O jogo da vergonha. “É um dia triste para o hóquei em patins”

4

Estela Silva / Lusa

Europeu de Hóquei em Patins 2021

Campeonato Europeu de Hóquei em Patins 2021 em Paredes.

Portugal vai disputar, neste sábado, o terceiro lugar no Europeu de hóquei em patins, depois de França e Espanha se terem apurado para a final num jogo polémico.

Espanha venceu a França, por 3-1, resultado que garante às duas equipas a passagem à final da 54.ª edição do Campeonato da Europa de hóquei em patins. Pelo caminho ficou Portugal, apesar da goleada por 12-1 frente a Andorra.

Neste sábado, a equipa portuguesa vai disputar o terceiro lugar com Itália e fica o amargo de boca pelo desfecho que já se esperava no jogo entre espanhóis e franceses.

“É um dia triste para o hóquei em patins”, lamenta o treinador adjunto da Selecção portuguesa de hóquei em patins, Edo Bosch, criticando a postura de Espanha e França no encontro.

“Cada um tem os seus valores no desporto e na vida. Não me identifico com o que se passou”, desabafa Edo Bosch aos microfones da RTP1, notando que “se queremos melhorar a modalidade não pode ser com espectáculos como este“.

Até em Espanha há quem fale numa “conduta anti-desportiva escandalosa”.

Um dos lances mais evidenciados é protagonizado pelo jogador espanhol Marc Grau que desperdiçou um livre directo, atirando a bola completamente ao lado da baliza francesa. Os árbitros portugueses do desafio deram-lhe o cartão azul por conduta anti-desportiva.

Nessa altura, Espanha vencia por 2-0, um resultado que apurava as duas equipas para a final. O 3-0 beneficiava Portugal.

Na sequência do lance, França beneficiou de um livre directo e Roberto di Benedetto foi chamado a marcar, concretizando sem grande oposição do guardião espanhol. Há quem o acuse de ter deixado a França marcar.

“É triste” e “uma falta de respeito para todos os amantes da modalidade”, lamenta o guarda-redes português Pedro Henriques.

Contudo, a Selecção Portuguesa não se livra de críticas pelo seu desempenho ao longo do Europeu.

Não fizemos de todo o melhor Europeu, mas deixamos tudo em pista pelo nosso país”, realça o guarda-redes Ângelo Girão.

Não jogamos o melhor hóquei, sim é um facto. Enquanto estivemos dentro de campo não podem apontar nada a esta Seleção. Entrega, acreditar, persistência nunca irão faltar. Enorme orgulho neste grupo que é campeão do Mundo, não tenham memória curta”, pede, por seu lado, o jogador Gonçalo Alves.

FPP acusa Espanha e França

A direção da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) também veio repudiar os “comportamentos antidesportivos”, acusando França e Espanha de “não aplicarem valores de ética e fair play”.

Negar competir é a antítese daquilo que deve ser a excelência das equipas, dos seus jogadores e dos seus treinadores”, aponta a FPP, recordando uma série de factos que sustentam as acusações.

A FPP começa por referir as duas vezes em que os árbitros tiveram de interromper o desafio por anti-jogo e advertiram os capitães de ambas as Seleções, que acabariam sancionados com cartão azul a dois minutos do final do encontro.

“Por coincidência, o capitão da Seleção francesa, que acumulava dois cartões azuis antes deste jogo, ficou estrategicamente no banco e sem braçadeira, protegendo-o de eventuais suspensões, em caso de novo cartão azul”, refere a direcção da FPP.

Na mira dos dirigentes lusos, estão ainda as opções estratégicas das equipas, estranhando a FPP que, “num jogo que decidia a qualificação para a final, ambas as Seleções optaram por deixar de fora (na convocatória ou no tempo de jogo) alguns dos seus habituais titulares, tendo inclusive uma Seleção falhado deliberadamente um livre directo”.

“Assumimos as nossas responsabilidades desportivas, neste Campeonato da Europa, com a mesma convicção com que repudiamos todos os comportamentos anti-desportivos que, além de impactarem negativamente no nosso desporto e na credibilidade das nossas competições, ferem a verdade e ética do desporto“, conclui o comunicado.

Portugal disputa terceiro lugar com Itália

Portugal, já afastado da final, goleou Andorra por 12-1 com golos de Gonçalo Alves (7 e 25 minutos), João Rodrigues (23, 25 e 42), Diogo Rafael (11 e 47), Vieirinha (14), Rafa (40 e 42) e Jorge Silva (45 e 50). Arnau Dilmé (11) marcou para Andorra.

Espanha e França vão disputar a final neste sábado, horas depois de Portugal defrontar, a partir das 17 horas, a Itália no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Portugal é a seleção com mais títulos (21), seguido pela Espanha, campeã em título, com 17.

A França não tem qualquer título internacional, mas vai disputar a sua sexta final de um Campeonato da Europa, o que já não acontecia há 90 anos.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Não encontro palavras para avaliar o jogo França-Espanha
    O que mais me dói é reparar que muita gente acha normal!!!!
    Menos um adepto. Não farei falta,

    • O problema não é encontrar palavras para o jogo Espanha-França, mas sim encontrar as palavras do porquê Portugal estar á espera deste resultado.

      Já agora, se fosse Portugal na situação da França, teria feito o mesmo.
      Para que arriscar lesionar jogadores num jogo que já estava garantido!!!
      Pouparíamos os jogadores para os próximos jogos importantes

      Vergonha é fazermos declarações destas depois do jogo, quando a França perdeu o europeu para Portugal e queriam repetir, nós gozamos com eles (apesar da seleção não merecer nem lá estar) e agora mostramos que temos a mesma dor de corno !!!

      • O problema não é uma coisa nem outra. O problema é tentar perceber como é que vocês têm tanto tempo livre para escrever dissertações sobre este tema em concreto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.