disse Zhou, acrescentando que a regulamentação ainda varia muito entre os 11 países do sudeste asiático.

A Ksher firmou uma parceria com a LightNet, uma rede de serviços financeiros focada no sudeste da Ásia, para trabalhar num projeto que permitirá aos utilizadores da aplicação móvel Grab usar a função de carteira na China.

Zhou começou a trabalhar com o WeChat Pay da Tencent e Alipay da Alibaba para tirar proveito do enorme mercado de turismo da China, grande parte do qual é direcionado para países do sudeste asiático como a Tailândia. Agora, as lojas que aceitam o WeChat Pay e Alipay são omnipresentes nos muitos shoppings e restaurantes de Bangkok.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.