Há 33 territórios sem registo de casos de covid-19

Jim Nix / Flickr

Na ilha de Anguilla, nas Caraíbas, o surto parece já estar erradicado

Há pelo menos 33 territórios que ainda não registaram casos de Covid-19, avançou a Reuters, apontando nações como a União das Comores, um arquipélago ao largo do continente africano, localizado perto de Madagáscar, e o Reino do Lesoto, na África Meridional.

Além desses, o Tajiquistão, o Turquemenistão e algumas pequenas ilhas do Pacífico, como Nauru, Quiribáti ou as Ilhas Salomão, alegam igualmente não terem qualquer caso confirmado de Covid-19, noticiou o Observador, citando a agência de notícias. Os territórios não afetados têm, na sua maioria, uma população reduzida e difícil acesso.

O Reino do Lesoto, com pouco mais de dois milhões de habitantes, é um dos três estados independentes cujo território está rodeado por outra nação (África do Sul), como acontece com o Vaticano e San Marino. Em Quiribáti, vivem cerca de 110 mil pessoas, espalhadas por 33 ilhas no Oceano Pacífico.

Os dados recolhidos pela Reuters revelam que, a 20 de abril, 214 dos 247 países ou territórios reconhecidos pelas Nações Unidas tinham, pelo menos, um caso de infeção e que 166 tinham registado pelo menos uma vítima mortal pela Covid-19.

Mas a inexistência de casos confirmados nesses 33 territórios não significa que o coronavírus não tenha lá chegado. A Coreia do Norte, lembrou a Reuters, disse que não tinha infetados, mas as zonas fronteiriças da China, Rússia e Coreia do Sul registaram níveis elevados de contágio, podendo os números divulgados não estar corretos.

A Anguilla, a Gronelândia, as ilhas de São Bartolomeu e Santa Lúcia e o Iémen terão já erradicado o surto.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …

“Ajudar o presidente a encontrar mulheres”. Deputada do PSD vai enviar lista de candidatas disponíveis para as autárquicas

No sábado, o líder do PSD Rui Rio afirmou que o partido tinha dificuldade em encontrar candidatas mulheres para as eleições autárquicas. Em resposta, Lina Lopes, coordenadora das Mulheres Social-Democratas, diz que não faltam mulheres …

Chega vai questionar Governo sobre "despesas supérfluas" da presidência da UE

O deputado único do Chega anunciou, no domingo, que vai questionar esta segunda-feira o gabinete do primeiro-ministro acerca das "despesas supérfluas" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Em comunicado, André Ventura, que foi reeleito …

Ministra da Saúde alerta para continuidade de “três ameaças” da pandemia

A pandemia de covid-19 em Portugal continua a apresentar “três ameaças” apesar das medidas de restrição em vigor, adiantou hoje a ministra da Saúde, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira. Em declarações …

Portugal está "em condições invejáveis" de produzir hidrogénio verde, diz ministro do ambiente

"Estamos mesmo em condições invejáveis de sermos um grande produtor de hidrogénio verde", assegurou o ministro do ambiente e da ação climática, João Pedro Matos Fernandes, no terceiro de quatro debates do Expresso e da …