Este ano, a pandemia já atirou 16 festivais para 2022

Estela Silva / Lusa

Em 2020, os festivais de verão viram-se obrigados a adiar as suas edições, mas este ano não será muito diferente. Até ao momento, 16 decidiram voltar a adiar para 2022.

Segundo a APORFEST (Associação Portuguesa dos Festivais de Música), 15 festivais decidiram voltar a adiar para 2022. A este levantamento junta-se o SonicBlast, em Caminha, que, na sexta-feira, ainda não tinha oficializado o adiamento junto da associação. Entretanto, anunciou nas redes sociais.

A maioria mantém a data para 2021, na esperança de ter público ainda que com novas regras sanitárias, destaca o ECO.

O primeiro grande festival a adiar foi o NOS PrimaveraSound, em março, numa “dolorosa decisão” que se deve “às incertezas que neste momento rodeiam os grandes espetáculos” e que inviabilizam “trabalhar com normalidade na preparação do festival”.

O festival terá lugar entre 9 e 12 de junho de 2022.

O NOS Alive também adiou o evento para o próximo ano. No Instagram, a organização escreveu que “não é uma decisão tomada de ânimo leve”, mas sim a pensar na “responsabilidade” e “segurança” de todos os envolvidos.

Algés voltará a receber o festival nos dias 6, 7, 8 e 9 de julho de 2022.

Já o Marés Vivas decidiu adiar para os dias 15, 16 e 17 de julho de 2022, “devido às incertezas que ainda nos rodeiam”. “Sem garantias de que em julho estejam já reunidas todas as condições para que possamos trabalhar com normalidade na sua preparação e celebração, não nos resta outra alternativa se não o adiamento.”

A estes quatro festivais já mencionados, juntam-se os Sons de Vez (Arcos de Valdevez); ID_No Limits (Cascais); Maktub Soundsgood (Madeira); Hard Metal Fest Mangualde (Mangualde); Voa – Heavy Rock Festival (Corroios); EDC Portugal (Portimão); Rock in Rio Lisboa (Lisboa); Festival Musa Cascais (Cascais); Solnaro Festival (Braga); Boom Festival (Idanha-a-Nova); Dancefloor – Jump to the Floor (Leiria) e Bons Sons (Cem Soldos).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …