11 cenas do Europeu de hóquei mais estranho de sempre

O França-Espanha foi o ponto alto (ou baixo). Mas muitos outros momentos transformaram este torneio.

A Espanha foi novamente campeã europeia de hóquei em patins. Na final derrotou a França por 2-1, após prolongamento. Os espanhóis, que já tinham sido campeões na edição anterior, na Corunha, têm agora 18 títulos europeus no currículo, menos três do que Portugal, ainda o melhor país do hóquei em patins continental.

Este torneio não foi “mais um” Europeu. O desfecho poderia fazer pensar que foi “mais um” ganho pela Espanha. Mas não foi bem assim.

1. Máscaras
Não é propriamente estranho vermos máscaras, há mais de um ano e meio. Mas este foi o primeiro Europeu de hóquei repleto de mascarados nas bancadas.

2. França vence Itália
Surpresa logo no primeiro jogo da competição. 2-1 para os franceses.

3. Espanha empata
Surpresa menor mas a Espanha empatou (4-4) com a Itália, no segundo dia.

4. Portugal perde
Aqui, surpresa maior: Portugal perdeu, também na segunda jornada. A França surpreendeu outra vez e ganhou por 5-3.

5. França líder
Com essas duas vitórias inesperadas – e porque todas as outras selecções já tinham perdido pontos – a França era a líder isolada do grupo, após duas jornadas.

6. França empata com Andorra
Aliás, depois de duas rondas, já se chegava à conclusão que uma das selecções finalistas seria a França, porque os seus compromissos seguintes seriam contra Andorra e Alemanha, claramente as equipas menos fortes. Mas, ao terceiro dia, a França empatou (5-5) com Andorra. E estava a perder, a dois minutos do fim. Um resultado estranho e um desenvolvimento de jogo estranho. E um desfecho que viria a ser fundamental nas contas finais.

7. Portugal-Espanha
Ao quarto dia, talvez o melhor duelo ibérico de sempre no hóquei em patins e talvez um dos jogos mais emocionantes e espectaculares de sempre nesta modalidade. 10-9 a favor dos lusos.

8. França-Espanha
Um dia depois de um dos melhores jogos de sempre, vimos um dos piores jogos de sempre. Pouco ataque, anti-jogo, livre directo falhado propositadamente, esquema francês em relação ao capitão… E vitória espanhola por 3-1, que deixou Portugal fora da final.

9. França na final
A final terá Espanha? Está certo. Com quem: Portugal ou Itália? Nenhuma delas. Não acontecia há 15 anos, na altura com a Suíça a defrontar os espanhóis. E a França não chegava à final de um Europeu desde 1931, há 90 anos.

10. Portugal-Itália cancelado
Fora do jogo do título, a selecção portuguesa queria o terceiro lugar; mas o duelo com a Itália nem começou. João Rodrigues e Henrique Magalhães apresentaram teste positivo à COVID-19, no dia do jogo.

11. Último dia sem televisão
Quem por cá procurou ver, em directo, a final de um Europeu de hóquei em patins realizado em Portugal… Não viu. A RTP não transmitiu o Espanha-França em nenhum canal. E, como o jogo de atribuição de medalha de bronze (com Portugal em campo) não se realizou, o último dia do torneio – o dia das decisões – não teve qualquer transmissão televisiva em Portugal. Terá sido inédito.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.