A 4ª maior economia do mundo está a livrar-se do dinheiro

tychay / Flickr

O mundo está a mover-se na direção de uma economia sem dinheiro. A Ásia está a liderar a cobrança com empresas como Alibaba, Tencent e Grab, além de taxas de uso de pagamento móvel em rápido crescimento na região.

Na China, mais de 600 milhões de pessoas já usam pagamentos móveis e, no sudeste da Ásia, os utilizadores também estão a alcançar este número rapidamente.

“A [Tailândia] ainda tem muito dinheiro [mas] o mundo está a mudar, por isso carteiras eletrónicas e pagamentos sem contato têm crescido muito”, disse Wye-Shun Fong, diretor de tecnologia da Bangkok Payment Solutions, na Infinity Ventures Summit em Bangkok na terça-feira, citado pela Fortune.

Bryan Zhou, fundador e diretor executivo da Ksher, uma empresa de soluções de pagamento eletrónico apoiada pela Sequoia Capital, disse que o Sudeste Asiático, com uma população de mais de 600 milhões de habitantes, é “com certeza” o mercado mais interessante para o Ksher trabalhar.

Em conjunto, os 11 países do sudeste da Ásia constituem a quarta maior economia do mundo e a região possui um grande número de utilizadores móveis e da Internet, além de uma rápida taxa de crescimento. “O [Sudeste Asiático] precisa de custos mais baixos e boa experiência de utilizador para suportar o alto crescimento”, disse Zhou.

O turismo no sudeste da Ásia, bem como uma grande população de trabalhadores migrantes na região que enviam dinheiro de volta para as suas famílias noutros países, tornam os pagamentos transfronteiriços uma solução natural, disse Zhou, acrescentando que a regulamentação ainda varia muito entre os 11 países do sudeste asiático.

A Ksher firmou uma parceria com a LightNet, uma rede de serviços financeiros focada no sudeste da Ásia, para trabalhar num projeto que permitirá aos utilizadores da aplicação móvel Grab usar a função de carteira na China.

Zhou começou a trabalhar com o WeChat Pay da Tencent e Alipay da Alibaba para tirar proveito do enorme mercado de turismo da China, grande parte do qual é direcionado para países do sudeste asiático como a Tailândia. Agora, as lojas que aceitam o WeChat Pay e Alipay são omnipresentes nos muitos shoppings e restaurantes de Bangkok.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Contornos de desumanidade". Utentes querem poder sair dos lares (e DGS garante que vai rever norma)

Depois de uma semana em que não se registaram nenhumas mortes em lares desde o início da pandemia, as instituições pediram ao Governo que se regresse a um regime mais facilitado de saída dos utentes. Apesar …

Governo admite aumentar quotas de avaliação, mas só em 2023. FESAP exige início de 2022

A revisão do sistema de avaliação dos funcionários públicos vai produzir efeitos em 2023 e deverá manter as quotas para a nota mais elevada, embora relacionadas com o desempenho dos serviços, anunciou esta sexta-feira o …

Vida marinha está a fugir do equador (e isso pode levar a uma extinção em massa)

As alterações climáticas causadas pelo homem estão a fazer com que a vida marinha esteja a fugir do equador em direção aos polos. Isto pode levar a um novo evento de extinção em massa. A água …

"Auditores não são polícias". PwC descarta responsabilidades no capital inicial do Novo Banco

A audição conjunta de dois responsáveis da PwC na comissão de inquérito ao Novo Banco começou esta sexta-feira à porta fechada devido a questões de segredo profissional, mas o banco autorizou-os a falar publicamente e …

Um raio cósmico extremamente poderoso "rasgou" a Via Láctea (e ninguém sabe de onde veio)

Um enorme complexo de telescópios no Tibete capturou a primeira evidência de raios gama de energia ultra-alta espalhados pela Via Láctea.  Desde 1990, dezenas de investigadores da China e do Japão caçaram raios gama cósmicos de …

Cientistas criam nova forma de desencriptar mensagens secretas

Uma equipa de engenheiros chineses está a criar uma nova forma de transmitir mensagens secretas ou aceder a locais de acesso reservado através das nossas mãos. A equipa demonstrou como é que a radiação infravermelha (ou …

Arqueólogos descobrem uma "Pompeia egípcia". Estava escondida debaixo do deserto

Uma equipa de arqueólogos anunciou esta quinta-feira a descoberta de uma grande cidade faraónica antiga que permaneceu "invisível" durante séculos perto de alguns dos monumentos mais conhecidos do Egito. A cidade foi construída há mais de …

Comandante da polícia secreta de Hitler em Viena espiou para a Alemanha Ocidental

Um comandante sénior da polícia secreta de Hitler, responsável pela deportação de dezenas de milhares de judeus, foi protegido pelas autoridades norte-americanas e alemãs após a II Guerra Mundial. Segundo registos divulgados recentemente, citado pelo The …

Julgado pelas expressões faciais. Jogo de IA adivinha emoções humanas (e alerta para os seus riscos)

Uma equipa de cientistas da University of Cambridge e da University College London, no Reino Unido, criou um site com o objetivo de impulsionar a discussão sobre a tecnologia de reconhecimento de emoções e apontar …

Instabilidade, conflito e "à deriva". Inteligência dos EUA prevê como será o mundo em 2040

A Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos divulgou um estudo sobre como será o mundo em 2040. A análise alerta para uma volatilidade política e uma crescente competição internacional - ou mesmo conflito. De acordo com …