Sim, é verdade: Interrail pela Europa totalmente grátis

1

Se está prestes a fazer 18 anos, a Comissão Europeia já tem a sua prenda de aniversário pensada: um Interrail pela Europa, gratuito.

O anúncio foi feito a 1 de março pelo comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics. A Comissão Europeia quer avançar com o programa e permitir que embarque numa aventura, sem qualquer custo.

A proposta foi apresentada em outubro de 2016 por Manfred Weber, presidente do grupo parlamentar dos democratas europeus. O deputado alemão propôs Interrail gratuito aos cidadãos nascidos ou residentes na UE assim que fizessem 18 anos. A medida aplica-se a todos os jovens, independentemente do estatuto social, da educação ou nacionalidade.

A iniciativa já tinha sido aprovada pelo Parlamento Europeu em dezembro de 2017, mas só na passada quarta-feira é que a Comissão decidiu avançar com a medida. Para a ideia poder ser concretizada, será feito um investimento de 12 milhões de euros.  Os jovens poderão realizar viagens ilimitadas em praticamente todas as redes ferroviárias da Europa.

“O comboio será o principal modo de transporte, mas é possível que sejam encontradas alternativas, se necessárias, tendo em conta questões ambientais, bem como o tempo e a distância”, refere a entidade em comunicado.

No mesmo, pode ler-se a que esta é uma “oportunidade para explorar a Europa”. Segundo Tibor Navracsics, “a educação não passa só por aprender nas salas de aula, mas também por descobrir mais sobre a cultura e tradição dos nossos compatriotas europeus”.

Espera-se que  as viagens comecem a ser feitas ainda este verão, mas ainda não foram revelados todos os pormenores sobre a selecção dos jovens que receberão o passe para embarcar na experiência.  Sabe-se para já que os interessados deverão candidatar-se através de “um sistema user-friendly”, para uma seleção “imparcial e objetiva”.

Quanto à escolha dos destinos, a organização esclareceu também no comunicado que poderá não existir uma total liberdade de escolha.

1 Comment

  1. Acho muito bem!
    Já que há tanto dinheiro para gastar com parasitas incompetentes como são boa parte dos deputados europeus (e subsidiários milionários para multinacionais com lucros de milhões!), também podem dispensar algum para os jovens europeus tentarem conhecer um pouco melhor a Europa!!
    Eu é que não tive essa sorte e estive mais de 3 anos a juntar para realizar o Interrail!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.