40 anos depois, vítima de violação de Polanski está farta e quer acabar com o caso

(dr) The Crawdad Hole

Samantha Geimer em 1977, uns dias antes de ser violada por Roman Polanski

Samantha Geimer em 1977, uns dias antes de ser violada por Roman Polanski

Samantha Geimer ficará na história como a menina, de 13 anos, que foi abusada sexualmente pelo realizador polaco. Estávamos em 1977. No ano seguinte Roman Polanski foi acusado de violar a menor, depois de lhe terem oferecido álcool e drogas numa festa na casa do ator Jack Nicholson.

O cineasta assumiu ter mantido “relações sexuais ilegais” e saiu da prisão ao fim de 42 dias. Depois fugiu para França e nunca mais regressou aos EUA, com receio de ser preso, caso o juiz decidisse concluir o processo.

Entretanto, Samantha nunca mais se livrou deste caso, que ainda agora a atormenta. Além de ter sido vítima de um crime sexual naquela idade (tinha 13 e o cineasta tinha 44 anos), ainda tem de ser lembrada disso mesmo décadas depois. Quer em entrevistas, quer em notícias.

Lily Laurent / Flickr

Roman Polanski com a actriz e modelo norte-americana Sharon Tate, com quem casou em 1968. Um ano mais tarde, Sharon foi assassinada pelo famigerado Charles Manson

Roman Polanski com a actriz e modelo norte-americana Sharon Tate, com quem casou em 1968. Um ano mais tarde, Sharon foi assassinada pelo famigerado Charles Manson

Esta sexta-feira, 9 de junho, Samantha, atualmente com 53 anos, foi a tribunal para pedir ao juiz que encerre o processo, dizendo-se “cansada”. Foi a sua primeira aparição pública no julgamento.

Apesar de manter a sua versão dos factos, que chegou a narrar numa autobiografia que publicou em 2013 (“Menina – Uma Vida à Sombra de Roman Polanski”), diz-se farta do estigma.

Ele tinha 44 anos. Eu tinha 13. Encarem como quiserem, foi uma violação”, chegou a dizer em tempos.

“Sou mais que a menina vítima de um ataque sexual, rótulo que os media me puseram. Também rotularam os meus colegas de escola, empurrados pelos seus pais para ficar longe dessa rapariga. Agora conto a minha história sem raiva, mas com um propósito; partilhar uma realidade narrada em detalhe permite-me reclamar a minha identidade”.

(dr) NBC News

Samantha Geimer , atualmente com 53 anos

Samantha Geimer , atualmente com 53 anos

Ontem, Samantha fez uma declaração em defesa do arguido.

“Não fiquei assim tão traumatizada como todos acham que devia ter ficado”, contou aos jornalistas à entrada do tribunal, acrescentando que o sistema legal é que abusou dela e de Polanski desde o início do caso. “Eu era uma jovem e adolescente sexualmente ativa”, disse aos repórteres.

Também o advogado do realizador, Harol Braun, foi a tribunal pedir que validem a teoria da defesa, que argumenta que Polanski já cumpriu a sua pena para o crime que ocorreu há 40 anos.

Já o juiz do Tribunal Superior de Los Angeles, Scott M. Gordon, disse que iria emitir uma decisão escrita sobre o pedido de Polanski para usar o depoimento de um ex-procurador distrital, Roger Gunson, feito há anos.

No fundo, este dizia que o cineasta já tinha cumprido a pena de prisão.

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …