/

3 mortos e 40 feridos no leste da Turquia em atentado do PKK

1

Três pessoas morreram e 40 ficaram feridas esta quinta-feira em Van, no leste da Turquia, num atentado com uma viatura armadilhada atribuído a combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), disse um responsável local.

O atentado visava uma esquadra da polícia em Ipekyolu, um bairro no centro da cidade de Van, disse Mehmet Parlak, um responsável do governo local, citado pela agência de notícias Anadolu.

O responsável atribuiu o atentado ao “grupo terrorista regional”, designação pela qual as autoridades referem o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Na segunda-feira, quatro polícias turcos e dois civis, entre os quais uma criança, morreram num atentado com uma viatura armadilhada perto de Diyarbakir (sudeste), também atribuído a combatentes do PKK.

Este atentado tinha ocorrido cinco dias depois de dois ataques à bomba simultâneos no sudeste da Turquia, atribuídos à organização rebelde curda ilegal, que causaram pelo menos oito mortos, na maioria civis.

Nos últimos meses, o Governo realizou operações militares contra o PKK para afastar os combatentes curdos de zonas urbanas.

O conflito, que recomeçou o ano passado após dois anos e meio de tréguas, já fez mais de 40 mil mortos desde o início da rebelião curda em 1984.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.