40 sismos registados nas últimas 24h nos Açores

nico_enders / Flickr

-

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou este domingo cerca de 40 sismos de baixa magnitude na zona das Furnas, na ilha de São Miguel, actividade que diz ser “acima dos valores normais”.

Os 40 sismos, “todos de baixa magnitude”, foram registados entre a meia-noite e as 20h00 locais de ontem (uma hora mais em Lisboa), segundo a informação divulgada pelo CIVISA.

Esta “actividade sísmica acima dos valores normais” tem o epicentro situado entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, no concelho da Povoação.

O sismo mais forte ocorreu às 08h44 locais e, como o CIVISA e a protecção civil dos Açores haviam já divulgado, teve magnitude 2.0 na escala de Richter e foi sentido nas Furnas com “intensidade máxima II/III (escala de Mercalli Modificada)”.

“Sob o ponto de vista geológico, a sismicidade desenvolve-se no flanco W [oeste] do vulcão das Furnas”, revela ainda o CIVISA.

Não há, até agora, registo de quaisquer danos relacionados com estes sismos.

A protecção civil dos Açores já tinha alertado hoje para a “actividade sísmica” que está a registar-se perto das Furnas.

“O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e o CIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário”, disse a protecção civil, em comunicado

A Protecção Civil recorda ainda que, em caso de sismo, é necessário “manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas” e “estar atento às informações e indicações da protecção civil e forças de segurança”.

dr cafeportugal.pt

O sismo de 1980 nos Açores

O sismo de 1980 nos Açores

Sismo d’Oitenta foi há 35 anos

A 1 de Janeiro de 1980, a terra tremeu nos Açores, com um terramoto de 7.2 graus na Escala de Richter com epicentro no mar,  a cerca de 35 quilómetros a sudoeste de Angra do Heroísmo.

O sismo fez 71 vítimas mortais, 400 feridos, mais de 21 mil desalojados e provocou danos em 15.500 estruturas.

Na ilha Terceira, o sismo causou a destruição de 80% dos edifícios na cidade de Angra do Heroísmo, assim como extensos danos na vila de São Sebastião e nas freguesias do Oeste e Noroeste da ilha, em especial nas Doze Ribeiras.

Na Graciosa ocorreram danos significativos na freguesia da Luz, e na ilha de São Jorge, danos nas freguesias de Vila do Topo e de Santo Antão.

O então presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, anunciou três dias de luto nacional.

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. +/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

ZAP / Lusa / Wikipedia

PARTILHAR

RESPONDER

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …