2013 foi o ano com menos homicídios e tiroteios na história de Nova Iorque

Mariordo / Wikimedia

Times Square, Nova Iorque

Times Square, Nova Iorque

O ano de 2013 foi o que menos homicídios e tiroteios registou na história de Nova Iorque, anunciaram o presidente da Câmara e o chefe da polícia, respetivamente Michael Bloomberg e Ryan Kelly, ambos demissionários.

Nos últimos 12 meses, 332 pessoas morreram vítimas de homicídio em Nova Iorque, menos 20% do que em 2012 e significativamente menos do que as 649 mortes apuradas em 2001 ou as 2.245 de 1995, indicam os dados revelados por ambos os responsáveis na cerimónia de graduação dos estudantes da academia de polícia.

“As estratégias de luta contra o crime em Nova Iorque converteram a cidade na metrópole mais segura dos Estados Unidos e numa cidade exemplo para outros centros populacionais no mundo”, assegurou Michael Bloomberg, que termina em breve um percurso de 12 anos à frente do município de Nova Iorque.

Há cerca de um ano, Nova Iorque viveu também um dia inédito: pela primeira vez na história da cidade, durante um dia inteiro, não houve registo de nenhum crime violento.

Mais precisamente das 22h25 de dia 25 às 11h20 de 27 de Novembro de 2012, não foi reportado à polícia nenhum homicídio ou ataque com armas de fogo ou armas brancas.

Nesse período foi disparado um único tiro: um rapaz de 16 anos que disparou acidentalmente e atingiu a sua própria coxa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores desenvolvem tecnologia que permite datar as impressões digitais

Encontrar as impressões digitais numa cena de crime nem sempre é suficiente para haver condenação, podendo os suspeitos alegar que as mesmas foram deixadas antes de o crime ocorrer. Essa realidade pode estar prestes a …

Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados. A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de …

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …