15 mil jovens europeus vão poder fazer um Interrail totalmente grátis

Estão abertas as candidaturas para os jovens europeus com 18 anos que queiram ganhar uma viagem pela Europa, às custas do orçamento da União Europeia, no âmbito da iniciativa DiscoverEU.

O programa lançado pela União Europeia pretende atribuir 15 mil viagens gratuitas a jovens de 18 anos (feitos em 1 de Julho de 2018) oriundos dos 28 países do espaço comunitário.

O objectivo é permitir a estes jovens “tirar partido da liberdade de circulação na UE” e dar-lhes a oportunidade de perceberem “melhor a diversidade da Europa” e de “apreciar a sua riqueza cultural”, destaca o Portal Europeu da Juventude.

As candidaturas para estas viagens gratuitas arrancam nesta terça-feira e prolongam-se até 26 de Junho.

Os jovens de Portugal vão ter direito a 302 viagens, segundo apurou a TSF, que nota que a UE espera gastar 12 milhões de euros com esta iniciativa em 2018. Mas o objectivo é alargar o orçamento para os 700 milhões de euros entre 2021 e 2027.

A UE suporta as despesas das viagens, para serem essencialmente feitas de comboio e durante, no máximo, um mês. Os jovens terão que suportar as restantes despesas inerentes às viagens, nomeadamente a alimentação e o alojamento.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Após cumprir o serviço militar obrigatório e até à idade limite, 26 anos, fiz 5 vezes o Interrail, na década de 80 do século passado. Agora com 55 anos e quase na reforma ainda tenho saudades dessas viagens.
    Não há umas borlas para velhos clientes frequentes? Eu quero!

      • Caro Tiago Vasconcelos
        Nunca precisei de viajar ou viver com o dinheiro dos outros.
        Para quem começou a trabalhar antes dos 15 anos seria muito mais justo que o Estado se lembrasse de quem sempre contribuiu com pontualidade com o esforço do seu trabalho para a Economia Nacional, a quem serviu o país com 16 meses da sua vida de jovem no serviço militar. Seria muito mais justo que estar a dar prémios a quem nunca fez nada pelo país.
        Ah! E, já agora, só mais uma perguntinha: Sabe o que é a ironia? Se não compreende, pergunte em casa às pessoas mais velhas da família e compare as respostas deles (nossas) com a sua.
        Um abraço. Vou CONTINUAR a viajar do meu bolso porque a geração mais nova insiste em só pensar no seu próprio umbigo.

        • Muito bem!!!
          Para as multinacionais europeias (principalmente alemãs como o LIDL, Bosch, VW, etc, etc), há milhares de milhões de fundos europeus todos os anos, mas, para o europeu comum, sobram apenas uns trocos!…
          Só discordo da parte da “geração mais nova”; se eles são assim, a culpa é precisamente dos mais velhos!…

          • Caro Eu (Até parece que estou a falar para mim)
            Concordo plenamente com a atribuição da culpa. A geração mais nova é assim porque “quem manda” (somos nós(?), os mais velhos) alimentou o culto do prémio antes do trabalho.
            Em minha opinião, isto não passam de manobras de diversão e preparar os novos eleitores para garantirem votos futuros.
            Isto é uma oferta (um prémio) efémera (acaba, para toda a vida, ao fim de um mês) que nada dará a quem usufruir dela e nada custará a quem a der.
            Será que alguém com poderes se lembrou de dar um prémio aos jovens de 18 anos para a sua vida toda?
            Por exemplo:
            – Garantir a conclusão de um curso universitário a custo zero, para os que querem estudar.
            – Garantir verdadeiros cursos profissionais com prática em várias empresas, para os que não querem estudar
            – Garantir um emprego a quem não tenha capacidades para estudar ou aprender
            – … e por aí fora.
            Isso sim, seriam ofertas de louvar.

        • Caro Jaime Maia
          Por vezes respondemos sem pensar que o brincalhão a quem respondemos até sabe o que está a dizer e diz aquilo que quer dizer num tom de brincadeira para ser ouvido por mais gente, mais que não seja, pelo insólito daquilo que diz.
          Eu creio que o Tiago Vasconcelos desconhece que os países nórdicos, há uns anos, metia a Terceira Idade mais ágil em camionetas e patrocinava-lhes excursões por esta Europa fora.
          O que eu pedi até nem é tão descabido de todo, excepto para os distraídos.
          Agora, cá entre nós, se me oferecessem um Interrail eu não podia aceitar por questões de obrigações profissionais. Eu só posso fazer uma semana de férias por ano.
          Cumprimentos.

      • Merkel, Sarkozy, Durão Barroso, Sampaio, Cavaco; Blair, Aznar, etc, etc…
        Tudo “boa” gente que não viaja à custa dos contribuintes europeus e que paga tudo do seu bolso!…

RESPONDER

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …