“A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial”

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos.

O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas – a mais falada é a realização do Mundial de futebol de dois em dois anos, em vez de quatro em quatro anos, como até agora.

Wenger disse ao portal Globoesporte que o sistema actual do futebol internacional “não está a funcionar, é um caos” e por isso a FIFA quer alterar o calendário para evitar “multiplicação de jogos, interrupções constantes e pressão cada vez maior sobre os jogadores”, relacionada essencialmente com viagens.

Entre as alíneas da proposta está a diminuição do número de paragens das competições nacionais e passar a haver apenas “uma ou duas” paragens ao longo do ano, para jogos entre selecções.

O Chefe Global de Desenvolvimento de Futebol da FIFA explicou que a entidade que regula o futebol quer criar um calendário mais simples, com menos jogos mas com duelos que “realmente interessam” aos adeptos: “Menos jogos, mas melhores jogos”.

 

“E, com menos dias para as eliminatórias internacionais ao longo do ano, também abriria espaço para uma grande competição no final da temporada, como um Mundial”, seguido por uma paragem de, no mínimo, 25 dias para os futebolistas.

A realização de mais Mundiais, justifica o antigo treinador do Arsenal, permitirá a mais países estarem representados na grande competição do futebol internacional: “Um dos principais objetivos desta reforma é melhorar o futebol globalmente e tentar torná-lo mais competitivo”.

“O fosso entre a Europa e o resto do mundo aumentou nos últimos anos. Queremos tentar preencher essa lacuna. A organização de competições mais regulares também é uma forma poderosa de melhorar o desempenho. Existem 211 federações na FIFA e 133 delas nunca participaram num Mundial“, comentou o francês.

Se o Mundial passar a disputar-se de dois em dois anos, não haverá qualquer “cansaço” à volta do torneio, assegura o ex-técnico: “O prestígio de uma competição está ligado à sua qualidade, não à distância entre cada edição. Vejam o exemplo da Liga dos Campeões”.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A mafia da bola – um negócio muito rentável e apetecível – que o diga a Alemanha que, com vários esquemas de corrupção ao mais alto nível, foi quem mais facturou com o Mundial na África do Sul e do Brasil (e muito provavelmente com este do Quatar)!

RESPONDER

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogoretz 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogoretz, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …

O pior jogador desta Liga dos Campeões está no grupo do Benfica

Eric García está em destaque onde não queria estar. Sporting e Bruno Fernandes merecem elogios nesta jornada. O Sporting merece destaque nesta semana, depois de ter vencido pela primeira vez na presente edição da Liga dos …

Pichardo pode ser eleito o melhor atleta mundial em 2021

Lista de 10 nomeados foi divulgada pela federação internacional de atletismo. Karsten Warholm, Ryan Crouser e Armand Duplantis também são candidatos. Pedro Pablo Pichardo está mais perto de ser considerado o melhor atleta mundial do ano. …