2018 foi o segundo ano com menos decretos aprovados desde o 25 de Abril

Manuel de Almeida / Lusa

O Governo anunciou esta sexta-feira que, em 2018, foram aprovados 117 decretos-lei, tornando-se assim no segundo ano, desde o 25 de Abril, com menos diplomas aprovados, dando seguimento ao objetivo de “contenção legislativa”.

“No terceiro ano de governação foram aprovados 117 decretos-lei. Em relação ao governo anterior, na comparação dos terceiros anos, há aqui uma redução do fluxo legislativo em 75 decretos-lei”, disse o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, que falava, em Lisboa, durante a apresentação do balanço da atividade legislativa de 2018.

De acordo com Tiago Antunes, a “contenção legislativa está a resultar”, tendo 2018 sido “o segundo ano, desde o 25 de Abril de 1974, com menor número de decretos-lei aprovados. Com menos de 2018, só 2016 e também com este Governo”.

No somatório dos três primeiros anos de legislatura do Governo de António Costa, foram aprovados 379 decretos-lei e revogados 1.623, a maior parte através da iniciativa Revoga+, que tem como objetivo eliminar decretos ultrapassados.

Este programa revogou 1.449 decretos-lei considerados “obsoletos”, do período compreendido entre 1975 e 1980, e propôs ao parlamento a revogação de outros 821.

No decorrer do primeiro trimestre de 2019 será levada a cabo a segunda fase da iniciativa com a eliminação de diplomas “já ultrapassados ou em desuso” do período 1981-1985.

Durante a sua intervenção, Tiago Antunes anunciou ainda que, a partir de fevereiro, vai ser iniciado um projeto-piloto de “avaliação do impacto da legislação aprovado pelo Governo, no que diz respeito à prevenção da corrupção” e ao combate à pobreza.

“Cremos que é importante avaliar em que medida a legislação que vamos aprovando contribui ou não para a persecução desses objetivos”, indicou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nove em cada 10 idosos em tratamento médico sofrem de solidão

Cerca de 91% dos idosos seguidos nos cuidados de saúde primários revelam sentir algum grau de solidão, sendo que um terço reporta mesmo níveis graves, o que interfere com os cuidados, revela uma nova investigação. A …

Juros baixos vão permitir ao Estado poupar mil milhões de euros

A redução nas taxas de juro da dívida pública vai permitir ao Estado poupar, de 2016 até final de 2019, cerca de mil milhões de euros. Só em 2019, o país deverá poupar em juros …

Praia de Fukushima reabre ao público oito anos depois do acidente nuclear

Este fim de semana, e pela primeira vez depois da catástrofe nuclear de Fukushima-1, os japoneses puderam voltar a nadar numa das praias da cidade afetada pelo terramoto e tsunami de 2011. De acordo com o …

"Greve do dia 12 vai ter repercussões muito mais graves do que as do mês de abril"

O sindicato avisa que, além dos combustíveis, a próxima greve vai afetar também o abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços. O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) ameaça consequências mais graves para …

Desde que tomou posse, Bolsonaro faz uma afirmação falsa por dia

Bolsonaro prestou 2054 declarações falsas ou distorcidas nos primeiros 184 dias do seu mandato, concluiu o site digital Aos Fatos, dedicada à verificação do rigor das informações divulgadas pelos media do país. Esse resultado dá uma …

Cashball. Bruno de Carvalho apontado como “chefe” do esquema

Paulo Silva, o empresário denunciante do caso Cashball, prestou novas declarações no âmbito deste processo, apontando o antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho como o "chefe" do alegado esquema de corrupção. Tal como recorda a …

Kamov parados já têm autorização para voar

A Agência Nacional de Aviação Civil deu, esta segunda-feira, autorização para que três dos helicópteros Kamov retomem os voos e estejam disponíveis para o combate aos incêndios. Os três Kamov, operados pela HeliPortugal, obtiveram esta segunda-feira …

Dezenas de baleias encontradas mortas numa praia na Islândia

Dezenas de baleias mortas foram encontradas, na passada quinta-feira, numa praia no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa. Segundo a BBC, cerca de 60 baleias-piloto (Globicephala) foram …

Natalie Portman é o novo Thor

Em Thor: Love and Thunder, a atriz Natalie Portman vai dar vida à Dra. Jane Foster, que assume os poderes do super-herói. A atriz Natalie Portman vai regressar à personagem de Jane Foster naquele que será …

VAR salva Jesus da primeira derrota do Flamengo no Brasileirão

O treinador português Jorge Jesus esteve perto de sentir pela primeira vez o sabor da derrota no Brasileirão de futebol, mas o videoárbitro (VAR) validou o golo de Gabriel Barbosa já perto do final da …