40 sismos registados nas últimas 24h nos Açores

nico_enders / Flickr

-

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou este domingo cerca de 40 sismos de baixa magnitude na zona das Furnas, na ilha de São Miguel, actividade que diz ser “acima dos valores normais”.

Os 40 sismos, “todos de baixa magnitude”, foram registados entre a meia-noite e as 20h00 locais de ontem (uma hora mais em Lisboa), segundo a informação divulgada pelo CIVISA.

Esta “actividade sísmica acima dos valores normais” tem o epicentro situado entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, no concelho da Povoação.

O sismo mais forte ocorreu às 08h44 locais e, como o CIVISA e a protecção civil dos Açores haviam já divulgado, teve magnitude 2.0 na escala de Richter e foi sentido nas Furnas com “intensidade máxima II/III (escala de Mercalli Modificada)”.

“Sob o ponto de vista geológico, a sismicidade desenvolve-se no flanco W [oeste] do vulcão das Furnas”, revela ainda o CIVISA.

Não há, até agora, registo de quaisquer danos relacionados com estes sismos.

A protecção civil dos Açores já tinha alertado hoje para a “actividade sísmica” que está a registar-se perto das Furnas.

“O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e o CIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário”, disse a protecção civil, em comunicado

A Protecção Civil recorda ainda que, em caso de sismo, é necessário “manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas” e “estar atento às informações e indicações da protecção civil e forças de segurança”.

dr cafeportugal.pt

O sismo de 1980 nos Açores

O sismo de 1980 nos Açores

Sismo d’Oitenta foi há 35 anos

A 1 de Janeiro de 1980, a terra tremeu nos Açores, com um terramoto de 7.2 graus na Escala de Richter com epicentro no mar,  a cerca de 35 quilómetros a sudoeste de Angra do Heroísmo.

O sismo fez 71 vítimas mortais, 400 feridos, mais de 21 mil desalojados e provocou danos em 15.500 estruturas.

Na ilha Terceira, o sismo causou a destruição de 80% dos edifícios na cidade de Angra do Heroísmo, assim como extensos danos na vila de São Sebastião e nas freguesias do Oeste e Noroeste da ilha, em especial nas Doze Ribeiras.

Na Graciosa ocorreram danos significativos na freguesia da Luz, e na ilha de São Jorge, danos nas freguesias de Vila do Topo e de Santo Antão.

O então presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, anunciou três dias de luto nacional.

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. +/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

ZAP / Lusa / Wikipedia

PARTILHAR

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagarem a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …