40 sismos registados nas últimas 24h nos Açores

nico_enders / Flickr

-

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou este domingo cerca de 40 sismos de baixa magnitude na zona das Furnas, na ilha de São Miguel, actividade que diz ser “acima dos valores normais”.

Os 40 sismos, “todos de baixa magnitude”, foram registados entre a meia-noite e as 20h00 locais de ontem (uma hora mais em Lisboa), segundo a informação divulgada pelo CIVISA.

Esta “actividade sísmica acima dos valores normais” tem o epicentro situado entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, no concelho da Povoação.

O sismo mais forte ocorreu às 08h44 locais e, como o CIVISA e a protecção civil dos Açores haviam já divulgado, teve magnitude 2.0 na escala de Richter e foi sentido nas Furnas com “intensidade máxima II/III (escala de Mercalli Modificada)”.

“Sob o ponto de vista geológico, a sismicidade desenvolve-se no flanco W [oeste] do vulcão das Furnas”, revela ainda o CIVISA.

Não há, até agora, registo de quaisquer danos relacionados com estes sismos.

A protecção civil dos Açores já tinha alertado hoje para a “actividade sísmica” que está a registar-se perto das Furnas.

“O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e o CIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário”, disse a protecção civil, em comunicado

A Protecção Civil recorda ainda que, em caso de sismo, é necessário “manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas” e “estar atento às informações e indicações da protecção civil e forças de segurança”.

dr cafeportugal.pt

O sismo de 1980 nos Açores

O sismo de 1980 nos Açores

Sismo d’Oitenta foi há 35 anos

A 1 de Janeiro de 1980, a terra tremeu nos Açores, com um terramoto de 7.2 graus na Escala de Richter com epicentro no mar,  a cerca de 35 quilómetros a sudoeste de Angra do Heroísmo.

O sismo fez 71 vítimas mortais, 400 feridos, mais de 21 mil desalojados e provocou danos em 15.500 estruturas.

Na ilha Terceira, o sismo causou a destruição de 80% dos edifícios na cidade de Angra do Heroísmo, assim como extensos danos na vila de São Sebastião e nas freguesias do Oeste e Noroeste da ilha, em especial nas Doze Ribeiras.

Na Graciosa ocorreram danos significativos na freguesia da Luz, e na ilha de São Jorge, danos nas freguesias de Vila do Topo e de Santo Antão.

O então presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, anunciou três dias de luto nacional.

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. +/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

ZAP / Lusa / Wikipedia

PARTILHAR

RESPONDER

Ajax vs Benfica | Amesterdão volta a trair nos descontos

O Benfica esteve a um minuto de arrancar um ponto na Johan Cruijff, ante o Ajax, mas um golo nos descontos, de Noussair Mazraoui, ditou uma derrota inesperada para os comandados de Rui Vitória, por …

Mensagens falsas "mataram" o rei de Espanha (há 450 anos)

O fenómeno das notícias e mensagens falsas que se propagam de forma viral nas redes sociais preocupa cada vez mais governos, organizações internacionais e académicos, mas não é algo de novo. Desde a campanha eleitoral de …

Conflito no Iémen coloca 75% da população a precisar de ajuda alimentar

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda, no país com a prior crise humana …

Encontrado engenho explosivo em casa do milionário George Soros

Esta segunda-feira, foi encontrado um engenho explosivo numa caixa de correio em cada de George Soros. O FBI iniciou esta terça-feira uma investigação e adiantou que "não representa qualquer ameaça à segurança pública". A polícia federal …

Austrália pede desculpa às milhares de vítimas de abusos sexuais

A Austrália pediu nesta segunda-feira oficialmente perdão por não ter “escutado e acreditado” nos milhares de vítimas de abusos sexuais perpetrados durante décadas dentro das instituições do país. “De novo e de novo, hoje pedimos desculpa”, …

Furacão Willa "grande e perigoso" a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja …

Bruxelas toma decisão inédita e chumba orçamento de Itália

A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010. A Comissão Europeia rejeitou …

Governo propõe super-desconto no IRS para futebolistas (e não só)

O "Programa Regressar", a nova medida fiscal que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e que visa fazer regressar a Portugal ex-residentes, abrange todo o tipo de profissões, incluindo futebolistas, sem …

CP admite falta de comboios até final do ano

O presidente dos Comboios de Portugal (CP) admitiu que o serviço regional com automotoras a gasóleo enfrenta maiores riscos por falta de pessoal e de peças na EMEF (empresa que mantém e repara comboios em …

Viúva do triatleta viu angolanos matarem o marido e foi de férias com o amante

Rosa Grilo, a viúva do triatleta Luís Grilo, que está detida por suspeitas de envolvimento na sua morte, assegura que foram indivíduos angolanos que o mataram, por causa de diamantes. Ela garante que assistiu ao …