11 mil euros e trabalho comunitário para médico que gravou iniciais no fígado de pacientes

O cirurgião Simon Bramhall gravou as iniciais no fígado de dois doentes enquanto os operava. As marcas foram descobertas por um colega que o denunciou.

O cirurgião que gravou as iniciais no fígado de dois doentes durante uma operação no Reino Unido foi condenado a uma pena de 12 meses de trabalho comunitário e ao pagamento de uma multa de 10 mil libras, cerca de 11 mil euros.

O The Guardian conta que Simon Bramhall fez uso de instrumento cirúrgico, geralmente utilizado para estancar hemorragias, para gravar as suas iniciais (SB) no fígado dos doentes que estava a operar, no final da intervenção.

As cirurgias ocorreram a 9 de fevereiro e 21 de agosto de 2013 e, quando foi descoberto por um colega – um dos doentes precisou de voltar a ser operado – Bramhall foi suspenso do cargo que ocupava no hospital Queen Elizabeth, em Birmingham. O médico acabaria por se demitir no verão seguinte, na sequência da abertura de um processo disciplinar interno. Na altura, falou à imprensa e admitiu que gravar o nome no fígado dos doentes em cirurgia tinha sido um erro.

Em tribunal, o procurador disse que uma das vítimas do cirurgião tinha ficado a sentir-se violada e com sequelas a nível psicológico. As marcas no fígado não punham a vida dos doentes em perigo e iriam desaparecer com o passar do tempo se não tivessem sido descobertas.

O juiz ordenou ainda ao médico que cumpra 120 horas de voluntariado, dizendo ao réu: “Ambas as cirurgias foram longas e difíceis. Aceito que em ambas as ocasiões estivesse cansado e stressado e aceito que isto possa ter afetado o seu raciocínio. Esta conduta nasceu de arrogância profissional de tal magnitude que degenerou em comportamento criminoso”, sublinhou. “O que fez foi um abuso de poder e uma traição da confiança que estes pacientes tinham em si”.

O médico acabou por ser admoestado pelo organismo equivalente à Ordem dos Médicos no Reino Unido, estando agora a trabalhar para o serviço nacional de saúde britânico em Herefordshire.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …