“Imagine there is no corruption”. Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

André Corrêa d'Almeida / Facebook

André Corrêa d’Almeida, director adjunto do Mestrado em Administração Pública na Universidade de Columbia, tem alertado para o problema da corrupção em Portugal pelas ruas de Nova Iorque.

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque.

De guitarra em punho e a cantar “Imagine there is no corruption”, numa versão da canção de John Lennon, o professor André Corrêa d’Almeida que é director adjunto do Mestrado em Administração Pública na Universidade de Columbia, tem alertado para o problema da corrupção em Portugal pelas ruas de Nova Iorque.

Do famoso Central Park ao distrito financeiro de Wall Street, o professor que é doutorado pela Universidade de Denver, mestre em gestão pela Universidade de Saint Joseph (China) e licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, pôs em marcha uma campanha nas ruas sob o lema #FreeMycountryFromCorruption (Libertem o meu país da corrupção).

André Corrêa D´Almeida explica esta sua campanha com o facto de, para ele, a corrupção ser “a barreira mais importante ao desenvolvimento” de Portugal, conforme declarações à TSF.

O seu interesse pelo tema começou quando coordenou o livro “Reforma do Sistema Parlamentar em Portugal: Análises e Instrumentos para um Diálogo Urgente”, como explica à mesma Rádio.

Estas suas acções de rua em Nova Iorque são uma forma de participar na resolução do problema e, sendo “emigrante nos EUA há mais de quinze anos“, de também se manter “ligado às questões do desenvolvimento em Portugal”.

André Corrêa D´Almeida que também foi conselheiro sénior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Nações Unidas considera que “o desvio de dinheiro pela corrupção é a principal causa da pobreza de milhões de portugueses, do mau funcionamento dos serviços públicos por falta de recursos, da injustiça e da desigualdade generalizada”.

Além disso, diz à TSF que os custos dos casos conhecidos de corrupção em Portugal constituem “mais de 30% da dívida pública portuguesa“.

“Portugal é um País demasiado pequeno para se roubar tanto”, lamenta, frisando que “o país não gera riqueza, ao contrário dos Estados Unidos, onde há regras para combater a corrupção e os tribunais funcionam”.

No seu perfil do Facebook, André Corrêa D´Almeida critica a “Estratégia Nacional de Combate à Corrupção 2020-2024” que foi apresentada pelo Governo e que está em fase de discussão pública, considerando que “não é uma estratégia”.

“Estas 78 páginas muito vagas/genéricas reflectem, quanto muito, uma visão/ideal de futuro, mas não um plano de acção específico que designe quem faz o quê, com quem, quando, com que recursos, com que objectivos, e com que mecanismos de avaliação”, analisa, concluindo que Portugal “continua sem uma estratégia nacional de combate à corrupção”.

O professor e investigador tem um manifesto de 13 pontos que desenvolveu com outros autores, onde avança algumas medidas para acabar com a corrupção e que são partilhadas pela TSF.

Entre essas medidas estão a “a agregação numa alta autoridade nacional contra a corrupção, de todas as unidades que estão dispersas, seja no Tribunal Constitucional, na Assembleia da República ou até em algumas instituições académicas, em torno de uma entidade mais robusta, mais bem financiada e equipada, que estude e acompanhe o problema”.

Além disso, André Corrêa D´Almeida defende uma maior intervenção do Presidente da República, notando que este “deve estar muito mais presente”, e reforça que deve haver “regras muito mais claras sobre os regimes de exclusividade e conflitos de interesses na Assembleia da República”.

“É impensável que certos escritórios de advogados sejam simultaneamente representantes do estado e representantes de interesses do estado em momentos em que estão, por exemplo, a ser negociadas parcerias público-privadas”, constata à TSF.

SV, ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Concordo em tudo e ainda mais exitirá de censura. Esta lei Combate a corrupçao 2020-2024 nao vai adiantar muito está ferida de ingenuidade a partida e tambem com É impensável que certos escritórios de advogados sejam simultaneamente representantes do estado e representantes de interesses do estado em momentos em que estão, por exemplo, a ser negociadas parcerias público-privadas”, constata à TSF.

    • Afinal sempre é verdade os portugueses inteligentes estão fora do país… os jumentos de 2 patas ficam para votar nos corruptos!!!!! What a bloody fucking Tugalândia!!!!!

      • Não tendo nenhuma necessidade de insultar S. Excelência, pergunto o que inteligência tem o Sr. para criticar seja quem for. Aparentemente nada faz …você, e en nada contribui “inteligentemente” para mudar a situação que critica. Portanto sendo Eu Português, vivendo en portugal, convido sua Excelência de reservar os insultos para os seus familiares !…..bem haja !

        • S. excelência, é uma forma muito arcaica de tratar as pessoas, e o Sr vossa Excelência que faz ou fez por Portugal? devia era estar caladinho, ou concorda com a corrupção em Portugal? deixe os outros terem liberdade de expressão, ou isso dá-lhe muitas comichões? S. excelencia, deve ser simpatizante do Salazar…

          • Chamar a atenção, pessoas que insultam sem fundamento Cidadãos Portugueses; parece realmente incomodar a Sra. Não compactuo com a Corrupção nem sou saudosista do Estado Novo. Como a Sra. e o PQOP, utilizo a possibilidade de dar a minha opinião e a manifestar a minha revolta sem por isso necessitar de insultar outrem, mas por os vistos ser educado provoca-lhe muita “comichão” !

  2. Que pensará John Lennon deste nosso compatriota? Que bonita imagem do nosso trovador, junto ao seu memorial! Imagine! De que é que ele se havia de lembrar? Não há duvida de que foi feliz!!
    Realmente é forte a ligação dos emigrantes à sua terra. Após quinze anos de ausência, este professor continua preocupado com o que se passa na sua terra, enquanto aqueles que têm o seu destino nas mãos e muito poderiam fazer para que vivessemos todos melhor, se preocupam em defender os mais poderosos. O caso dos escritórios dos advogados é gritante. E ainda chamam ladrões a quem quer acabar com a ladroagem!

    • Parabéns a este homem pela sua iniciativa! Vivemos num país totalmente corrupto onde política e justiça dormem bem juntos. Não é preciso ilustrar esta afirmação com os muitos exemplos que vemos quase diariamente.

  3. Tem alguma razão, mas dar os EUA como exemplo???
    Bem.. este já deve ter apanhado o virus “americano”…
    Alguém o devia informar da grande corrupção de biliões envolvendo os lobbys/grandes grupos económicos que existe nos EUA…
    .
    E, fazer isto em NY vale pouco mais do que nada!…
    .
    “o desvio de dinheiro pela corrupção é a principal causa da pobreza de milhões de portugueses, do mau funcionamento dos serviços públicos por falta de recursos, da injustiça e da desigualdade generalizada”.
    É só trocar “portugueses” por “americanos” e esta frase acenta que nem uma luva nos EUA!!!
    Principalmente a parte da “injustiça e da desigualdade generalizada” – sendo que os EUA são o país desenvolvido onde há mais desigualdade social do mundo!!
    O gajo que vive nos EUA falar da desigualdade social de Portugal é quase cómico!…
    A dos escritórios de advogados é outra…

  4. Acham normal ! Que praticamente todos os dias se saiba de um novo caso de corrupçao de Milhoes ! isto em cerca de 45 anos de dita democracia ou sera de corruptocraçia ! sem corrupçao seriamos um PAIS RICO , as seis intervençoes que o FMI teve de fazer a portugal desde 1974 ! estamos a ser ROUBADOS a muito tempo , nem deixam que saibamos os verdadeiros Viloes

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …