/

Carreiras muito longas: 15 mil portugueses já pediram reforma antecipada

Nos últimos dez meses, a Segurança Social recebeu e deu parecer favorável a mais de 15 mil pedidos de reforma antecipada formulados por trabalhadores com carreiras contributivas muito longas.

Os números foram avançados pelo Governo de António Costa nesta quinta-feira, dia em que as novas regras para pensões antecipadas em carreiras longas foram aprovadas, revela o De acordo com o Diário de Notícias.

Dos 15 mil portugueses que pediram reforma antecipada, cerca 11.500 aceitaram o valor que lhes foi proposto pelo Centro Nacional de Pensões. Os restantes 3500 contribuintes optaram por continuar a trabalhar.

Desde 2016 que vigora uma regra que determina que um pedido de pensão apenas se torna efetivo depois de o respetivo beneficiário ser notificado de qual vai ser o valor que passa a receber mensalmente e confirmar a decisão junto do Centro Nacional de Pensões, recorda o diário.

Nesta quinta-feira, foi aprovado o decreto-lei que alarga o regime que permite a saída antecipada do mercado de trabalho às pessoas que começaram a trabalhar aos 16 ou em idade inferior e que atualmente tenham pelo menos 60 anos. A medida ontem aprovada entrará em vigor a 1 de outubro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.