Investimento de 45 milhões para recuperar 70 comboios até 2022

As principais medidas do novo plano estratégico são o investimento de 45 milhões no material, a contratação de 186 funcionários e o regresso das oficinas de Guifões.

Ao abrigo de um plano de recuperação, aprovado pelo Governo, serão investidos 45 milhões de euros na CP, o que irá permitir a recuperação de cerca de 70 comboios até ao final de 2022. Apesar de a oferta de material ser o principal objetivo de Pedro Nuno Santos, o ministro adianta que o reforço não será logo sentido pelos utentes.

“Demorará tempo para recuperar o período de degradação das empresas. Este trabalho não tem efeitos imediatos“, porque “não é a mesma coisa que levar um carro à oficina”, reconheceu o ministro das Infraestruturas e da Habitação.

O plano prevê ainda a contratação de 187 funcionários para a CP e para a EMEF; a fusão entre as duas empresas públicas; e a reativação das oficinas da empresa de manutenção em Guifões, no Porto, que tinha sido encerrada em 2011.

De acordo com o Diário de Notícias, o processo irá decorrer em duas fases. A primeira, entre a segunda metade deste ano e o final de 2020, em que serão recuperadas parte das 70 unidades encostadas no Entroncamento; e a segunda, entre o final de 2020 e o final de 2022, em que as restantes unidades serão modernizadas nas mesmas oficinas.

Só no final de junho será conhecida a lista de material circulante que ganhará uma nova vida, adianta o matutino. A recuperação do material será possível com o recrutamento adicional de 67 operários para as oficinas da EMEF. Por sua vez, a CP terá também um reforço de 120 pessoas: 40 maquinistas, 40 revisores, 20 trabalhadores na área comercial; os restantes irão para outras áreas.

As contratações vão servir para colmatar as saídas dos últimos anos na CP e na EMEF.

Aluguer de automotoras a Espanha

Ainda assim, esta aposta do Governo não vai impedir que a transportadora gaste mais de oito milhões de euros por ano com o aluguer de 24 automotoras a gasóleo a Espanha, para o serviço regional.

“Precisamos de aumentar a disponibilidade de material circulante. Não é só substituir o material alugado e não vamos precipitar-nos a perder capacidade”, afirmou o governante Pedro Nuno Santos.

O contrato de aluguer de automotoras a Espanha irá terminar no final de 2022. Após essa data, começarão a chegar os 22 novos comboios regionais. Serão adquiridas 12 automotoras híbridas e dez automotoras elétricas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …