200 ex-deputados indianos vão ter de deixar os bungalows de luxo onde vivem

Os deputados indianos que perderam os seus lugares nas recentes eleições enfrentam um novo problema: têm de sair rapidamente das casas oficiais onde vivem.

As habitações, na maioria bungalows de luxo numa zona privilegiada de Nova Deli, deviam ter ficado vagas a 25 de junho, um mês depois da dissolução do parlamento. Mas, seguindo uma velha tradição indiana, muitos ex-deputados deixaram-se ficar.

Cerca de 200 continuam nos bungalows, quase dois meses após a data em que deviam ter saído, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Mas desta vez, o governo decidiu apressar-lhes a saída – foi-lhes dada uma semana para deixar os bungalows. Daqui a três dias a eletricidade, a água e o gás vão ser cortados.

O primeiro-ministro releito, Narendra Modi, explicou no Twitter: “Quando tem início uma nova sessão do parlamento, os novos deputados têm muita dificuldade em arranjar alojamento. Estou satisfeito por haver esforços para ultrapassar este problema. Ser deputado significa que pessoas do seu círculo também vêm e também elas precisam de alojamento”.

No entanto, nem toda a gente apreciou a justificação para a medida. O porta-voz senior do parlamento, Anand Sharma, respondeu, também no Twitter: “Primeiro Ministro! O seu diktat aos ex-deputados para deixarem os alojamentos em sete dias é duro, arbitrário e discriminatório. Os ex-deputados recebem uma pensão menor que a dos peões”.

Notando que até as secretárias do governo podem ficar no alojamento por seis meses extra, Sharma interpelou Modi: “Faço-lhe uma pergunta direta: quer que os deputados indianos sejam ricos e corruptos? Que representem o povo ou as corporações e as multinacionais? Os honestos têm famílias a sustentar. Está a ser hipócrita“.

Em 2013, a ex-mulher de um político da Caxemira recusou-se a sair da casa. A polícia despejou-a à força. Já no ano passado, um ex-ministro de Uttar Pradesh teve de receber uma ordem de despejo antes de deixar o seu bungalow de má vontade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …