Mais 421 casos de covid-19 em Portugal. 90% dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo

António Cotrim / Lusa

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 421 casos de infeção por covid-19, elevando o número total de infetados para 35.306. Foram registados mais sete óbitos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde (DGS) publicado esta terça-feira, Portugal contabilizou 421 novos casos de covid-19 desde segunda-feira – um aumento de 1,2%. Na segunda-feira, registaram-se 192 novos casos. Esta é maior subida de novos casos desde 8 de maio.

O número de novos casos subiu mais em Lisboa e Vale do Tejo: há mais 386 infetados, o que representa 91,7% dos novos casos registados no país. Também aí foram oficializadas 5 das 7 mortes. As restantes duas foram na região Norte.

No Norte, registaram-se 19 novos casos, no Centro 11 e no Algarve, Açores e Madeira não foram detetados novos casos de infeção.

Estão internados 394 doentes (mais 28), sendo que destes 65 encontram-se nos cuidados intensivos (mais 10 pessoas nas últimas 24 horas).

Portugal registou também mais sete mortes por covid-19 – um aumento de 0,5% -, elevando o número total de óbitos no país para 1.492.

Já se encontra disponível o relatório de situação de hoje, 9 de junho, que pode ser consultado integralmente em…

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Terça-feira, 9 de junho de 2020

Aguardam resultados laboratoriais 1.618 pessoas e estão em vigilância pelas autoridades de saúde 30.176.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, dados preliminares mostram uma taxa de positivos de 4,53% entre o total de testes efetuados a funcionários de empresas com risco associado na região de Lisboa e Vale do Tejo.

António Sales revelou também que 75% dos profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus em Portugal já se encontram recuperados. O valor corresponde a 2.727 pessoas. Apenas 25% são casos ativos.

António Sales justificou o aumento do número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo com a testagem massiva que, até ao momento, permitiu fazer um diagnóstico a 12.225 pessoas. Ao todo, foram realizados 14 mil testes, dos quais 555 deram positivo. “Se testamos mais, é natural que possamos encontrar mais [casos]”, declarou o secretário de Estado.

Em relação ao foco em Azambuja, Graça Freitas garantiu que está, neste momento “em resolução”. Segundo a diretora-Geral da Saúde, são mais as pessoas que estão a recuperar da doença do que aquelas que estão a ser diagnosticadas com covid-19. No futuro, “este foco tenderá a extinguir-se”.

Questionada sobre um eventual regresso do público aos estádios de futebol, Graça Freitas afirmou que isso não está a ser equacionado “pelo menos nesta temporada”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • De que estão á espera para criarem um cerco sanitário em Lisboa e VT??? estão á espera que as pessoas aí residentes e que são naturais da província se desloquem para lá e infectem o país de norte a sul??? é isso???
      Porque não criam um cerco sanitário á Azambuja?? Alguém do Governo disse que não se justifica, mas sabem mesmo porque o Governo e a DGS não criam na AZAMBUJA, o cerco sanitário?
      Pura e simplesmente porque o nem o Governo nem a DGS mandam nada, nadaaaaa, quem manda são A SONAE, A JERÓNIMO MARTINS, O GRUPO AUCHAN, A PEPSICO (Matutano), entre outras…
      Todas essas grandes empresas têm as suas bases logística na Azambuja e Carrregado, e se criarem o tal cerco sanitário, todas as lojas Continente, Pingo Doce, Recheio e outras afiliadas que se encontrem na zona centro e sul, ficam sem nada nas prateleiras para vender, resultado, os clientes iriam fazer compras ao intermarche e LIDL (ambos têm as suas bases logísticas em TORRES NOVAS, o que significa que SONAE E JERÓNIMO MARTINS perderiam imenso dinheiro, e isso é que é 1 verdadeiro problema, não é a saúde publica, essa passa para 2º plano, se morrerem + 3 ou 4 mil pessoas, ñ é importante, importante sim, é os tubarões deste país continuarem a facturar.
      Além disso, já todos ouvimos membros do Governo dizerem que esta pandemia está a custar 1a fortuna ao Estado, nomeadamente á Segurança Social, mas alguém ja ouviu algum membro do Governo dizer quanto é que a Segurança Social ira poupar no futuro em pensões e reformas que deixarão de ser pagas porque os beneficiários faleceram vítimas da COVID19??? que na sua maioria eram pessoas de idade avançada.
      Claro que não falam nisso, esses números não interessam, interessa sim é ir mentalizando o povo que vem aí uma fatura pesada para pagar…
      Provavelmente, só a SONAE na Azambuja teve + casos de infecção por COVID19 do que o concelho de OVAR todo, no entanto, esse concelho foi isolado do resto do país, e algum disse que não se justifica fazer o mesmo na Azambuja, ESTRANHO NÃO?

  1. Estes númeroa demonstram uma tendência clara e sólida, e uma divergência da Europa e da narrativa irreal de que eramos um modelo ou exemplo. Somos um exemplo do que não fazer, de como desconfinar cedo demais, ou passar mensagens de optimismo injustificadas, podem ter reaultados desasrosos.

  2. Gostaria de ver um artigo sério, comparando os novos casos por milhão de habitantes entre os diferentes países da Europa.

RESPONDER

Tribunal de Justiça da UE rejeita recurso de suspeito do caso Maddie

O Tribunal de Justiça da União Europeia rejeitou, esta quinta-feira, o recurso de Christian B. contra a sua detenção, após ser extraditado para a Alemanha por um juiz italiano, em execução de mandado europeu. Christian B. …

Antigo gestor de Isabel dos Santos denuncia "contrato falso" da Sonangol

O antigo assessor da empresária Isabel dos Santos na Sonangol, Mário Leite da Silva, queixou-se junto de reguladores internacionais sobre um “contrato falso” que terá lesado a petrolífera angolana em 193 milhões de euros em …

Presidente do Líbano pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu na quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em agosto. Na sua intervenção pré-gravada …

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …