Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o recorde foi atingido a 3 de abril)

Massimo Percossi / EPA

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a “primeira vaga” da doença.

Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar 471 mortes em Portugal até 4 de agosto. A mesma investigação indica ainda que o pico do número diário de mortes foi atingido na passada sexta-feira, dia 3 de abril.

Face aos números oficiais divulgados esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que indicam 345 mortes, as projeções dos investigadores do Instituto para Avaliação e Métricas de Saúde (IHME), da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, apontam para mais 126 óbitos ao longo dos próximos três meses.

O estudo refere que o modelo matemático usado para as estimativas, que foram feitas para vários países, “demonstra que, apesar de Portugal não ter tido falta de camas no total, não tinha suficientes unidades de cuidados intensivos (UCI) para a procura, com o auge a surgir com a falta de 118 camas no dia 3 de abril“.

A nível europeu, o IHME calcula que o pico diário da taxa de mortalidade por causa da pandemia de covid-19 vai ser atingido na terceira semana de abril. De acordo com as estimativas, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a “primeira vaga” da doença. Para os Estados Unidos, estão estimadas 81.766 mortes.

O novo coronavírus já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil. Dos casos de infeção, cerca de 290 mil são considerados curados. O continente europeu, com cerca de 708 mil infetados e mais de 55 mil mortos, é onde se regista o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, contabilizando 16.523 óbitos em 132.547 casos confirmados até segunda-feira.

A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 13.798 mortos, entre 140.510 casos de infeção confirmados até hoje, enquanto os Estados Unidos, com 10.994 mortos, são o que contabiliza mais infetados (368.449).

A China, sem contar com os territórios de Hong Kong e Macau, conta com 81.740 casos e regista 3.331 mortes. As autoridades chinesas anunciaram esta terça-feira 32 novos casos, todos oriundos do exterior.

Em Portugal, segundo o balanço feito esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%). Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estamos de quarentena. Não há tempo para responder. Apenas comer, dormir e ir ao quintal ver a vegetação e os pássaros.

  2. Sendo que o numero de óbitos ao dia de hoje é de 380 e que nesta semana a média diária tem rondado os 30 casos, o valor apontado (471) será atingido em 4 dias e não em 4 meses. Logo ou falta um digito no valor (4710) ou os ditos cientistas estavam a fumar substancias ilícitas.

    • Eu e tu fazemos a parte fácil, que é olhar para trás, ver médias e fazer aritméticas. A parte difícil sobrou para os cientistas: olhar para a frente, ver curvas e calcular comportamentos. Eu também achei estranho esses números, e fui ver o estudo que a ZAP cita, e os gráficos, e o que está lá é que se o número de mortes diárias continuar a baixar, vai tender para 471, que é o ponto médio de um intervalo cujo topo anda nos 600. São apenas previsões com base em curvas, que se podem alterar a todo o momento. Mas ainda bem que há cientistas para nos lembrar que o que interessa não são os números, são as curvas.

RESPONDER

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …

Turismo de Portugal tem 10 milhões para apoiar campanhas de empresas que promovam o país

O Turismo de Portugal tem dez milhões de euros, que vão servir para financiar iniciativas “de valorização, inovação e promoção do destino Portugal” até 2025. A dotação de dez milhões de euros, aprovada por despacho de …