/

Investimento de 45 milhões para recuperar 70 comboios até 2022

As principais medidas do novo plano estratégico são o investimento de 45 milhões no material, a contratação de 186 funcionários e o regresso das oficinas de Guifões.

Ao abrigo de um plano de recuperação, aprovado pelo Governo, serão investidos 45 milhões de euros na CP, o que irá permitir a recuperação de cerca de 70 comboios até ao final de 2022. Apesar de a oferta de material ser o principal objetivo de Pedro Nuno Santos, o ministro adianta que o reforço não será logo sentido pelos utentes.

“Demorará tempo para recuperar o período de degradação das empresas. Este trabalho não tem efeitos imediatos“, porque “não é a mesma coisa que levar um carro à oficina”, reconheceu o ministro das Infraestruturas e da Habitação.

O plano prevê ainda a contratação de 187 funcionários para a CP e para a EMEF; a fusão entre as duas empresas públicas; e a reativação das oficinas da empresa de manutenção em Guifões, no Porto, que tinha sido encerrada em 2011.

De acordo com o Diário de Notícias, o processo irá decorrer em duas fases. A primeira, entre a segunda metade deste ano e o final de 2020, em que serão recuperadas parte das 70 unidades encostadas no Entroncamento; e a segunda, entre o final de 2020 e o final de 2022, em que as restantes unidades serão modernizadas nas mesmas oficinas.

Só no final de junho será conhecida a lista de material circulante que ganhará uma nova vida, adianta o matutino. A recuperação do material será possível com o recrutamento adicional de 67 operários para as oficinas da EMEF. Por sua vez, a CP terá também um reforço de 120 pessoas: 40 maquinistas, 40 revisores, 20 trabalhadores na área comercial; os restantes irão para outras áreas.

As contratações vão servir para colmatar as saídas dos últimos anos na CP e na EMEF.

Aluguer de automotoras a Espanha

Ainda assim, esta aposta do Governo não vai impedir que a transportadora gaste mais de oito milhões de euros por ano com o aluguer de 24 automotoras a gasóleo a Espanha, para o serviço regional.

“Precisamos de aumentar a disponibilidade de material circulante. Não é só substituir o material alugado e não vamos precipitar-nos a perder capacidade”, afirmou o governante Pedro Nuno Santos.

O contrato de aluguer de automotoras a Espanha irá terminar no final de 2022. Após essa data, começarão a chegar os 22 novos comboios regionais. Serão adquiridas 12 automotoras híbridas e dez automotoras elétricas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.