Sim, é verdade: Interrail pela Europa totalmente grátis

Se está prestes a fazer 18 anos, a Comissão Europeia já tem a sua prenda de aniversário pensada: um Interrail pela Europa, gratuito.

O anúncio foi feito a 1 de março pelo comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics. A Comissão Europeia quer avançar com o programa e permitir que embarque numa aventura, sem qualquer custo.

A proposta foi apresentada em outubro de 2016 por Manfred Weber, presidente do grupo parlamentar dos democratas europeus. O deputado alemão propôs Interrail gratuito aos cidadãos nascidos ou residentes na UE assim que fizessem 18 anos. A medida aplica-se a todos os jovens, independentemente do estatuto social, da educação ou nacionalidade.

A iniciativa já tinha sido aprovada pelo Parlamento Europeu em dezembro de 2017, mas só na passada quarta-feira é que a Comissão decidiu avançar com a medida. Para a ideia poder ser concretizada, será feito um investimento de 12 milhões de euros.  Os jovens poderão realizar viagens ilimitadas em praticamente todas as redes ferroviárias da Europa.

“O comboio será o principal modo de transporte, mas é possível que sejam encontradas alternativas, se necessárias, tendo em conta questões ambientais, bem como o tempo e a distância”, refere a entidade em comunicado.

No mesmo, pode ler-se a que esta é uma “oportunidade para explorar a Europa”. Segundo Tibor Navracsics, “a educação não passa só por aprender nas salas de aula, mas também por descobrir mais sobre a cultura e tradição dos nossos compatriotas europeus”.

Espera-se que  as viagens comecem a ser feitas ainda este verão, mas ainda não foram revelados todos os pormenores sobre a selecção dos jovens que receberão o passe para embarcar na experiência.  Sabe-se para já que os interessados deverão candidatar-se através de “um sistema user-friendly”, para uma seleção “imparcial e objetiva”.

Quanto à escolha dos destinos, a organização esclareceu também no comunicado que poderá não existir uma total liberdade de escolha.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho muito bem!
    Já que há tanto dinheiro para gastar com parasitas incompetentes como são boa parte dos deputados europeus (e subsidiários milionários para multinacionais com lucros de milhões!), também podem dispensar algum para os jovens europeus tentarem conhecer um pouco melhor a Europa!!
    Eu é que não tive essa sorte e estive mais de 3 anos a juntar para realizar o Interrail!…

RESPONDER

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …

Irmãos portugueses que combatiam pelo Daesh dados como mortos na Síria

Os irmãos Celso e Edgar foram dados como mortos na Síria, revela o jornal Expresso neste sábado. Os dois portugueses eram jiadistas que combatiam pelo autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Em Raqqa eram conhecidos pelo seu nome …