21 balcões do BPI fecham no fim do mês

Shatabisha / Wikimedia

sxc: Shatabisha / Wikimedia

sxc: Shatabisha / Wikimedia

O BPI vai fechar 21 balcões já no final deste mês, uma redução que estava prevista até final de 2014, e propor reformas antecipadas a parte dos trabalhadores dessas agências, segundo informação enviada pela administração à Comissão de Trabalhadores.

De acordo com fontes da Comissão de Trabalhadores, contactadas pela Lusa, o banco liderado por Fernando Ulrich informou que vai fechar 21 balcões já a 29 de Novembro. Uma operação justificada com a redução de custos assim como com as imposições das autoridades europeias, depois de o banco ter recorrido a dinheiro público para se recapitalizar.

Em Julho, o presidente do BPI, Fernando Ulrich, disse que o plano de reestruturação acordado com a Comissão Europeia obrigava a fechar 21 balcões até final de 2014 – mas que iria acontecer antes da data limite – e a reduzir o número de trabalhadores para 6.000 até fim de Dezembro de 2015.

O BPI tinha 6.326 trabalhadores em Portugal, no final de Setembro, menos 74 do que no início do ano, e 704 balcões, uma redução de 30 agências face ao final de 2012.
Já em 2012, o banco tinha reduzido o quadro de pessoal, ao fechar o ano com menos 258 trabalhadores.

Ainda na informação agora enviada à Comissão de Trabalhadores, a administração não fala directamente em despedimentos ou rescisões, dizendo que os funcionários dos 21 balcões que vão fechar serão transferidos para outros serviços do banco ou receberão propostas de reforma antecipada.

O BPI foi um dos bancos (que a par de BCP, Caixa Geral de Depósitos e Banif) que recorreram ao Estado para aumentar o capital e cumprir as exigências dos reguladores. Em Junho de 2012, o Estado injectou no banco 1.500 milhões através de obrigações convertíveis em acções (as chamadas ‘coco bonds’), sendo que uma parte importante desse montante a instituição já recomprou ao Estado.

Na apresentação de resultados do terceiro trimestre, a semana passada, o presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, anunciou que vai pedir permissão para antecipar a recompra de mais 588 milhões de euros. Caso a operação receba a necessária ‘luz verde’, o montante de ‘CoCo’ do BPI que estão na posse do Estado português baixa dos atuais 920 milhões de euros para 332 milhões de euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …