Há 21 incêndios em curso. Já foram registados mais de 1400 incêndios florestais desde o início do ano

Peter da Silva / EPA

A noite de segunda-feira foi de combate a incêndios florestais no Norte do país. No total, pelas 8h20 desta terça-feira, a Proteção Civil contava ainda 21 incêndios ativos nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto e Aveiro.

As ocorrências mobilizaram um total de 324 operacionais e 105 meios. Por causa de um dos incêndios, a estrada A28 (Porto — Viana) está cortada nos dois sentidos, entre Esposende e Antas, entre o quilómetro 47 e o quilómetro 57.

O incêndio florestal em Curvos, Esposende, deflagrou às 6h11, está a consumir uma zona de mato na freguesia de Palmeira de Faro e Curvos. O fumo intenso que está a afetar a zona obrigou as autoridades a encerrar a estrada.

O maior incêndio ativo está a ser combatido na freguesia de Pinheiro da Bemposta, concelho de Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, detalha a Autoridade Nacional de Proteção Civil. O fogo, cujo alerta foi dado às 3h32, estava às 7h00 por dominar, envolvendo 73 operacionais com o apoio de 22 meios terrestres e um meio aéreo.

A ANPC destaca​ também um fogo na localidade Rans, concelho de Penafiel, distrito do Porto, que começou às 3h30 e mobilizava 20 operacionais e sete meios terrestres.

Em Águeda, um incêndio foi combatido por 142 operacionais, de acordo com o Público. “O alerta para o incêndio foi dado pelas 21h30, junto à auto-estrada 25, em Serém, no concelho de Águeda”, adiantou fonte do CDOS. A população não correu risco e as chamas lavraram numa zona de eucaliptal.

De menores dimensões, também em São Mamede, Areosa, em Viana do Castelo, um incêndio foi dado como dominado pelas 18h26. O fogo chegou a ser combatido por três meios aéreos, apoiados por 51 operacionais e 15 viaturas.

Também as freguesia de Afife e de Freixieiro de Soutelo​ foram afetadas pelas chamas. Anteriormente, uma fonte daquele comando distrital disse à Lusa que “ocorreram cinco focos de incêndio, num espaço de tempo muito curto, que não resultaram de queimas”.

País em alerta

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso à população sobre o perigo de incêndio rural, devido à manutenção de temperaturas acima do habitual para a época e “acentuado aumento da intensidade do vento”.

A ANPC avisa que o cenário meteorológico “traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio até quarta-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios em todo o território continental”, com níveis de risco elevado e muito elevado.

Face a estas previsões, a ANPC lembra que a queima de matos cortados e amontoados e de qualquer tipo de sobrantes de exploração está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.

A ANPC recomenda também a “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais”.

De acordo com a SIC Notícias, desde 1 de janeiro de 2019 já foram registados mais de 1400 incêndios florestais.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o concelho de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, apresenta esta terça-feira risco máximo de incêndio e outros 22 estão em risco muito elevado. A temperatura máxima está acima dos valores normais para a época do ano, com valores entre 25ºC e 28ºC nas regiões centro e sul e entre 20ºC e 25ºC na região norte.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda agora se vai no início da época! E continua-se a apostar forte (embora mal!!) no combate, e pouco ou nada na detecção precoce dos incêndios, ou seja, quando basta apenas despejar “um balde de água” para o apagar!!!

RESPONDER

Iogurte duas vezes por semana pode diminuir o risco de cancro do intestino nos homens

Comer, pelo menos, duas porções de iogurte por semana pode prevenir o aparecimento de tumores nos intestinos dos homens. Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, no Missouri, Estados Unidos, concluiu, numa investigação recente, que …

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …