Há 33 territórios sem registo de casos de covid-19

Jim Nix / Flickr

Na ilha de Anguilla, nas Caraíbas, o surto parece já estar erradicado

Há pelo menos 33 territórios que ainda não registaram casos de Covid-19, avançou a Reuters, apontando nações como a União das Comores, um arquipélago ao largo do continente africano, localizado perto de Madagáscar, e o Reino do Lesoto, na África Meridional.

Além desses, o Tajiquistão, o Turquemenistão e algumas pequenas ilhas do Pacífico, como Nauru, Quiribáti ou as Ilhas Salomão, alegam igualmente não terem qualquer caso confirmado de Covid-19, noticiou o Observador, citando a agência de notícias. Os territórios não afetados têm, na sua maioria, uma população reduzida e difícil acesso.

O Reino do Lesoto, com pouco mais de dois milhões de habitantes, é um dos três estados independentes cujo território está rodeado por outra nação (África do Sul), como acontece com o Vaticano e San Marino. Em Quiribáti, vivem cerca de 110 mil pessoas, espalhadas por 33 ilhas no Oceano Pacífico.

Os dados recolhidos pela Reuters revelam que, a 20 de abril, 214 dos 247 países ou territórios reconhecidos pelas Nações Unidas tinham, pelo menos, um caso de infeção e que 166 tinham registado pelo menos uma vítima mortal pela Covid-19.

Mas a inexistência de casos confirmados nesses 33 territórios não significa que o coronavírus não tenha lá chegado. A Coreia do Norte, lembrou a Reuters, disse que não tinha infetados, mas as zonas fronteiriças da China, Rússia e Coreia do Sul registaram níveis elevados de contágio, podendo os números divulgados não estar corretos.

A Anguilla, a Gronelândia, as ilhas de São Bartolomeu e Santa Lúcia e o Iémen terão já erradicado o surto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …