/

40 sismos registados nas últimas 24h nos Açores

nico_enders / Flickr

-

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou este domingo cerca de 40 sismos de baixa magnitude na zona das Furnas, na ilha de São Miguel, actividade que diz ser “acima dos valores normais”.

Os 40 sismos, “todos de baixa magnitude”, foram registados entre a meia-noite e as 20h00 locais de ontem (uma hora mais em Lisboa), segundo a informação divulgada pelo CIVISA.

Esta “actividade sísmica acima dos valores normais” tem o epicentro situado entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, no concelho da Povoação.

O sismo mais forte ocorreu às 08h44 locais e, como o CIVISA e a protecção civil dos Açores haviam já divulgado, teve magnitude 2.0 na escala de Richter e foi sentido nas Furnas com “intensidade máxima II/III (escala de Mercalli Modificada)”.

“Sob o ponto de vista geológico, a sismicidade desenvolve-se no flanco W [oeste] do vulcão das Furnas”, revela ainda o CIVISA.

Não há, até agora, registo de quaisquer danos relacionados com estes sismos.

A protecção civil dos Açores já tinha alertado hoje para a “actividade sísmica” que está a registar-se perto das Furnas.

“O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e o CIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário”, disse a protecção civil, em comunicado

A Protecção Civil recorda ainda que, em caso de sismo, é necessário “manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas” e “estar atento às informações e indicações da protecção civil e forças de segurança”.

dr cafeportugal.pt

O sismo de 1980 nos Açores

O sismo de 1980 nos Açores

Sismo d’Oitenta foi há 35 anos

A 1 de Janeiro de 1980, a terra tremeu nos Açores, com um terramoto de 7.2 graus na Escala de Richter com epicentro no mar,  a cerca de 35 quilómetros a sudoeste de Angra do Heroísmo.

O sismo fez 71 vítimas mortais, 400 feridos, mais de 21 mil desalojados e provocou danos em 15.500 estruturas.

Na ilha Terceira, o sismo causou a destruição de 80% dos edifícios na cidade de Angra do Heroísmo, assim como extensos danos na vila de São Sebastião e nas freguesias do Oeste e Noroeste da ilha, em especial nas Doze Ribeiras.

Na Graciosa ocorreram danos significativos na freguesia da Luz, e na ilha de São Jorge, danos nas freguesias de Vila do Topo e de Santo Antão.

O então presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, anunciou três dias de luto nacional.

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. +/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

ZAP / Lusa / Wikipedia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.