196 milhões sob suspeita em concurso de helicópteros

Hugo Delgado / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O antigo ministro da Administração Interna estará agora sob suspeita de ter favorecido um ex-sócio no concurso para a operação e manutenção dos helicópteros do Estado.

Este concurso, o maior do género feito em Portugal, envolvia um negócio de 196 milhões de euros e terá ficado sob suspeita enquanto decorria a investigação do processo dos vistos Gold, avança o Correio da Manhã esta quinta-feira.

De acordo com informações apuradas pelo jornal, as autoridades detetaram que Miguel Macedo passou informação sobre o concurso, meses antes de ser tornado público, a Jaime Couto Alves, empresário e ex-sócio do governante.

Na altura em que se começou a falar deste caso, o Ministério Público não quis especificar qual era o concurso público em causa.

Mas de acordo com o documento entregue no gabinete da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, dizia-se que Miguel Macedo tinha disponibilizado ao empresário “documentação de natureza concursal pública internacional (caderno de encargos) numa fase prévia à sua publicitação”.

Na origem das suspeitas está ainda a Everjets, empresa que ganhou parte do respetivo concurso –  manutenção de três helicópteros Kamov e 25 ligeiros num total de 90 milhões de euros – mas que nunca levantou o caderno de encargos.

A investigação está assim a tentar perceber se esta empresa tem alguma relação com o ex-sócio do antigo ministro da Administração Interna.

Além disso, o CM ainda sabe que este concurso para a operação e manutenção dos helicópteros do Estado foi melhorado por Macedo, uma vez que a hora de voo de cada Kamov passou a ser paga a 5925 euros, contra os 5333 euros anteriores.

Tanto o ex-ministro como Jaime Couto Alves são arguidos no mesmo processo batizado de Operação Labirinto, estando o ex-ministro sujeito a termo de identidade e residência.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. São submarinos, são helicópteros, são sobreiros abatidos, são Jaguar’s oferecidos, são fotocópias tiradas pela calada da noite, são milhares de euros a aparecer misteriosamente em contas, são Casos Moderna, são Casos Portucalense, enfim… é um regabofe praticado pela extrema-direita radical dos laranjadas do ppd e dos betinhos do cds/pl ( partido da lambreta ) … Para quando uma revolução a sério que elimine esta laia de corruptos que se governam e desgovernam poortugal desde 1976 ?????????????????????????

  2. Para quando cadeia para esta cambada? perde-se tempo e gasta-se dinheiro em investigações que depois dão em nada. Eles ficam com os bolsos cheios e a rir do pacóvio do ZÉ POVINHO. Tem que haver uma tomada de poder pelos militares de maneira a pôr ordem nesta desordem. Quem prejudicar o País ficará sem nada e cadeia com julgamento sumário. Familiares e amigos também se não conseguirem provar como ficaram ricos de repente.

  3. ”Tanto o ex-ministro como Jaime Couto Alves são arguidos no mesmo processo batizado de Operação Labirinto, estando o ex-ministro sujeito a termo de identidade e residência.” CADEIA COM ELES IMEDIATAMENTE, SEM DIREITO A CAUÇÃO.

RESPONDER

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …