200 ex-deputados indianos vão ter de deixar os bungalows de luxo onde vivem

Os deputados indianos que perderam os seus lugares nas recentes eleições enfrentam um novo problema: têm de sair rapidamente das casas oficiais onde vivem.

As habitações, na maioria bungalows de luxo numa zona privilegiada de Nova Deli, deviam ter ficado vagas a 25 de junho, um mês depois da dissolução do parlamento. Mas, seguindo uma velha tradição indiana, muitos ex-deputados deixaram-se ficar.

Cerca de 200 continuam nos bungalows, quase dois meses após a data em que deviam ter saído, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Mas desta vez, o governo decidiu apressar-lhes a saída – foi-lhes dada uma semana para deixar os bungalows. Daqui a três dias a eletricidade, a água e o gás vão ser cortados.

O primeiro-ministro releito, Narendra Modi, explicou no Twitter: “Quando tem início uma nova sessão do parlamento, os novos deputados têm muita dificuldade em arranjar alojamento. Estou satisfeito por haver esforços para ultrapassar este problema. Ser deputado significa que pessoas do seu círculo também vêm e também elas precisam de alojamento”.

No entanto, nem toda a gente apreciou a justificação para a medida. O porta-voz senior do parlamento, Anand Sharma, respondeu, também no Twitter: “Primeiro Ministro! O seu diktat aos ex-deputados para deixarem os alojamentos em sete dias é duro, arbitrário e discriminatório. Os ex-deputados recebem uma pensão menor que a dos peões”.

Notando que até as secretárias do governo podem ficar no alojamento por seis meses extra, Sharma interpelou Modi: “Faço-lhe uma pergunta direta: quer que os deputados indianos sejam ricos e corruptos? Que representem o povo ou as corporações e as multinacionais? Os honestos têm famílias a sustentar. Está a ser hipócrita“.

Em 2013, a ex-mulher de um político da Caxemira recusou-se a sair da casa. A polícia despejou-a à força. Já no ano passado, um ex-ministro de Uttar Pradesh teve de receber uma ordem de despejo antes de deixar o seu bungalow de má vontade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alto funcionário da EMA sugere deixar de administrar vacina da AstraZeneca

Um alto funcionário da Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse numa entrevista, este domingo, que seria melhor deixar de administrar a vacina da AstraZeneca a todos os grupos etários quando houver alternativas disponíveis. Marco Cavaleri, responsável …

707 casos de covid-19 e duas mortes em Portugal. Maior número de internados desde abril

Portugal registou este domingo mais duas mortes e 707 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das duas mortes por covid-19 registadas este domingo em …

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …