Quase 400 mil famílias deixaram de pagar os créditos devido à crise gerada pela pandemia

A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus fez com que quase 400 mil famílias deixassem de conseguir pagar os empréstimos e tivessem de chegar a um acordo extrajudicial com os bancos.

No total, são 397 mil os novos processos abertos pelos bancos no primeiro semestre deste ano, e correspondem a devedores que deixaram de pagar 302 mil contratos de crédito, num valor global de 2,2 mil milhões de euros.

Estas famílias, não puderam aderir aos regimes de moratória no crédito que permitiriam suspenderem os pagamentos das suas prestações até ao fim de setembro de 2021. Os dados constam do relatório sobre Atividade de Supervisão Comportamental relativo à primeira metade de 2020, ontem divulgado pelo Banco de Portugal.

O relatório refere que, “no crédito aos consumidores, as instituições reportaram 359 731 novos processos PERSI – procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento, mais 13% do que no segundo semestre de 2019, abrangendo 302 076 contratos de crédito e um montante em dívida de 785,8 milhões de euros”.

Entre 27 de março e o final de agosto, os bancos receberam 788 mil pedidos de adesão a moratórias no crédito. Das aprovadas, 43% dizem respeito a empréstimos da casa.

No mesmo período, “no crédito à habitação e hipotecário, as instituições iniciaram 37 357 processos PERSI, mais 11,2% do que no segundo semestre de 2019, envolvendo 30 827 contratos e um montante total em dívida de 1449,1 milhões de euros”, adiantou.

Os bancos encerraram 35 411 processos, correspondentes a 26 708 contratos de crédito à habitação e hipotecário e a um montante total em dívida de 1271,7 milhões de euros; 69,6% foram concluídos com a regularização do incumprimento, que compara com 68,3% no semestre anterior, diz o Diário de Notícias.

Ainda assim, os consumidores continuaram a aderir às contas de serviços mínimos bancários. No primeiro semestre, “foram constituídas em Portugal 15 529 contas de serviços mínimos bancários“. Destas, 78,5% foram criadas por “conversão de uma conta de depósito à ordem já existente”.

Foram ainda encerradas 1666 contas, 85,2% das quais por iniciativa do cliente. A 30 de junho, existiam 117 491 contas de serviços mínimos bancários, mais 13,4% do que no final de 2019.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais quatro jovens acusados na decapitação do professor Samuel Paty. Têm entre 13 e 14 anos

Quatro estudantes foram interrogados, e acusados, no âmbito da investigação sobre o assassínio do professor Samuel Paty, decapitado no passado dia 16 de outubro na região de Paris após ter mostrado caricaturas do profeta Maomé …

Surto de legionella no Grande Porto fez mais uma vítima. Já há dez mortos

O surto de legionella que afeta a região do Grande Porto causou mais uma morte, esta quinta-feira, elevando para 10 o número de óbitos registados, avançou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte). Segundo …

Relação de Lisboa mantém condenação aos oito polícias no caso da Cova da Moura

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) manteve esta quarta-feira a condenação dos oito agentes da PSP da Esquadra de Alfragide, concelho de Amadora, por vários crimes cometidos contra jovens da Cova da Moura, em …

Joshua Wong detido em regime de solitária. Luzes da cela estão acesas 24h por dia

Joshua Wong, membro do movimento pró-democracia em Hong Kong, está detido em regime de confinamento solitário depois de uma radiografia ter detetado uma "sombra" no seu estômago. O político pode ser condenado a cinco anos …

Hungria e Polónia confirmam veto aos orçamentos europeus

Os primeiros-ministros da Hungria e da Polónia confirmaram, esta quinta-feira, o veto aos orçamentos europeus, enquanto o pagamento dos fundos comunitários estiver condicionado ao cumprimento do Estado de Direito. "A proposta atual não é aceitável para …

Ministro do Planeamento infetado com covid-19

O ministro do Planeamento está infetado com o novo coronavírus, permanecendo em isolamento, anunciou o Executivo esta quinta-feira. O teste positivo ao novo coronavírus do ministro do Planeamento, Nelson de Souza, acontece dias depois de ter …

Na estreia de Amy Barrett, Supremo retira restrições religiosas em Nova Iorque

A estreia de Barrett aconteceu na quarta-feira à noite. O Supremo retirou as restrições aos serviços religiosos que Andrew M. Cuomo, o governador de Nova Iorque, impusera para fazer frente à pandemia de covid-19. A votação, …

Sondagem: 25% dos portugueses têm um membro no agregado que perdeu o emprego

Uma sondagem da Intercampus revelou que, desde que o primeiro caso de covid-19 em Portugal, 24,8% dos portugueses admitem que pelo menos um membro do agregado familiar perdeu o emprego. A sondagem, encomendada pelo Jornal de …

"Por mim o Estado cumpre, desde que Novo Banco cumpra também", atira Rio

O líder do PSD defendeu, esta quinta-feira, depois da aprovação do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que o Estado "tem de cumprir" o contrato com o Novo Banco, se esta instituição também cumprir. O último …

Suspeitas de fraude com fundos europeus motivam buscas e 51 arguidos a Norte

Suspeitas de uma fraude de 2,5 milhões de euros na obtenção de fundos europeus levaram esta quinta-feira à realização de 70 buscas na região Norte e à constituição de 51 arguidos, sendo 31 indivíduos e 20 …