2014 foi ano o mais chuvoso dos últimos 25 em Portugal

    an untrained eye / Flickr

    -

    O ano de 2014 foi o mais chuvoso dos últimos 25 anos em Portugal Continental, segundo o resumo climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    No documento, o IPMA indica que o ano de 2014, em Portugal Continental, se caracterizou por valores da temperatura média do ar e da precipitação superiores ao valor médio.

    “O valor da quantidade de precipitação em 2014 foi o mais alto dos últimos 25 anos”, adianta o IPMA, sublinhando que os valores superiores aos registados em 2014 ocorreram apenas em cerca de 20 por cento dos anos desde 1931.

    O IPMA, que classifica 2014 como “um ano muito chuvoso”, refere também que o valor médio de precipitação total anual, 1098,2 milímetros (mm), corresponde a uma anomalia de mais 216,1 mm em relação ao valor médio 1971-2000.

    O resumo climatológico destaca, igualmente, que o ano 2014 foi o 12.º mais quente desde 1931 em Portugal Continental.

    “O valor médio anual da temperatura média do ar, 15,80 graus centígrados, foi superior ao valor médio em mais 0,54 graus centígrados, sendo o 12.º valor mais alto desde 1931″, refere.

    Segundo o IPMA, valores superiores aos registados este ano ocorreram apenas em cerca de 15 por cento dos anos.

    O documento acrescenta que “os valores médios anuais da temperatura máxima e mínima do ar foram superiores aos respectivos valores normais em mais 0,51 graus centígrados e mais 0,56 graus centígrados, respectivamente”.

    O IPMA diz ainda que o valor médio anual da temperatura mínima do ar corresponde ao 11.º valor mais alto desde 1931 e o 2.º mais alto desde 2000.

    /Lusa

    PARTILHAR

    RESPONDER

    Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

    Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

    É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

    Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

    Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

    Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

    Twitter suspende conta de André Ventura

    O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

    Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

    O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

    Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

    Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

    Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

    O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

    Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

    Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …

    Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

    Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …

    Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

    TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …