/

Há 33 territórios sem registo de casos de covid-19

Jim Nix / Flickr

Na ilha de Anguilla, nas Caraíbas, o surto parece já estar erradicado

Há pelo menos 33 territórios que ainda não registaram casos de Covid-19, avançou a Reuters, apontando nações como a União das Comores, um arquipélago ao largo do continente africano, localizado perto de Madagáscar, e o Reino do Lesoto, na África Meridional.

Além desses, o Tajiquistão, o Turquemenistão e algumas pequenas ilhas do Pacífico, como Nauru, Quiribáti ou as Ilhas Salomão, alegam igualmente não terem qualquer caso confirmado de Covid-19, noticiou o Observador, citando a agência de notícias. Os territórios não afetados têm, na sua maioria, uma população reduzida e difícil acesso.

O Reino do Lesoto, com pouco mais de dois milhões de habitantes, é um dos três estados independentes cujo território está rodeado por outra nação (África do Sul), como acontece com o Vaticano e San Marino. Em Quiribáti, vivem cerca de 110 mil pessoas, espalhadas por 33 ilhas no Oceano Pacífico.

Os dados recolhidos pela Reuters revelam que, a 20 de abril, 214 dos 247 países ou territórios reconhecidos pelas Nações Unidas tinham, pelo menos, um caso de infeção e que 166 tinham registado pelo menos uma vítima mortal pela Covid-19.

Mas a inexistência de casos confirmados nesses 33 territórios não significa que o coronavírus não tenha lá chegado. A Coreia do Norte, lembrou a Reuters, disse que não tinha infetados, mas as zonas fronteiriças da China, Rússia e Coreia do Sul registaram níveis elevados de contágio, podendo os números divulgados não estar corretos.

A Anguilla, a Gronelândia, as ilhas de São Bartolomeu e Santa Lúcia e o Iémen terão já erradicado o surto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.