15 mil jovens europeus vão poder fazer um Interrail totalmente grátis

Estão abertas as candidaturas para os jovens europeus com 18 anos que queiram ganhar uma viagem pela Europa, às custas do orçamento da União Europeia, no âmbito da iniciativa DiscoverEU.

O programa lançado pela União Europeia pretende atribuir 15 mil viagens gratuitas a jovens de 18 anos (feitos em 1 de Julho de 2018) oriundos dos 28 países do espaço comunitário.

O objectivo é permitir a estes jovens “tirar partido da liberdade de circulação na UE” e dar-lhes a oportunidade de perceberem “melhor a diversidade da Europa” e de “apreciar a sua riqueza cultural”, destaca o Portal Europeu da Juventude.

As candidaturas para estas viagens gratuitas arrancam nesta terça-feira e prolongam-se até 26 de Junho.

Os jovens de Portugal vão ter direito a 302 viagens, segundo apurou a TSF, que nota que a UE espera gastar 12 milhões de euros com esta iniciativa em 2018. Mas o objectivo é alargar o orçamento para os 700 milhões de euros entre 2021 e 2027.

A UE suporta as despesas das viagens, para serem essencialmente feitas de comboio e durante, no máximo, um mês. Os jovens terão que suportar as restantes despesas inerentes às viagens, nomeadamente a alimentação e o alojamento.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Após cumprir o serviço militar obrigatório e até à idade limite, 26 anos, fiz 5 vezes o Interrail, na década de 80 do século passado. Agora com 55 anos e quase na reforma ainda tenho saudades dessas viagens.
    Não há umas borlas para velhos clientes frequentes? Eu quero!

      • Caro Tiago Vasconcelos
        Nunca precisei de viajar ou viver com o dinheiro dos outros.
        Para quem começou a trabalhar antes dos 15 anos seria muito mais justo que o Estado se lembrasse de quem sempre contribuiu com pontualidade com o esforço do seu trabalho para a Economia Nacional, a quem serviu o país com 16 meses da sua vida de jovem no serviço militar. Seria muito mais justo que estar a dar prémios a quem nunca fez nada pelo país.
        Ah! E, já agora, só mais uma perguntinha: Sabe o que é a ironia? Se não compreende, pergunte em casa às pessoas mais velhas da família e compare as respostas deles (nossas) com a sua.
        Um abraço. Vou CONTINUAR a viajar do meu bolso porque a geração mais nova insiste em só pensar no seu próprio umbigo.

        • Muito bem!!!
          Para as multinacionais europeias (principalmente alemãs como o LIDL, Bosch, VW, etc, etc), há milhares de milhões de fundos europeus todos os anos, mas, para o europeu comum, sobram apenas uns trocos!…
          Só discordo da parte da “geração mais nova”; se eles são assim, a culpa é precisamente dos mais velhos!…

          • Caro Eu (Até parece que estou a falar para mim)
            Concordo plenamente com a atribuição da culpa. A geração mais nova é assim porque “quem manda” (somos nós(?), os mais velhos) alimentou o culto do prémio antes do trabalho.
            Em minha opinião, isto não passam de manobras de diversão e preparar os novos eleitores para garantirem votos futuros.
            Isto é uma oferta (um prémio) efémera (acaba, para toda a vida, ao fim de um mês) que nada dará a quem usufruir dela e nada custará a quem a der.
            Será que alguém com poderes se lembrou de dar um prémio aos jovens de 18 anos para a sua vida toda?
            Por exemplo:
            – Garantir a conclusão de um curso universitário a custo zero, para os que querem estudar.
            – Garantir verdadeiros cursos profissionais com prática em várias empresas, para os que não querem estudar
            – Garantir um emprego a quem não tenha capacidades para estudar ou aprender
            – … e por aí fora.
            Isso sim, seriam ofertas de louvar.

        • Caro Jaime Maia
          Por vezes respondemos sem pensar que o brincalhão a quem respondemos até sabe o que está a dizer e diz aquilo que quer dizer num tom de brincadeira para ser ouvido por mais gente, mais que não seja, pelo insólito daquilo que diz.
          Eu creio que o Tiago Vasconcelos desconhece que os países nórdicos, há uns anos, metia a Terceira Idade mais ágil em camionetas e patrocinava-lhes excursões por esta Europa fora.
          O que eu pedi até nem é tão descabido de todo, excepto para os distraídos.
          Agora, cá entre nós, se me oferecessem um Interrail eu não podia aceitar por questões de obrigações profissionais. Eu só posso fazer uma semana de férias por ano.
          Cumprimentos.

      • Merkel, Sarkozy, Durão Barroso, Sampaio, Cavaco; Blair, Aznar, etc, etc…
        Tudo “boa” gente que não viaja à custa dos contribuintes europeus e que paga tudo do seu bolso!…

RESPONDER

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançado somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …