/

40 anos depois, vítima de violação de Polanski está farta e quer acabar com o caso

(dr) The Crawdad Hole

Samantha Geimer em 1977, uns dias antes de ser violada por Roman Polanski

Samantha Geimer em 1977, uns dias antes de ser violada por Roman Polanski

Samantha Geimer ficará na história como a menina, de 13 anos, que foi abusada sexualmente pelo realizador polaco. Estávamos em 1977. No ano seguinte Roman Polanski foi acusado de violar a menor, depois de lhe terem oferecido álcool e drogas numa festa na casa do ator Jack Nicholson.

O cineasta assumiu ter mantido “relações sexuais ilegais” e saiu da prisão ao fim de 42 dias. Depois fugiu para França e nunca mais regressou aos EUA, com receio de ser preso, caso o juiz decidisse concluir o processo.

Entretanto, Samantha nunca mais se livrou deste caso, que ainda agora a atormenta. Além de ter sido vítima de um crime sexual naquela idade (tinha 13 e o cineasta tinha 44 anos), ainda tem de ser lembrada disso mesmo décadas depois. Quer em entrevistas, quer em notícias.

Lily Laurent / Flickr

Roman Polanski com a actriz e modelo norte-americana Sharon Tate, com quem casou em 1968. Um ano mais tarde, Sharon foi assassinada pelo famigerado Charles Manson

Roman Polanski com a actriz e modelo norte-americana Sharon Tate, com quem casou em 1968. Um ano mais tarde, Sharon foi assassinada pelo famigerado Charles Manson

Esta sexta-feira, 9 de junho, Samantha, atualmente com 53 anos, foi a tribunal para pedir ao juiz que encerre o processo, dizendo-se “cansada”. Foi a sua primeira aparição pública no julgamento.

Apesar de manter a sua versão dos factos, que chegou a narrar numa autobiografia que publicou em 2013 (“Menina – Uma Vida à Sombra de Roman Polanski”), diz-se farta do estigma.

Ele tinha 44 anos. Eu tinha 13. Encarem como quiserem, foi uma violação”, chegou a dizer em tempos.

“Sou mais que a menina vítima de um ataque sexual, rótulo que os media me puseram. Também rotularam os meus colegas de escola, empurrados pelos seus pais para ficar longe dessa rapariga. Agora conto a minha história sem raiva, mas com um propósito; partilhar uma realidade narrada em detalhe permite-me reclamar a minha identidade”.

(dr) NBC News

Samantha Geimer , atualmente com 53 anos

Samantha Geimer , atualmente com 53 anos

Ontem, Samantha fez uma declaração em defesa do arguido.

“Não fiquei assim tão traumatizada como todos acham que devia ter ficado”, contou aos jornalistas à entrada do tribunal, acrescentando que o sistema legal é que abusou dela e de Polanski desde o início do caso. “Eu era uma jovem e adolescente sexualmente ativa”, disse aos repórteres.

Também o advogado do realizador, Harol Braun, foi a tribunal pedir que validem a teoria da defesa, que argumenta que Polanski já cumpriu a sua pena para o crime que ocorreu há 40 anos.

Já o juiz do Tribunal Superior de Los Angeles, Scott M. Gordon, disse que iria emitir uma decisão escrita sobre o pedido de Polanski para usar o depoimento de um ex-procurador distrital, Roger Gunson, feito há anos.

No fundo, este dizia que o cineasta já tinha cumprido a pena de prisão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.