200 ex-deputados indianos vão ter de deixar os bungalows de luxo onde vivem

Os deputados indianos que perderam os seus lugares nas recentes eleições enfrentam um novo problema: têm de sair rapidamente das casas oficiais onde vivem.

As habitações, na maioria bungalows de luxo numa zona privilegiada de Nova Deli, deviam ter ficado vagas a 25 de junho, um mês depois da dissolução do parlamento. Mas, seguindo uma velha tradição indiana, muitos ex-deputados deixaram-se ficar.

Cerca de 200 continuam nos bungalows, quase dois meses após a data em que deviam ter saído, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Mas desta vez, o governo decidiu apressar-lhes a saída – foi-lhes dada uma semana para deixar os bungalows. Daqui a três dias a eletricidade, a água e o gás vão ser cortados.

O primeiro-ministro releito, Narendra Modi, explicou no Twitter: “Quando tem início uma nova sessão do parlamento, os novos deputados têm muita dificuldade em arranjar alojamento. Estou satisfeito por haver esforços para ultrapassar este problema. Ser deputado significa que pessoas do seu círculo também vêm e também elas precisam de alojamento”.

No entanto, nem toda a gente apreciou a justificação para a medida. O porta-voz senior do parlamento, Anand Sharma, respondeu, também no Twitter: “Primeiro Ministro! O seu diktat aos ex-deputados para deixarem os alojamentos em sete dias é duro, arbitrário e discriminatório. Os ex-deputados recebem uma pensão menor que a dos peões”.

Notando que até as secretárias do governo podem ficar no alojamento por seis meses extra, Sharma interpelou Modi: “Faço-lhe uma pergunta direta: quer que os deputados indianos sejam ricos e corruptos? Que representem o povo ou as corporações e as multinacionais? Os honestos têm famílias a sustentar. Está a ser hipócrita“.

Em 2013, a ex-mulher de um político da Caxemira recusou-se a sair da casa. A polícia despejou-a à força. Já no ano passado, um ex-ministro de Uttar Pradesh teve de receber uma ordem de despejo antes de deixar o seu bungalow de má vontade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …