Sim, é verdade: Interrail pela Europa totalmente grátis

Se está prestes a fazer 18 anos, a Comissão Europeia já tem a sua prenda de aniversário pensada: um Interrail pela Europa, gratuito.

O anúncio foi feito a 1 de março pelo comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics. A Comissão Europeia quer avançar com o programa e permitir que embarque numa aventura, sem qualquer custo.

A proposta foi apresentada em outubro de 2016 por Manfred Weber, presidente do grupo parlamentar dos democratas europeus. O deputado alemão propôs Interrail gratuito aos cidadãos nascidos ou residentes na UE assim que fizessem 18 anos. A medida aplica-se a todos os jovens, independentemente do estatuto social, da educação ou nacionalidade.

A iniciativa já tinha sido aprovada pelo Parlamento Europeu em dezembro de 2017, mas só na passada quarta-feira é que a Comissão decidiu avançar com a medida. Para a ideia poder ser concretizada, será feito um investimento de 12 milhões de euros.  Os jovens poderão realizar viagens ilimitadas em praticamente todas as redes ferroviárias da Europa.

“O comboio será o principal modo de transporte, mas é possível que sejam encontradas alternativas, se necessárias, tendo em conta questões ambientais, bem como o tempo e a distância”, refere a entidade em comunicado.

No mesmo, pode ler-se a que esta é uma “oportunidade para explorar a Europa”. Segundo Tibor Navracsics, “a educação não passa só por aprender nas salas de aula, mas também por descobrir mais sobre a cultura e tradição dos nossos compatriotas europeus”.

Espera-se que  as viagens comecem a ser feitas ainda este verão, mas ainda não foram revelados todos os pormenores sobre a selecção dos jovens que receberão o passe para embarcar na experiência.  Sabe-se para já que os interessados deverão candidatar-se através de “um sistema user-friendly”, para uma seleção “imparcial e objetiva”.

Quanto à escolha dos destinos, a organização esclareceu também no comunicado que poderá não existir uma total liberdade de escolha.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho muito bem!
    Já que há tanto dinheiro para gastar com parasitas incompetentes como são boa parte dos deputados europeus (e subsidiários milionários para multinacionais com lucros de milhões!), também podem dispensar algum para os jovens europeus tentarem conhecer um pouco melhor a Europa!!
    Eu é que não tive essa sorte e estive mais de 3 anos a juntar para realizar o Interrail!…

RESPONDER

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é a arma fatal do seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2.000 norte-americanos, em …

Marisa Matias critica Centeno por “encabeçar ameaças” a Itália

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, disse a Mário Centeno, num debate no Parlamento Europeu, que é “desconcertante” vê-lo, enquanto presidente do Eurogrupo, a “encabeçar as ameaças” a Itália, questionando-o se não "há …

Moscovici quer voltar a "tweeetar" com Costa (mas deixa avisos)

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, diz que ficará "encantado" se o primeiro-ministro e seu "bom amigo" António Costa tiver o prazer de voltar a "tweetar". Isto para sublinhar que espera que Portugal …

Não há acordo. Greve dos enfermeiros começa quinta-feira e só acaba no fim do ano

Os enfermeiros mantêm a greve que começa na quinta-feira nos blocos operatórios de cinco hospitais, por falta de acordo com o Governo sobre a estrutura da carreira. A informação foi prestada à Lusa pelos presidentes da …

Próximas eleições portuguesas podem ser marcadas por fake news

A difusão de notícias falsas durante as eleições brasileiras atingiu níveis sem precedentes e o fenómeno chegou também a Portugal, onde se pode estar a preparar uma ação semelhante para as próximas eleições nacionais, alertou …

Proposta de Orçamento mostra um "profundo desconhecimento" do país

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou esta terça-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) mostra um "profundo desconhecimento" e está de "costas voltadas" para o país. "É um Orçamento que mostra …

Caso Khashoggi: Trump mantém-se ao lado da Arábia Saudita

Donald Trump emitiu um comunicado em que se pronunciou sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, revelando que embora condene veemente o crime, a relação dos Estados Unidos é com Reino da Arábia Saudita, "parceiros …

Visita de João Lourenço pode deixar “irritante” entre Portugal e Angola para trás

A primeira viagem de Estado de João Lourenço a Portugal é uma demonstração de que Portugal e Angola "pretendem enterrar o irritante e avançar com os temas da cooperação direta", avança Jornal de Angola. No editorial …

Documento de 2014 previu colapso e aconselhava encerramento da estrada de Borba

Há novos dados que apontam que a tragédia da estrada de Borba, que desmoronou, provocando a morte de 2 pessoas e mais 3 desaparecidas, poderia ter sido evitada. Um memorando de 2014 já previa a …

Noiva adolescente leiloada no Facebook. Rede social só reparou depois do casamento

Uma jovem de 16 anos do Sudão do Sul foi leiloada para casamento no Facebook. Quando a rede social reparou, a jovem já tinha sido comprada e estava casada. De acordo com a organização pelos Direitos …