Há 21 incêndios em curso. Já foram registados mais de 1400 incêndios florestais desde o início do ano

Peter da Silva / EPA

A noite de segunda-feira foi de combate a incêndios florestais no Norte do país. No total, pelas 8h20 desta terça-feira, a Proteção Civil contava ainda 21 incêndios ativos nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto e Aveiro.

As ocorrências mobilizaram um total de 324 operacionais e 105 meios. Por causa de um dos incêndios, a estrada A28 (Porto — Viana) está cortada nos dois sentidos, entre Esposende e Antas, entre o quilómetro 47 e o quilómetro 57.

O incêndio florestal em Curvos, Esposende, deflagrou às 6h11, está a consumir uma zona de mato na freguesia de Palmeira de Faro e Curvos. O fumo intenso que está a afetar a zona obrigou as autoridades a encerrar a estrada.

O maior incêndio ativo está a ser combatido na freguesia de Pinheiro da Bemposta, concelho de Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, detalha a Autoridade Nacional de Proteção Civil. O fogo, cujo alerta foi dado às 3h32, estava às 7h00 por dominar, envolvendo 73 operacionais com o apoio de 22 meios terrestres e um meio aéreo.

A ANPC destaca​ também um fogo na localidade Rans, concelho de Penafiel, distrito do Porto, que começou às 3h30 e mobilizava 20 operacionais e sete meios terrestres.

Em Águeda, um incêndio foi combatido por 142 operacionais, de acordo com o Público. “O alerta para o incêndio foi dado pelas 21h30, junto à auto-estrada 25, em Serém, no concelho de Águeda”, adiantou fonte do CDOS. A população não correu risco e as chamas lavraram numa zona de eucaliptal.

De menores dimensões, também em São Mamede, Areosa, em Viana do Castelo, um incêndio foi dado como dominado pelas 18h26. O fogo chegou a ser combatido por três meios aéreos, apoiados por 51 operacionais e 15 viaturas.

Também as freguesia de Afife e de Freixieiro de Soutelo​ foram afetadas pelas chamas. Anteriormente, uma fonte daquele comando distrital disse à Lusa que “ocorreram cinco focos de incêndio, num espaço de tempo muito curto, que não resultaram de queimas”.

País em alerta

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso à população sobre o perigo de incêndio rural, devido à manutenção de temperaturas acima do habitual para a época e “acentuado aumento da intensidade do vento”.

A ANPC avisa que o cenário meteorológico “traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio até quarta-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios em todo o território continental”, com níveis de risco elevado e muito elevado.

Face a estas previsões, a ANPC lembra que a queima de matos cortados e amontoados e de qualquer tipo de sobrantes de exploração está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.

A ANPC recomenda também a “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais”.

De acordo com a SIC Notícias, desde 1 de janeiro de 2019 já foram registados mais de 1400 incêndios florestais.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o concelho de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, apresenta esta terça-feira risco máximo de incêndio e outros 22 estão em risco muito elevado. A temperatura máxima está acima dos valores normais para a época do ano, com valores entre 25ºC e 28ºC nas regiões centro e sul e entre 20ºC e 25ºC na região norte.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda agora se vai no início da época! E continua-se a apostar forte (embora mal!!) no combate, e pouco ou nada na detecção precoce dos incêndios, ou seja, quando basta apenas despejar “um balde de água” para o apagar!!!

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …