1500 crianças migrantes estão desaparecidas nos EUA. Ninguém sabe de quem é a culpa

O país está chocado. As autoridades norte-americanas perderam o rasto a quase 1500 crianças migrantes, que chegam sozinhas ao país e são entregues a famílias de acolhimento.

Steven Wagner, secretário assistente interino da Administração para Crianças e Famílias do Departamento de Saúde, fez esta revelação durante uma sessão de um subcomité do Senado, há cerca de um mês, mas o país continua chocado com esta situação.

Milhares de pessoas atravessam anualmente a fronteira sul dos Estados Unidos, provenientes de países como Guatemala ou Honduras, de onde fogem à pobreza e à violência.

Há muitos menores que se apresentam às autoridades norte-americanas sozinhos. Estas reencaminham-os para o Departamento de Segurança Nacional e, depois, para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Segundo o Público, a maioria das crianças é entregue a familiares que já vivem naquele país, mas qualquer cidadão pode ser candidato a acolher estes menores migrantes. No ano passado, revela Wagner, foram entregues a famílias 40 mil menores.

Quando são integradas numa família de acolhimento, a situação das crianças é acompanhada pelo Gabinete de Realojamento de Refugiados. No entanto, há vários relatos de problemas com a forma como se faz a supervisão das condições de vida dos menores com as novas famílias.

Para evitar casos de tráfico humano, por exemplo, as crianças passaram a ser acompanhadas não por um, mas por dois departamentos em conjunto durante o primeiro ano. Esta foi a solução encontrada, mas as falhas continuam a acontecer.

O jornal escreve que, em outubro, o Gabinete de Realojamento de Refugiados começou a localizar mais de 7600 menores que tinham sido entregues a famílias, mas pouco mais de seis mil continuavam com elas. 28 fugiram de casa, cinco foram expulsas dos EUA e 52 foram colocadas noutras famílias.

No entanto, o que está a preocupar os Estados Unidos é a localização, ainda por apurar, de 1475 crianças migrantes.

Rob Portman, presidente do subcomité do Senado, chocado com esta revelação, disse que “o Departamento de Saúde tem a responsabilidade de localizar estas crianças para que não sejam traficadas ou abusadas”.

Contudo, não há certezas quanto à responsabilidade da agência. “Há muito tempo que é uma interpretação do Departamento de Saúde de que o Gabinete de Realojamento de Refugiados não é legalmente responsável pelas crianças assim que elas deixam de estar aos cuidados da agência”, disse Wagner.

O responsável garantiu , no entanto, que o departamento irá rever a sua interpretação para garantir que estes casos não se repetem, assegurando uma vigilância mais eficaz dos menores entregues a famílias de acolhimento.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se as pessoas são “todas iguais” porque é que nos países dominados por latinos e africanos é só crime fome e miséria? Porque é que o México, por exemplo, não é tão rico como os EUA? Na África e nos países sul-americanos só sabem fazer filhos para mandar para a Europa e para os EUA.

    • Nem todos os países estão dispostos a entrar nos mecanismos próprios de um país ocidental, com dispositivos de controlo para tudo e todos. As culturas, as religiões, os estados de direito e as liberdades são diferentes.

      • Você e a lenga lenga dp politicamente correto. Se “não estão dispostos a entrar nos mecanismos próprios de um país ocidental, com dispositivos de controlo para tudo e todos” porque é que vem para cá? Se querem viver na bandalheira e no forrobodó é lá com eles Não têm é que vir para cá depois. Não lhes agradas a cultura ocidental mas para virem para cá comer o pouco que a gente tem já lhes agrada.

RESPONDER

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …