Empresas norte-americanas testam semana de quatro dias (e parece resultar)

Nos Estados Unidos, já há empresas a implementar a semana de quatro dias de trabalho. O balanço é positivo.

Entre os países desenvolvidos, os Estados Unidos são, em termos de horas de trabalho, um dos mais sobrecarregados. Segundo os dados mais recentes do Departamento do Trabalho norte-americano, um funcionário trabalha, em média, 42,5 horas por semana. Este número equivale a 1,5 vezes a média de horas semanais da Holanda, por exemplo.

Contudo, à medida que o desemprego diminui e a preocupação pública com o burnout no local de trabalho cresce, os empregadores norte-americanos estão, finalmente, a adotar a política de quatro dias de trabalho, que os especialistas têm vindo a defender nos últimos tempos.

A Shake Shack, uma cadeia de hambúrgueres dos Estados Unidos, está a testar esta política como um novo incentivo para recrutar novos funcionários.

Randy Garutti, CEO da empresa, disse numa conferência para investidores em março que o programa piloto parece ser uma boa oportunidade para testar este tipo de horário de trabalho. Nesta empresa, os funcionários têm de trabalhar 40 horas por semana – só precisam de condensar essas horas em quatro dias de trabalho, em vez de cinco.

Outras empresas mais pequenas estão a testar o mesmo modelo, mas a reduzir as horas para 32 semanais. A Wildbit, uma empresa de software com sede na Filadélfia, implementou este sistema de 32 horas de trabalho em quatro dias há dois anos, e viu a produtividade crescer.

Ao Observer, a CEO Natalie Nagele explicou que este sistema permite que os funcionários se reagrupem de forma a voltarem cheios de energia para trabalhar às segundas-feiras. Nagele a extraiu a inspiração do livro Deep Work, no qual o cientista de computação Cal Newport discute a capacidade dos cérebros humanos.

“O cérebro humano só consegue ser produtivo durante quatro horas por dia“, explicou Nagele. “Depois dessas quatro horas, ou fazemos coisas menos importantes, ou a qualidade do nosso trabalho diminui.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Minha nossa!!!..Com certeza isto não é para recuperar as energias e sim deteriorar corpo, mente e finanças em gastos com merda…E sem o comentário em explícito, que vem a ser óbvio, que o salário será outro.

RESPONDER

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …