137 vítimas de crime violento conseguiram 1 milhão em indemnizações

ghetto_guera29 / Flickr

-

A Comissão de Proteção às Vítimas de Crime (CPVC) atribuiu, em 2013, mais de um milhão de euros em indemnizações, distribuídas por 74 vítimas de violência doméstica e 63 vítimas de crimes violentos.

Dados da Comissão de Proteção às Vítimas de Crime, fornecidos pelo Ministério da Justiça à agência Lusa, mostram que, no ano passado, o Estado apoiou 137 vítimas de crimes com uma verba próxima dos 1.059.600 euros.

De acordo com o Ministério da Justiça, “o valor médio do apoio prestado às vítimas de violência doméstica foi de cerca de 2.400 euros, ou seja, 400 euros por mês, durante um período de seis meses”.

Contas feitas, significa que foram pagos 177.600 euros em indemnizações a vítimas de violência doméstica.

Comparando com o ano de 2012, isso significa que há um aumento de quase 87%, depois de nesse ano terem sido pagos mais de 95 mil euros em indemnizações.

Já no que diz respeito às vítimas de crime violento, “a predominância dos crimes em que as vítimas foram apoiadas foram os homicídios, os homicídios tentados e as ofensas à integridade física grave”.

“Destes ressaltam os filhos de vítimas de violência doméstica, cujas mães foram assassinadas e os pais ou se suicidaram de seguida ou foram detidos e condenados a pesadas penas de prisão”, diz o Ministério da Justiça.

Em relação a estes, a Comissão de Proteção às Vítimas de Crime apoiou 63 pessoas, com uma média de indemnizações de 14 mil euros, o que dá um total de cerca de 882 mil euros.

Um valor que representa uma diminuição de mais de 20 mil euros em relação a 2012, já que, nesse ano, a comissão pagou mais de 902 mil euros a vítimas de crimes violentos.

O Ministério da Justiça refere ainda que, durante o ano de 2013, deram entrada na Comissão de Proteção às Vítimas de Crime 135 novos processo de violência doméstica e 122 novos processos relativos a vítimas de crimes violentos, num total de 257 novos processos.

Hoje assinala-se o Dia Europeu da Vítima de Crime.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …