11 mil euros e trabalho comunitário para médico que gravou iniciais no fígado de pacientes

O cirurgião Simon Bramhall gravou as iniciais no fígado de dois doentes enquanto os operava. As marcas foram descobertas por um colega que o denunciou.

O cirurgião que gravou as iniciais no fígado de dois doentes durante uma operação no Reino Unido foi condenado a uma pena de 12 meses de trabalho comunitário e ao pagamento de uma multa de 10 mil libras, cerca de 11 mil euros.

O The Guardian conta que Simon Bramhall fez uso de instrumento cirúrgico, geralmente utilizado para estancar hemorragias, para gravar as suas iniciais (SB) no fígado dos doentes que estava a operar, no final da intervenção.

As cirurgias ocorreram a 9 de fevereiro e 21 de agosto de 2013 e, quando foi descoberto por um colega – um dos doentes precisou de voltar a ser operado – Bramhall foi suspenso do cargo que ocupava no hospital Queen Elizabeth, em Birmingham. O médico acabaria por se demitir no verão seguinte, na sequência da abertura de um processo disciplinar interno. Na altura, falou à imprensa e admitiu que gravar o nome no fígado dos doentes em cirurgia tinha sido um erro.

Em tribunal, o procurador disse que uma das vítimas do cirurgião tinha ficado a sentir-se violada e com sequelas a nível psicológico. As marcas no fígado não punham a vida dos doentes em perigo e iriam desaparecer com o passar do tempo se não tivessem sido descobertas.

O juiz ordenou ainda ao médico que cumpra 120 horas de voluntariado, dizendo ao réu: “Ambas as cirurgias foram longas e difíceis. Aceito que em ambas as ocasiões estivesse cansado e stressado e aceito que isto possa ter afetado o seu raciocínio. Esta conduta nasceu de arrogância profissional de tal magnitude que degenerou em comportamento criminoso”, sublinhou. “O que fez foi um abuso de poder e uma traição da confiança que estes pacientes tinham em si”.

O médico acabou por ser admoestado pelo organismo equivalente à Ordem dos Médicos no Reino Unido, estando agora a trabalhar para o serviço nacional de saúde britânico em Herefordshire.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …