137 vítimas de crime violento conseguiram 1 milhão em indemnizações

ghetto_guera29 / Flickr

-

A Comissão de Proteção às Vítimas de Crime (CPVC) atribuiu, em 2013, mais de um milhão de euros em indemnizações, distribuídas por 74 vítimas de violência doméstica e 63 vítimas de crimes violentos.

Dados da Comissão de Proteção às Vítimas de Crime, fornecidos pelo Ministério da Justiça à agência Lusa, mostram que, no ano passado, o Estado apoiou 137 vítimas de crimes com uma verba próxima dos 1.059.600 euros.

De acordo com o Ministério da Justiça, “o valor médio do apoio prestado às vítimas de violência doméstica foi de cerca de 2.400 euros, ou seja, 400 euros por mês, durante um período de seis meses”.

Contas feitas, significa que foram pagos 177.600 euros em indemnizações a vítimas de violência doméstica.

Comparando com o ano de 2012, isso significa que há um aumento de quase 87%, depois de nesse ano terem sido pagos mais de 95 mil euros em indemnizações.

Já no que diz respeito às vítimas de crime violento, “a predominância dos crimes em que as vítimas foram apoiadas foram os homicídios, os homicídios tentados e as ofensas à integridade física grave”.

“Destes ressaltam os filhos de vítimas de violência doméstica, cujas mães foram assassinadas e os pais ou se suicidaram de seguida ou foram detidos e condenados a pesadas penas de prisão”, diz o Ministério da Justiça.

Em relação a estes, a Comissão de Proteção às Vítimas de Crime apoiou 63 pessoas, com uma média de indemnizações de 14 mil euros, o que dá um total de cerca de 882 mil euros.

Um valor que representa uma diminuição de mais de 20 mil euros em relação a 2012, já que, nesse ano, a comissão pagou mais de 902 mil euros a vítimas de crimes violentos.

O Ministério da Justiça refere ainda que, durante o ano de 2013, deram entrada na Comissão de Proteção às Vítimas de Crime 135 novos processo de violência doméstica e 122 novos processos relativos a vítimas de crimes violentos, num total de 257 novos processos.

Hoje assinala-se o Dia Europeu da Vítima de Crime.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …