Empresas norte-americanas testam semana de quatro dias (e parece resultar)

Nos Estados Unidos, já há empresas a implementar a semana de quatro dias de trabalho. O balanço é positivo.

Entre os países desenvolvidos, os Estados Unidos são, em termos de horas de trabalho, um dos mais sobrecarregados. Segundo os dados mais recentes do Departamento do Trabalho norte-americano, um funcionário trabalha, em média, 42,5 horas por semana. Este número equivale a 1,5 vezes a média de horas semanais da Holanda, por exemplo.

Contudo, à medida que o desemprego diminui e a preocupação pública com o burnout no local de trabalho cresce, os empregadores norte-americanos estão, finalmente, a adotar a política de quatro dias de trabalho, que os especialistas têm vindo a defender nos últimos tempos.

A Shake Shack, uma cadeia de hambúrgueres dos Estados Unidos, está a testar esta política como um novo incentivo para recrutar novos funcionários.

Randy Garutti, CEO da empresa, disse numa conferência para investidores em março que o programa piloto parece ser uma boa oportunidade para testar este tipo de horário de trabalho. Nesta empresa, os funcionários têm de trabalhar 40 horas por semana – só precisam de condensar essas horas em quatro dias de trabalho, em vez de cinco.

Outras empresas mais pequenas estão a testar o mesmo modelo, mas a reduzir as horas para 32 semanais. A Wildbit, uma empresa de software com sede na Filadélfia, implementou este sistema de 32 horas de trabalho em quatro dias há dois anos, e viu a produtividade crescer.

Ao Observer, a CEO Natalie Nagele explicou que este sistema permite que os funcionários se reagrupem de forma a voltarem cheios de energia para trabalhar às segundas-feiras. Nagele a extraiu a inspiração do livro Deep Work, no qual o cientista de computação Cal Newport discute a capacidade dos cérebros humanos.

“O cérebro humano só consegue ser produtivo durante quatro horas por dia“, explicou Nagele. “Depois dessas quatro horas, ou fazemos coisas menos importantes, ou a qualidade do nosso trabalho diminui.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Minha nossa!!!..Com certeza isto não é para recuperar as energias e sim deteriorar corpo, mente e finanças em gastos com merda…E sem o comentário em explícito, que vem a ser óbvio, que o salário será outro.

RESPONDER

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …