2014 foi ano o mais chuvoso dos últimos 25 em Portugal

    an untrained eye / Flickr

    -

    O ano de 2014 foi o mais chuvoso dos últimos 25 anos em Portugal Continental, segundo o resumo climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    No documento, o IPMA indica que o ano de 2014, em Portugal Continental, se caracterizou por valores da temperatura média do ar e da precipitação superiores ao valor médio.

    “O valor da quantidade de precipitação em 2014 foi o mais alto dos últimos 25 anos”, adianta o IPMA, sublinhando que os valores superiores aos registados em 2014 ocorreram apenas em cerca de 20 por cento dos anos desde 1931.

    O IPMA, que classifica 2014 como “um ano muito chuvoso”, refere também que o valor médio de precipitação total anual, 1098,2 milímetros (mm), corresponde a uma anomalia de mais 216,1 mm em relação ao valor médio 1971-2000.

    O resumo climatológico destaca, igualmente, que o ano 2014 foi o 12.º mais quente desde 1931 em Portugal Continental.

    “O valor médio anual da temperatura média do ar, 15,80 graus centígrados, foi superior ao valor médio em mais 0,54 graus centígrados, sendo o 12.º valor mais alto desde 1931″, refere.

    Segundo o IPMA, valores superiores aos registados este ano ocorreram apenas em cerca de 15 por cento dos anos.

    O documento acrescenta que “os valores médios anuais da temperatura máxima e mínima do ar foram superiores aos respectivos valores normais em mais 0,51 graus centígrados e mais 0,56 graus centígrados, respectivamente”.

    O IPMA diz ainda que o valor médio anual da temperatura mínima do ar corresponde ao 11.º valor mais alto desde 1931 e o 2.º mais alto desde 2000.

    /Lusa

    PARTILHAR

    RESPONDER

    Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

    A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

    Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

    Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

    Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

    O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

    "Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

    O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

    Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

    Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

    O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

    Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

    Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

    Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

    Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …

    Já foram identificados alguns dos adeptos que insultaram Marega. Arriscam prisão até 5 anos

    A Polícia de Segurança Pública (PSP) já identificou alguns dos adeptos que estiveram envolvidos nos insultos racistas ao jogador Moussa Marega, do FC Porto, durante o jogo no Estádio do Vitória de Guimarães. Arriscam penas …

    Coligação PSD/CDS à vista em Lisboa (e os centristas lançam o trunfo Cristas)

    "Se a direita quer ganhar Lisboa, deve unir-se". É desta forma clara que o presidente da distrital do CDS/Lisboa, João Gonçalves Pereira, abre a porta a uma eventual coligação com o PSD nas eleições autárquicas …