40 anos depois, vítima de violação de Polanski está farta e quer acabar com o caso

(dr) The Crawdad Hole

Samantha Geimer em 1977, uns dias antes de ser violada por Roman Polanski

Samantha Geimer em 1977, uns dias antes de ser violada por Roman Polanski

Samantha Geimer ficará na história como a menina, de 13 anos, que foi abusada sexualmente pelo realizador polaco. Estávamos em 1977. No ano seguinte Roman Polanski foi acusado de violar a menor, depois de lhe terem oferecido álcool e drogas numa festa na casa do ator Jack Nicholson.

O cineasta assumiu ter mantido “relações sexuais ilegais” e saiu da prisão ao fim de 42 dias. Depois fugiu para França e nunca mais regressou aos EUA, com receio de ser preso, caso o juiz decidisse concluir o processo.

Entretanto, Samantha nunca mais se livrou deste caso, que ainda agora a atormenta. Além de ter sido vítima de um crime sexual naquela idade (tinha 13 e o cineasta tinha 44 anos), ainda tem de ser lembrada disso mesmo décadas depois. Quer em entrevistas, quer em notícias.

Lily Laurent / Flickr

Roman Polanski com a actriz e modelo norte-americana Sharon Tate, com quem casou em 1968. Um ano mais tarde, Sharon foi assassinada pelo famigerado Charles Manson

Roman Polanski com a actriz e modelo norte-americana Sharon Tate, com quem casou em 1968. Um ano mais tarde, Sharon foi assassinada pelo famigerado Charles Manson

Esta sexta-feira, 9 de junho, Samantha, atualmente com 53 anos, foi a tribunal para pedir ao juiz que encerre o processo, dizendo-se “cansada”. Foi a sua primeira aparição pública no julgamento.

Apesar de manter a sua versão dos factos, que chegou a narrar numa autobiografia que publicou em 2013 (“Menina – Uma Vida à Sombra de Roman Polanski”), diz-se farta do estigma.

Ele tinha 44 anos. Eu tinha 13. Encarem como quiserem, foi uma violação”, chegou a dizer em tempos.

“Sou mais que a menina vítima de um ataque sexual, rótulo que os media me puseram. Também rotularam os meus colegas de escola, empurrados pelos seus pais para ficar longe dessa rapariga. Agora conto a minha história sem raiva, mas com um propósito; partilhar uma realidade narrada em detalhe permite-me reclamar a minha identidade”.

(dr) NBC News

Samantha Geimer , atualmente com 53 anos

Samantha Geimer , atualmente com 53 anos

Ontem, Samantha fez uma declaração em defesa do arguido.

“Não fiquei assim tão traumatizada como todos acham que devia ter ficado”, contou aos jornalistas à entrada do tribunal, acrescentando que o sistema legal é que abusou dela e de Polanski desde o início do caso. “Eu era uma jovem e adolescente sexualmente ativa”, disse aos repórteres.

Também o advogado do realizador, Harol Braun, foi a tribunal pedir que validem a teoria da defesa, que argumenta que Polanski já cumpriu a sua pena para o crime que ocorreu há 40 anos.

Já o juiz do Tribunal Superior de Los Angeles, Scott M. Gordon, disse que iria emitir uma decisão escrita sobre o pedido de Polanski para usar o depoimento de um ex-procurador distrital, Roger Gunson, feito há anos.

No fundo, este dizia que o cineasta já tinha cumprido a pena de prisão.

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …