Detidos 11 migrantes marroquinos após motim no Aeroporto do Porto. Estão retidos há dois meses

Manuel de Sousa / Wikimedia

Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto

Onze migrantes marroquinos foram detidos esta quinta-feira depois de causaram um motim que danificou o Centro de Instalação Temporária (CIT) existente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

O Jornal de Notícias, que avança a notícia esta sexta-feira, relata que o motim começou após o grupo de migrantes ter sido notificado da decisão judicial que os obrigava a ficar nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) mais 30 dias. Os migrantes já estão retidos há 60 dias.

Segundo o SEF, os migrantes teriam de ficar mais um mês no Centro de Instalação Temporária (CIT), “enquanto se aguarda autorização das autoridades marroquinas para execução do seu afastamento, atentos os constrangimentos vigentes face ao contexto de combate à pandemia covid-19”.

Insatisfeitos com a decisão, os migrantes destruíram cadeiras, mesas e paredes e agrediram outro cidadão estrangeiro retido no mesmo local.

Os desacatos fizeram com que os migrantes fossem detidos pelos inspetores do SEF. O grupo será presente a tribunal esta sexta-feira para conhecer as medidas de coação.

Os 11 migrantes faziam parte do grupo de 22 que, a 15 de junho, foram intercetados pela Polícia Marítima quando estavam prestes a desembarcar numa praia de Loulé, no Algarve. Esse grupo foi dividido. Nove foram colocados no CIT de Faro e os restantes no Porto.

Em julho, alguns migrantes conseguiram fugir das instalações do aeroporto do Porto, mas foram detidos pela PSP quando circulavam na Via Regional Interior que dá acesso ao aeroporto.

ZAP //

 

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. mas que raio de justiça nos temos
    custa muito manda.los ao pais de origem?
    de que estao à espera?
    depois dos disturbios so podem decidir uma coisa, manda-los de volta

    • Não ha razão para asilo. São imigrantes ilegais. Ficarem presos este tempo todo, (o que com os desacatos deveria ser prolongado) é uma boa medida. Quando voltarem, vão certamente informar os compinchas lá em casa, a rota do Algarve talvez não seja a melhor para entrarem na Europa.

  2. Não entendo tanta confusão com a situação: aplicar a lei correspondente referente ao ‘desacato’ e sendo ilegais serem repatriados para o país de origem.

    Basta seguir a lei: simples!

  3. Primeiro devem pagar os estragos. O Reino de Marrocos envia estes batedores para prepara a invasão e causar distúrbios que custam-me parte da minha reforma. Ou pagam ou para a masmorra !

  4. Ao fim de 2 meses e ainda não foram deportados?
    Marrocos mantém boas relações com Portugal e, como tal, não faz sentido algum estarmos a conceder asilo a cidadãos marroquinos

  5. Est tipo de gente nada tem a fazer em Portugal. Como já afirmei: não gosto de um Arabe, não por ser Arabe mas sim por ser criminoso, de um Preto, não por ser Preto, mas sim por ser um criminoso, de um Branco, não por ser Branco, mas sim por ser um criminoso.

  6. por favor nao sejamos racistas, só porque são morenos, seus racistas, deem-lhes um apartamentozeco
    no centro da cidade, e um subsidiozinho mensa, como diz a canção, sei lá, 500 -700 Euro ? . Há e muito importante, algum para SOS racis mo (Mas era o padreco e agora é o mamadu ??

  7. É só politica barata. Se fossem políticos com eles no sitio já teria tomado medidas e reenviados ao remetente. Qualquer coisa que se faça aos rapazes é o bastante para virem dizer que que são uns coitadinhos e de pele morena. Já sabemos como é.
    Politica da treta para adormecer os tótós dos portugueses. O que interessa é o comício do PCP.

  8. Lamento, mas infelizmente tenho que dar alguma razão a estes indivíduos pela simples razão que a sua situação deveria estar resolvida no máximo no prazo de uma semana e a solução só poderia ser uma e sem contemplações, o repatriamento, devolvidos à procedência sem mais explicações com custos exigidos ao governo do seu país. Surpreendido com a ação deles não estou e penso que ninguém de bom senso estará, gente desta raça e credo são mais que conhecidos por toda a Europa pelas suas qualidades e civismo, infelizmente a incompetência de quem nos governa acaba por devolver-lhes alguma razão, porque há que decidir atempadamente e nada mais.

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …